22 julho, 2011

De carro com motorista pelo Rajastão, na Índia, usamos e aprovamos



Apelamos para um tipo de turismo, que geralmente não gostamos, mas recomendamos muitíssimo para a Índia e principalmente para o Rajastão, que é o estado que guarda as mais belas cidades da Índia e é onde os Marajás reinaram em seus impérios.
A Índia definitivamente não é um país fácil para fazer turismo e a melhor opção para conhecer Delhi, Agra e o Rajastão é viajar de carro com motorista, que muitas vezes serve como guia em inglês e também espanta um pouco os "zilhões" de indianos que nos rodeiam, querendo o nosso dinheiro. Se você abrir mão dos hotéis cinco estrelas e dos palácios de marajás, a mordomia do carro com motorista nem sai muito cara.

Enfim, comprar tours é contra nosso princípio, mas aqui estamos felicíssimos!! Uma vida de marajás, na terra dos marajás!

O tour que compramos
Quantos dias: 13 dias/12 noites, para Delhi, Rajastão e Agra. O nosso tour começou a partir do nosso 2º dia em Delhi.
Valor: Rs68.000/ U$1.305 para 2 pessoas.
Inclusos: carro com a/c, motorista, hotel (todos limpos, confortáveis, mas sem luxo algum), café da manhã, todos impostos, passeios, todas as hospedagens e refeições do motorista. Não inclui, refeições e entradas nos atrativos.
Roteiro:
1º dia: One day tour por Delhi;
2º dia, Rajastão: Delhi-Mandawa (1 noite);
3º dia, Rajastão: Mandawa-Bikaner (1 noite);
4º e 5º dia, Rajastão: Bikaner-Jailsalmer (2 noites), incluso um passeio de camelo para ver o pôr do sol;
6º dia, Rajastão: Jailsalmer-Jodhpur (1 noite);
7º dia, Rajastão: Jodhpur-Udaipur (2 noites), com parada no caminho em Ranakpur;
8º e 9º dia, Rajastão: Udaipur;
10º dia, Rajastão: Udaipur-Pushkar (1 noite);
11º dia, Rajastão: Pushkar-Jaipur (2 noites);
12º dia: Agra (1 noite);
13º dia: Voltamos para Delhi, dormimos uma noite e o motorista nos leva ao aeroporto no outro dia.

Geralmente, saímos do hotel às 8h00 e viajamos entre 3 e 5 horas até o próximo destino. Chegando à cidade, o motorista, nos explica onde estão os atrativos, muitos são em torno do hotel, aí vamos sozinhos mesmo e quando os atrativos são distantes ele combina com a gente, o horário que vai nos levar. Ele sempre muito educado, os pergunta qual é o melhor horário para nós, sugere os horários que acha ideal e lugares para visitar, mas quem decide somos nós, se quisermos acordar mais tarde é só falar. O motorista é super discreto, não fica grudado na gente, leva a gente nos lugares e lá nos deixa livre. Temos sempre uma parte do dia livre para fazermos o que queremos. Não nos sentimos nenhum pouco sufocado, pelo contrário, ficamos muito confortáveis. 

Em poucas cidades ficamos mais de uma noite e não achamos que faltou tempo para conhecer nenhum dos lugares, alias em vários até sobrou tempo para descansarmos. Estar de carro otimiza muito o tempo que temos.
Quando compramos o tour, falamos que não queriamos ir em muitas lojas, só em algumas. Os motoristas ganham comissão e te levam em um monte de lojas, então deixe combinado o que você deseja. 
Importante
- A hospedagem e todas as refeições do motorista, estão inclusas no preço do tour. Os motoristas dormem no mesmo hotel que nós, tem uma parte reservada para eles.
- Em alguns estão inclusos os tickets de entrada nos atrativos e passagem aérea de volta ara Delhi, em outros não. Verifique!

Como funciona

Basicamente as agências oferecem dois tipos de tours:
1) Tours com, carro com a/c, motorista, hotel, impostos, café da manhã, passeios;
2) Tours só com carro com a/c, motorista, passeios na cidade. E quando chega à cidade destino, o motorista te mostra alguns hotéis para você escolher. E se você já tiver o seu hotel, ele te leva para lá. Esse é o melhor negocio, pelas contas que fizemos, para um tour de 13 dias, só contratando carro+motorista, e pagando o hotel separado, dá para economizar Rs14.000/U$269. Mas pense que em toda cidade que chegar você vai gastar pelo menos 1 hora escolhendo e negociando o seu hotel.

