29 março, 2010

Trabzon, Turquia


Trabzon, 746 AC,a beira do Mar Negro... E lá fomos nós, vindos de Malatya, viajamos de noite toda, para chegar nesse lugar encantado, pouco turístico e também pouco divulgado, mas mesmo com pouca informação acreditávamos que seria um roteiro muito especial, que nos surpreenderíamos... e foi exatamente o que aconteceu!!! Um dos lugares mais lindos e diferentes  que vimos... é difícil falar onde não é diferente de tudo e não  impressiona na Turquia, é inacreditável a diversidade desse país!!! E esse é um dos destinos especiais!!! Fomos mesmo à busca de conhecer campos de plantações de chá... é um cenário de filme, de ajoelhar para contemplar tanta beleza!!! 

Alugamos um carro por 3 dias e fizemos toda região. Pouquíssimas pessoas falam inglês e foi muito engraçado alugar o carro, pechinchar o preço e ainda pedir para devolver no aeroporto, sem conseguir falar Inglês, nem Turco e não é que deu certo e conseguimos... Fomos para, Mosteiro de Sumela, próximo de Trabson, Uzungol, Rize & Ayder.
Gostaríamos de ter ido, mas por falta de tempo não conseguimos ir á Artvin e Kars.

Visitar

Gülbahar Hatun Camii, mesquita preciosa, vale muito visita. Foi construída por Selim the Grim, grande conquistador Otomano da Syria e Egito, homenagem a sua mãe Gülbahar Hatun, em 1514.  Como Chegar.

Trabzon Museum,  uma mansão maravilhosa construída por um comerciante russo em 1912 e algumas vezes habitada por Atatürk. Tem um fantástico interior com o seu mobiliário original. Zeytinlik Caddesi, 10, Gazipaša. 
Custa €1.10, abre de terça á domingo, das 09h00 ás 12h00 &  das 13h00 ás 18h00. Mapa para chegar.
 
Aya Sofya Museum, uma das grandes atrações de Trabzon, o museu de Aya Sofya, originalmente Hagia Sophia, Igreja da Sabedoria Divina, são 4 km do centro. Construído no período Bizantino, entre 1238 e 1263, tem muita influência da Georgia e de Selçuk, paredes e assoalhos de mosaico maravilhosos, estilo Constantinopla.

Foi convertido a mesquita após a conquista em 1461 e restaurada na década de 1960. 

Visitas 09h00 às 18h00 de terça á domingo de abril á outubro e das 09h00 às 17h00 de terça á domingo de novembro á março. Mapa para chegar.


Atapark, ao lado do Gülbahar Hatun Camii, mesquita dos otomanos, o Atapark tem um jardim de chá. Endereço, Zagnos Cad, Ortahisar. Mapa para chegar.  

Boztepe Picnic Place,  lugar para piqueniques em Boztepe tem um lindo visual da cidade e do mar, assim como jardins de chá e restaurantes. Em épocas antigas, Boztepe abrigou Templos ao Deus Sol Persa Mithra. Mais tarde os bizantinos construíram diversos igrejas e monastérios aqui.

Çarşı Camii,  de uma conferida no recém restaurado Çarşı Camii no distrito dos bazares, cheio de vida. Acessível aos pedestres na Kunduracılar Caddesi a partir da Atatürk Alanı. Mapa para chegar.

Taş Han,  perto do Çarşı recentemente restaurado, construído em torno de 1647, é o mais antigo mercado em Trabzon. Agora tem várias lojas e oficinas de artesões. Mapa para chegar.

Dormir
Trabzon Hotels 

Links
Trabzon, Lonely Planet
Onde é Trabzon...
Guide Martine, The Black Sea
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...