02 julho, 2010

Salvador, Bahia

 Elevador Lacerda

Farol da Barra, dentro tem o Museu Náutico da Bahia e uma vista espetacular da cidade

Mercado Modelo

Pelourinho


Tem Acarajé, Caruru, Vatapá, Polvo, Camarão... e Balangandã. Tem muito Axé... Tem também muito sol e água de coco... E tem Moquecas...as melhores do mundo se come ali!! Tapioca e bolinho de estudante que arrasam. Ah!! Tem um mar transparente e um céu azul, azul. Tem muita festa, basta uma musiquinha, lá estão rebolando!! Tem buzina, trânsito caótico e cheiro de xixi!! E um contagiante carnaval! E tem o melhor, o povo Baiano com sua alegria!!
Interessante também pela mistura cultural, racial e religiosa, com seu folclore, culinária própria e artesanato típico. E assim Salvador está sempre em festa !!
Amamos esse destino, desde 2000, vamos lá todos os anos... 

Restaurantes
SOHO Restaurante, japonês descolado, vale muito pelo visual, na varanda as mesas estão sobre um chão de vidro, bem em cima do Mar!! Reserve uma mesa na varanda. Visual espetacular!! È na Marina. Tel 71.3322.4554. Site

Bar Os Internacionais, em Morraria, atrás do Quartel. Serve excelente Vinagrete de Polvo, Aratu, Lambreta e Pastel de Polvo!! Funciona de terça a sexta, das 17h00 á 1h00 e aos sábados das 12h00 às 20h00. Endereço: Travessa Engenheiro Allioni 1, Mouraria. Tel. 71.3266.5596 e 71.3242.5412.

Bar Recanto do Pascoal, bem simples, mas serve arrumadinho e escondidinho deliciosos e baratésimo, para 2 por R$ 15,00. R. Joaquim Távora, 1, Santo Antonio, ao lado do Pelourinho. Bem próximo ao Hotel Pestana, Convento do Carmo.

Jerimum, almoço com Buffet, self service ou por kilo, muito bem elaborado. A noite pizza e... Rua Várzea de Santo Antônio, 203 Caminho das Árvores, tel. 71.3358.0920. Site

Cubana Sorveteria tem sorvetes de sabores típicos da região, como de umbu, cajá, tapioca, coco, graviola... Muito bom!! Tem lojas no Pelourinho, no Elevador Lacerda  e na R. Pernambuco, 2269, lojas 27/28, Pça Nossa Sra. da Luz. Tel. 71.3013.0304. Site

Moquecas...
Ki Moqueca, culinária Baiana muito bem feita, não deixe de pedir um Vinagrete de Polvo de entrada! Site

Yemanjá, bastante turístico. Site

Donana, nunca fomos, mas falam que lá tem uma moqueca de camarão sensacional, lugar  simples, na próxima vez iremos experimentar e ai daremos nosso depoimento. 


Acarajés...
Sempre tentamos eleger a melhor baiana mas temos imensa dificuldade. Teve um dia que comemos o acarajé da Regina e da Dinha ambos no Largo do Santana uma de rente para outra, nesse dia sem sombra de dúvidas elegemos a Regina, depois que não está mais sob o comando da própria Dinha, não é mais o mesmo. Mas quando temos que escolher entre Cira e Regina, é muito difícil, os dois são imbatíveis !! Tem muitos outros fantásticos acarajés na cidade. Eleja o seu e fale para nós...
   
Cira, tem duas barracas, uma no Largo da Mariquita, Rio Vermelho e outra no Largo de Itapoã, em Itapoã.

Regina tem dois pontos, no Largo da Igreja do Santana no Rio Vermelho e na Rua da Graça.

Dinha, já foi muito bom, mas nós achamos que agora não está tão bom, mas continua lotado. Fica na frente da Regina no Largo da Igreja do Santana no Rio Vermelho.