Alguns valores para você ter com base, para poder saber qual é o valor real do seu tour

- As agências, taxistas e motorista, calculam e cobram entre Rs8/U$0,15 e Rs10/ U$0,20 por km rodado. Quando você cotar, é essa base que devem usar para um preço honesto;
- Bons hotéis, mas não estrelados, custam por volta de Rs1.500/ U$29 para casal, com café da manhã e impostos inclusos. Excelentes hotéis 3 estrelas por volta de Rs2.500/ U$48;
Tour sem hotel, só carro+motorista+passeios+impostos:
- Tour de 13 dias (3.000 km), custa por volta Rs28.000/ U$538 para duas pessoas; 
- Tour de 5 dias, incluindo Delhi, Agra e Jaipur, o motorista te devolve no aeroporto ou hotel em Delhi ou Jaipur, custa Rs10.000/ U$192 para 2 pessoas.
Esses são os valores da maioria das agências que pesquisamos;
Tour completo, com carro+motorista+hotel+café da manhã+passeios+impostos: 
- Tour de 13 dias/12 noites (total de 3.000 km), custa Rs68.000/ U$1.305, para 2 pessoas;
- Tour de 5 dias/4 noites (total de 1.000km), incluindo Delhi, Agra e Jaipur, o motorista te devolve no aeroporto ou no hotel (essa hospedagem já não está mais inclusa, é por sua conta, ai o tour já acabou) em Delhi ou Jaipur, custa Rs18.000/ U$346 para 2 pessoas.

Agências que fazem tours

Em quase todos os hotéis tem tem uma pequena agência de turismo, se caso decida comprar tour de ultima hora, tenha um pouco de “Felling” e pensamos que não tem problemas, aqui parecem que sempre se preocupam em dar um bom serviço e agradar o cliente.  
- Nós compramos o nosso tour no hotel que ficamos em Delhi, foi perfeito, o Javed foi muito atencioso, todo dia ligava para o motorista preocupado com a nossa satisfação. Email: expediainadia@gmail.com, falar com o Javed. 

Nossa escolha - Gulab foi o nosso motorista que também faz tours pela Índia, ele foi fantástico, discreto, educado, fala inglês e deixou a gente super a vontade para decidirmos o que queríamos fazer. Quando voltarmos a Índia sem dúvidas fecharemos direto com o Gulab. 
Como falar com o Gulab
Email: gulabkazala2004@yahoo.co.in  
Tel. 9958221107 / 9968488791
Blog: www.indiatravelgulab.blogspot.com
* Para ligar de fora da Índia acrescente antes 0091.

Outras...
- Marudhar Tours & Travels - Email: info@rajasthancityguide.com - Falar com Shakti Singh ou Shailendra.
- Shree Tours & Travels 
Dica: Sempre pechinche e tenha em mãos pelo menos duas cotações para podem negociar. Eles sempre (sem exceção) cobram inicialmente, muito mais do que custa realmente.

As vantagens de comprar o tour com carro+motorista
- Chegamos à cidade destino, sempre descansados para passear;
- Vamos direto para o hotel, saímos do carro e nem a mala temos que carregar, carregam para nós. No hotel, não tem que negociar nada, está tudo certo, fazemos o check in e pronto!
- Não ter que negociar com um táxi ou tuk tuk cada vez que se chega de uma viagem “over night” acabado, na estação de trem ou aeroporto, perder um bom tempo e se estressar com isso tudo;
- Sem o tour, a cada novo passo acabaria envolvendo uma nova rodada de burocracia e negociação, seja com o tuk tuk, táxis, passagens, hotéis...

Dicas
- É importante, ter uma idéia, do seu roteiro, para onde quer ir e que tipo de hotel quer e então os valores podem variar;
- Fique esperto, hotéis por menos de Rs1.000/ U$19 por casal, em sua grande maioria são “inficaveis”! Os hotéis considerados “bons”, já tem problemas, ás vezes falta água, luz, restaurante duvidoso, limpeza padrão indiano... 
- Nós compramos o tour completo, pagamos um pouco mais, mas fez com que a nossa viagem na Índia ficasse mais fácil e muito mais agradável. Se voltássemos na Índia compraríamos novamente o tour completo, pelo conforto e comodidade, viajar na Índia, não é fácil!
- Não compre tours no Brasil, se comprar um tour aqui na Índia, terá o mesmo serviço pela metade do preço.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...