12 julho, 2018

HILL OF CROSSES | COLINA DAS CRUZES | LITUÂNIA

O Hill of Crosses ou Colina das Cruzes, está a 12 km da cidade de Šiauliai, 124 km de Rīga, na Letônia e 221 km de Vílnius, na Lituânia... nós paramos aqui em nosso caminho de Vílnius para Riga. 


São milhares de cruzes ali fixadas, algumas das cruzes são devocionais, outras são memoriais (muitas para pessoas deportadas para a Sibéria no regime Soviético) e algumas são obras de arte folclórica finamente esculpidas. 


Segundo histórias e lendas da Colina das Cruzes, a primeira menção por escrito foi em 1850, mas alguns pensam que as cruzes apareceram mais cedo, deixadas por familiares de vítimas das revoltas contra o regime russo em 1831 e depois em 1863. Na época o Czar suprimiu a identidade nacional limitando a expressão religiosa, então as famílias foram proibido de honrrar os mortos com enterro adequado em cemitérios.


E depois, durante a era soviética, a religião era proibida e assim como a Colina das Cruzes também foi proibida. 

Em abril de 1961, todo o local foi demolido e queimado pelas autoridades.


O que é certo é que, apesar de muitas tentativas para destruí-lo, este incomum local de peregrinação perdura como um poderoso testemunho da devoção e é muito além de um ponto turístico, é um símbolo de “identidade nacional e religiosa”, liberdade para expressar seu fervor nacional e espiritual unindo a comunidade em face da adversidade.


É possível comprar ali mesmo, pequenas cruzes para fixar na colina !


Viemos de Vílnius, paramos aqui e dormimos em Riga


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...