05 novembro, 2017

JERUSALÉM | ISRAEL

ONDE DORMIR

Alugamos no Airbnb um Quarto dentro da casa de uma família Judaica, na pequena Cidade/Vila de Ma'ale Adumim, apenas 20 minutos de distância de Jerusalém. Foi perfeito, vivemos a experiência de nos hospedar na casa de pessoas locais e ver seus costumes... foi econômico, fácil de estacionar e se locomover.

Pagamos R$120,00 a diária.

IMPERDÍVEL NA JERUSALÉM MODERNA...

Ir muitas vezes, de dia e principalmente a noite no vibrante e movimentado Mercado de "Machane Yehudah Market" tem de tudo por aqui, barracas de frutas, Chás, Peixes, pães e bares com cervejas artesanais... e lá pelas 22h00 tudo se transforma... barracas de verduras fecham e baladas começam dentro do mercado noite a fora !! É incrível! Amamos !! Aberto 24 horas por dia !

COMER

✔️No mercado "Machane Yehudah Market" e na região em torno dele é o melhor lugar para comer, na Jerusalém moderna! Muitas opções de bares, lanchonetes, hambúrguer, pizza, panificadora... muitas opções !

✔️Como estávamos de carro, todo dia íamos no Supermercado e padaria Tannour (42 Wadi al-Joz St), uma região de Árabes, para comprar yogurt, pães, frutas e Falafel maravilhoso, sempre quentinho (R$2,30).

DE CARRO EM JERUSALEM

Alugamos nosso carro no aeroporto de Tel Aviv, alugamos com a Budget, pela Car Rentals, custou por volta de U$28 a diária com seguro incluso.

Muitos fóruns fazem um terrorismo e não indicam de jeito nenhum ir de carro para Jerusalém. Como nós dormimos 20 min de distância de Jerusalém, fomos todos os dias de carro para Jerusalém e não vimos problema algum, na verdade achamos fácil. Sempre havia estacionamento público pago ou Car Park privados. O trânsito é intenso e tem que ter atenção, mas nada de mais! Achamos que acertamos em estar de carro! Não faríamos diferente!

Dica: Quando for estacionar na rua sempre observe se é permitido estacionar no local ou não. Onde a guia da calçada,  estiver pintada de azul e branco é permitido estacionar.

VISITANDO A CIDADE ANTIGA DE JERUSALÉM...

Fomos de carro, estacionamos no estacionamento pago, muito próximo a entrada do "Damascus Gate" para a cidade antiga de Jerusalem, custou 10 reais por hora.

Visitamos apenas 1 dia e foram 5 horas de visita. Para nós foi o suficiente, mas claro a duração da visita depende do interesse de cada um.

Entrada: É gratuita.

Dicas

✔️Não deixe de ir no Muro das Lamentações/Western Wall, não fique somente na parte Cristã/Árabe!! Visite a parte Cristã/Árabe e depois visite a parte Judaica... são 2 mundos completamente diferentes, é muito interessante o contraste entre as 2 partes, 2 culturas completamente diversas, em um espaço tão vizinho e tão pequeno.

✔️Lá dentro tem muitos restaurantes, cafés, mercadinhos e muitas lojas!

COMO FOMOS DE JERUSALÉM PARA BELÉM NA PALESTINA...

As locadoras de carro proíbem ir para Palestina e territórios ocupados com carros que foram alugados em Israel. E em nossa opinião também achamos melhor não ir de carro.

Então fomos de Jerusalém para Belém/Palestina de ônibus público. Deixamos o carro em um estacionamento privado no "Damascus Gate" (R$10,00 a hora) e bem na frente do estacionamento tem a Estação de Ônibus Árabe, onde pegamos o ônibus público para Belém. A passagem custa R$7,00, é vendida dentro do ônibus, número 231, é apenas 1 hora de viagem.

Dicas

✔️Desça na parada final do ônibus em Belém. E estará apenas 20 minutos de caminhada gostosa pelo mercado de rua, até a Igreja da Natividade, local onde Jesus nasceu.

