Os segredos da tradicional carne de sol de Campo Maior
A carne de sol, também conhecida como carne seca, começou a ser consumido no Brasil ainda no período colonial. Com o tempo, a carne de sol se tornou um patrimônio cultural do município de Campo Maior.
O sal em excesso era utilizado para preservação da carne, pois na época não existiam aparelhos de refrigeração para a preservação da carne.
Fazendas pioneiras no processo e preparo da Carne de Sol
Fazenda Abelheiras existe há 312 anos e foi uma das primeiras fazendas do Piauí a trabalhar com a criação de gado.
Histórias
● Segundo a turismóloga Jéssica Freitas, a Fazenda Abelheiras existe há 312 anos e foi uma das primeiras fazendas do Piauí a trabalhar com a criação de gado.
“É uma das fazendas mais antigas do Piauí. Aqui chegavam informações de proprietários de fora do estado que participavam do processo de colonização e tinham que passar primeiro por aqui e, depois, com o decorrer do tempo, se transformou em uma fazenda de gado. São trezentos anos guardados nessas paredes”.
● De acordo com o historiador Marcos Paixão, o segredo no sabor da carne de sol de Campo Maior pode estar ligado ao treinamento centenário das famílias e a grande quantidade de carne que existia na cidade.
“Temos aqui uma cultura de criação do gado que é muito antiga e, com isso, as pessoas começaram a manipular a carne e a preparar pratos de formas diversificadas, como a Maria Isabel”
● Para a dona Beth, cozinheira que prepara pratos com a carne, o segredo do sabor está associado à alimentação dos animais durante a sua criação.
“O que diferencia a carne de sol de Campo Maior das outras carnes, é a alimentação do boi que, geralmente, é alimentado com capim mimoso e a frutinha da carnaúba. É isso que trás o sabor diferenciado”.
Onde está a cidade de Campo Maior
● 84 km / 1h20 de viagem de Teresina
● 300 km / 4 horas de viagem de Barra Grande / Cajueiro da Praia
● 250km / 3h15 de viagem de Parnaiba
Restaurante para comer a carne de sol de Campo Maior
● João do Churrasco
Onde encontrar as casa de carne de sol
Da estrada já é possível encontrar muitas casas que vendem carne de sol.
🚗 De onde Viemos e para onde depois
● Viemos de Teresina
● No caminho fizemos uma rápida parada em Campo Maior para ver casas que vendem a carne de sol pela estrada
● E depois fomos para o Parque Nacional de Sete Cidades