Aberta pelo Marechal Cândido Rondon no fim do século XIX, a Estrada Parque é assim...
Dormimos em Corumbá, acordamos 4h30 da Matina para ver o nascer do sol na Estrada Parque.
São 120 km de estrada de terra e 87 pontes de madeira que ligam Corumbá ao Buraco das Piranhas e é após atravessar o Rio Paraguai de Balsa no Porto da Manga que começa o espetáculo, um verdadeiro festival de bichos livres, leves e soltos, pela estrada e mata adentro do Pantanal, uma experiência imperdível na vida, lindo de viver!!!
A Balsa no Porto da Manga funciona diariamente das 6h ás 18h e são 10 minutos de travessia.
Dormir na própria estrada Parque é bem melhor, porque acordar ali no meio do Pantanal, com o som dos bichos e já poder sair para vê-los, é fantástico.
Dormir no melhor trecho...
O melhor trecho para dormir na estrada parque é na Curva do Leque, que estão os hotéis e pousadas melhores localizados.
Pousada Xaraes
Melhor época
Fomos em abril e estava ótimo pra tudo, poucos turistas, estava começando a secar a água do Pantanal, mas o indicado é ir de maio a outubro que é o melhor período, quando esta bem mais seco e é possível ver mais animais.
Na época da seca, até carros comuns como o nosso, podem fazer a travessia, mas na época da cheia, até os 4x4 se complicam nos atoleiros.
Dicas
Vai preparado, não existe apoio por lá... Como postos de combustível, bares e restaurantes. Há alguns Hotéis e Pousadas!!
Nós fomos de Corumbá em direção ao Buraco das Piranhas, mas é possível fazer o inverso, começando na estrada BR 262, a partir do Buraco das Piranhas, no posto rodoviário, sentido Passo do Lontra e vá em frente até Corumbá.
Os melhores horário para ver animais são no nascer do sol e no por do sol, tente estar nesses horários no trecho entre o Passo do Lontra e o Porto Manga, é o trecho que mais encontramos animais e pássaros.