Vale muito a caminhada pelo mercado para viver o espírito da Palestina e a simpatia dos Palestinos, sempre carinhosos e sempre tentando ajudar.

✔️No ponto final do ônibus em Belém, bem na frente tem uma lanchonete grande que pode usar o banheiro, que tem um bom Shawarma e os donos são muito simpáticos!

✔️Se não quiser dormir em Belém, é importante ficar atento porque o último ônibus de volta de Belém para Jerusalém é por volta das 18h00.

✔️Para ir de Jerusalém para Belém o melhor é ir de ônibus árabe público. Para ir de táxi custa por volta de R$200,00. Para esse trecho somente circulam Táxis e Ônibus Árabes, os transportes Israelitas não levam para Palestina.

✔️Quando fomos estava super tranquilo e seguro. Apesar de ter muito controle por parte de Israel, não havia conflito nenhum no momento. Mas como tudo é muito instável no Oriente Médio, sempre é bom checar antes de ir. O melhor é alugar um quarto dentro da casa de algum local e eles te informarão a situação do momento. Os Israelitas nunca gostam de falar sobre o assunto. Os Palestinos falam mais abertamente sobre o assunto de conflitos, mas os Israelitas não!

✔️A cidade de Jerico tem muitas plantações de Tâmaras e entre Setembro e Outubro é feita a colheita.

1 DAY TRIP PARTINDO DE JERUSALÉM PARA O MAR MORTO...

Fomos para "Masada" e "Ein Bokek no Mar Morto".

Em Ein Bokek é onde estão os Resorts. Mas toda área de Praia do Mar Morto, em Israel, é área pública e gratuita, não existe praia privada no Mar Morto em Israel paramos o carro em um estacionamento público gratuito, bem na frente do Hotel Isrotel e fomos tomar o nosso banho de mar totalmente gratuito.

Dicas

Fomos no Mar Morto dos 2 lados... O da Jordânia e do lado de Israel, são diferentes.

✔️Do lado de Israel, todas as praias são públicas, com super estrutura totalmente gratuita de cadeiras, guarda sol, chuveiro de água doce, banheiros limpos e bebedouro com água gelada. Do lado de Israel não existem praias particulares como na Jordânia. Incrível!! É de babar!!! Perfeito para passar um dia, para quem está hospedado em Jerusalém ou Telaviv (por volta de 2 horas de viagem). Ou se não quiser ficar em um Resort, tem opções mais econômicas na região e poderá usufruir gratuitamente, exatamente da mesma estrutura de praia que os Resorts oferecem.

✔️O do lado da Jordânia, achamos que é melhor para dormir algumas noites em Resorts, nós ficamos no Hilton e adoramos! Além dos preços dos Resorts serem mais baixos do lado da Jordânia, gostamos mais do conforto, facilidade e acesso direto na Praia particular de cada hotel, que os Resorts da Jordânia oferecem!

•Importante:  Para conseguir acessar o Mar Morto a praia e a areia tem que serem preparadas e trabalhada pelo homem, pois onde não é preparada é impossível entrar, tem muitas pedras, sal e lama, e é até perigoso pisar e afundar e se machucar com pedras de sal que estão de baixo da lama e muitas vezes não se vê. Não é como praias comuns que chegamos e já conseguimos ir andando por ela.

QUANDO IR

Nós fomos na 1 semana de Novembro estava tranquilo, sem turistas em exagero e a temperatura muito agradável por volta de 20C. Foi perfeito!

NÃO FOMOS MAS IREMOS NA PRÓXIMA VEZ...

•Machneyuda Restaurante dentro do Mercado "Machane Yehudah Market".

•Mona Restaurante

•Anna Restaurante/Café Italiano.

•Roladin, para um café no Rooftop com vista para a cidade velha.

DE ONDE VIEMOS...

Viemos de Tel Aviv, dormimos 4 noites (mas dormiríamos 5 na próxima vez) na região de Jerusalém.

PARA ONDE FOMOS DEPOIS...

Voltamos para Tel Aviv por 3 dias inteiros/ 4 noites.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...