*A maioria das barracas, como as que indicamos, funcionam de Segunda á Sexta a partir das 16h00 e aos Sábados e Domingos a partir das 10h00. Algumas barracas funcionam o dia todo. 
Comer um bom acarajé ali é facil, é só perguntar que todo Baiano sabe indicar o endereço do seu acarajé preferido!

Dormir
Dormimos no B Hotel e gostamos muito, simples, mas bom, bonito e barato. Compare as tarifas do site com as do booking.com.
www.bhotel.com.br

Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo

Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Domingos

Terreiro de Jesus e ao fundo Igreja de São Francisco


Prédio da Faculdade de Medicina

Camarão seco, no Mercado de São Joaquim

Mercado de São Joaquim, ali tem de tudo, manteiga de garrafa, queijo coalho, camarão seco, galinha viva... lembramos das medinas de Marrocos !!

Visitar
Pelourinho, é ali que concentra os turistas, restaurantes, artesanato, centros culturais, igrejas históricas, casas típicas coloridas e dependendo da época do ano poderá assistir ensaios do Olodum.
E tem um projeto de revitalização constante, mesmo assim, tem  muitos prédios mal conservados. Site
 
Fundação Pierre Verger. Galeria de fotografia do francês Pierre Verger, fotógrafo que viveu em Salvador. Endereço: Portal da Misericórdia, nº 9, Loja 1, no Pelourinho. Tel. 71.3321.2341. Está entre a Praça Municipal (Elevador Lacerda) e a Praça da Sé (entrada do Pelourinho), em frente à Igreja da Misericórdia.  Site

Fundação Casa de Jorge Amado. Endereço: Largo do Pelourinho. Tel.71.3321.0070. Site


Igreja de São Francisco, dentro é toda banhada em ouro.

Mercado Modelo, ótimo para comprar lembranças da Bahia. 


Igreja do Senhor do Bonfim, uma das mais populares, conhecida também pela famosa lavagem da Igreja do Senhor do Bonfim.

Elevador Lacerda, inaugurado em 1873, liga a parte baixa da cidade à alta. É o melhor meio de transporte para ir do Pelourinho ao Mercado Modelo ou vice-versa. Quando estiver na cidade alta não perca o visual da Baía de Todos os Santos, um dos cartões postais da cidade.

MAM, Museu de Arte Moderna da Bahia, aproveite e desfrute ali de um lindo cenário do Pôr do Sol, é incrível!! Site

Instituto Mauá, bem bacana para comprar artesanatos bem feitos. Tem duas lojas. Endereços: No Largo do Porto da Barra, 02, Térreo, tel. 71.3116.6196 e na rua Gregório de Matos, 27, Térreo, Pelourinho, tel.71.3116.6166. Site


Bahia Marina, além de ancorar barcos e lanchas, tem excelente restaurantes. Av Contorno, 1010, Comércio. Tel. 71.3320.8888Site


Eventos
Lavagem da Igreja do Senhor do Bonfim, a lavagem da escada da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim acontece em janeiro, na segunda quinta-feira depois do Dia de Reis, que é no dia 6 de janeiro e a missa no domingo seguinte. O cortejo das baianas sai da igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na cidade baixa e segue, por 8 km, até a igreja do Bonfim. Se puder faça sua ida coincidir com a Lavagem. Nunca fomos na do Bonfim, mas participamos do cortejo das Baianas e da lavagem da igreja em Boipeba, é um espetáculo a parte. Muita emoção !! 

Festa de Iemanjá, acontece no dia 2 de fevereiro, na praia do Rio Vermelho. É quando os baianos e turistas levam suas oferendas para Iemanjá, a rainha das águas... Muitas flores, perfumes, bonecas, espelhos e tudo que agrada a orixá. Os barcos da colônia de pesca do Rio Vermelho partem levando as oferendas para depositar no mar. 

Links
Veja Brasil, Salvador, dicas de restaurantes, bares...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...