25 dezembro, 2009

Évora




Que lugar maravilhoso, vale super uma visita!!! Évora está na região do Alentejo, uma das regiões mais bonitas de Portugal. O visual que encanta já começa na estrada secundária, ali tem muitas plantações de árvores que produzem cortiça.
Para quem estiver em Lisboa e não tiver muitos dias, é possivel ir até Évora só para passar o dia. Mas se puder sugerimos dormir lá, e reservar  pelo menos 2 dias. Dá também para visitar algumas cidades próximas, como Arraiolo e outras.
Apesar de Évora ser naturalmente gostosa, sugerimos algumas visitas legais.
Capela dos Ossos, está na Igreja de São Francisco, é muito interessante e ímperdivel. Vamos contar um pouquinho do que sabemos desta Capela. Diz a história que no século 16, havia 42 cemitérios monásticos na cidade. Ocupavam um espaço muito grande, e queriam aproveitar essa área para outros fins. Os Franciscanos, criativos e macabros, foram extrair da terra os ossos e usá-los para decorar uma capela. Falam que tem lá, ossos de mais de cinco mil monges, entre crânios, vértebras, etc... colocados nas paredes, nas colunas e no teto, com uma arquitetura sinistra.....logo na entrada esta escrito assim “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos" . É sinistro, mas tome coragem e vá fazer uma visita, vale !!! Vale para pensar um pouco na vida !!!
Restaurantes imperdíveis 
Tasquinha do Oliveira, (R. Cândido dos Reis, 45-A, tel. 266744841). 
Com apenas 6 mesas, em um ambiente muito aconchegante, onde o próprio Manuel Oliveira com sua simpatia, nos serviu o tempo todo, explicando todas as entradas, pratos principais e as maravilhosas sobremesas, que sua esposa Carolina prepara. As entradas são dos Deuses, que por sinal para nós foi a melhor parte, são deliciosas e muitas, mas tudo ali é muito bem feito. Um restaurante muito especial e aquele jantar que fica para sempre em nossas memórias, inesquecível!! Muitas entradas, prato principal, sobremesa e vinho, custou 60 euros por pessoa. Foi dica do livro Fazendo as Malas, Danuza Leão. Abre no almoço e jantar, e é indicado fazer reserva.

Fialho, dizem que é o melhor restaurante de Évora, o Oliveira da Tasquinha trabalhou lá por muitos anos, mas não fomos.
Ah! Fomos embora com uma vontade imensa de comer "Bochecha de Porco Preto" (o mesmo que o Pata Negra Espanhol) , procuramos em vários lugares, mas não encontramos onde fizesse essa comida tipica Alentejana... Ficou a vontade para próxima!!!!  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...