17 agosto, 2011

Sri Lanka e seus elefantes




O Sri Lanka tem cerca de 3 mil elefantes e aqui são considerados animais quase sagrados e estão associados a rituais, festivais religiosos e ao poder. É possível ver os animais de perto em muitos parques nacionais espalhados pelo país, templos, festivais e se der sorte, até na estrada!

Aqui vão três opções para vê-los...

Nas duas maiores reservas de elefantes do Sri Lanka:
- Minnerya National Park
Tem 400 elefantes soltos no parque.
Indo a partir de Dambulla: Pegue um ônibus para Haberana, é 1 hora de viagem. Chegando lá, tem várias agências que fazem safári com jeep, no Minnerya National Park. É importante chegar ao parque até as 14h00, para dar tempo de ver os elefantes.
Preços:
- Ônibus de Dambulla para Haberana = U$0,30 cada trecho;
- Jeep que leva para o safári = U$35 por jeep;
- Entrada no Parque = U$25 por pessoa.
Muitos hotéis, oferecem o passeio e o melhor, é contrata-los e já sair direto do hotel para o safári.
Indo por sua conta, além de você pagar quase o mesmo preço, você correrá o risco dos jeeps estarem lotados e daí você não conseguirá fazer o passeio. Nós fomos até o parque e não conseguimos nenhum jeep, estavam todos vendidos.

- Uda Walawe National Park                                               
No caminho entre Ella (plantações chá) e Hambantota (no litoral sul)
Só chega de ônibus ou carro, não tem trens.
   
Em Pinnawela, no orfanato de elefantes
Criado em 1975 para proteger apenas 7 elefantes órfãos, hoje tem mais de 80, de todas as idades, criados soltos. Você pode dar mamadeira aos bebês, andar pelo meio dos adultos. Custa U$20 para entrar no parque.
Mas se não quiser pagar para entrar no parque...
Todos os dias, por volta das 9h00, os portões se abrem, param o transito e os elefantes saem para tomar um banho, cruzam a principal rua da cidade rumo ao rio. Se quiser vê-los passarem ali na sua frente sem ter que pagar nada esteje lá um pouco antes das 9h00. http://www.elephant.se/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...