23 setembro, 2021

SÃO LUÍS | MARANHÃO



É uma tristeza ver uma cidade com tanta riqueza histórica, casarios preciosos, tão mal cuidada ! 


Centro Histórico

● Palácio dos Leões - Pedra da Memória 

● Palácio La Ravardière

de 1689. Seu nome foi escolhido para homenagear o francês Daniel de La Touche - Senhor de La Ravardière - fundador da cidade de São Luís.

● Fórum de São Luís do Maranhão

● Igreja da Sé

Seu altar-mor é talhado em ouro e feito em estilo barroco.

● Igreja do Desterro

● Convento das Mercês

● Teatro Arthur Azevedo


Curiosidade sobre os azulejos 

Os azulejos portugueses, normalmente, medem 13,5 cm x 13,5 cm e são necessárias várias peças para formar um desenho. 

Já, os azulejos franceses medem 11 cm x 11 cm e cada azulejo tem um desenho completo. 


Museus 

● Museu Histórico e Artístico do Maranhão

● Museu Arte Sacra - está junto a Igreja da Sé

● Museu de Artes Visuais

● Museu Casa do Maranhão


Restaurante no Centro Histórico 

● Restaurante Senac - aberto de Segunda a Sábado 


Centros de Artesanato 

 ● Mercado Central

 ● CEPRAMA - Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão.

Aberto Segunda a Sábado (sábado até as 12h00).

 ● Feira da Praia Grande

____________


O lado moderno de São Luís 

Do outro lado do Rio Anil, é o lado moderno de São Luís. A ponte José Sarney faz a ligação entre a região histórica e a região nova. 


Restaurante na região nova

● Restaurante Cabana do Sol

Coma ali o Arroz de Cuxá, típico do Maranhão. Feito com vinagreira (erva levemente amarga), leite de coco, rodelas bem fininhas de quiabo, pimenta de cheiro, pimentão e camarão seco. 

Carne de Sol de Filé Mignon e Peixada Maranhense. 

E de sobremesa o Creme de Cupuaçu e o Creme de Bacuri são sensacionais ! 

Está na Ponta do Farol e na Litorânea. 

Nós fomos no restaurante da Ponta do Farol que foi onde ele nasceu e foi ótimo mas a unidade do Cabana do Sol na Litorânea é mais bonito, mais novo e maior. 

_____________


Praias 

Elas estão na parte nova da cidade. 

Infelizmente as praias de São Luís costumam estar impróprias para banho no ano inteiro, é importante conferir a baunabilidade antes de entrar na água

● Praia do Ponta D’Areia 

● Praia de São Marcos.

● Praia do Calhau e bairro do Calhau.

Tem várias bares de praia e restaurantes na Av. Litorânea. 

____________


🛌 Dormir

Valen Porto Hotel São Luís - 

Está 30 minutos do centro histórico é afastado, talvez não seja ideal para quem quer visitar a cidade. No nosso caso, viemos dos Lençóis Maranhenses e precisávamos parar um pouco pra descansar e nos organizarmos, dormimos ali 4 noites, estávamos em uma viagem com o nosso carro próprio e fomos somente 1 dia para o centro histórico. Funcionou muito bem para o que precisávamos pois é um hotel novo, estruturado, econômico, bom café da manhã e com excelente internet para trabalhar. 

Dica : quarto 221 foi excelente, com 2 camas de solteiro que juntamos e ficou 1 cama King, super silencioso porque está em uma posição interna, os quartos na frente tem muito barulho de caminhões. 

______________


Nossa Opinião 

Sinceramente, o que mais vale a pena no Maranhão é conhecer os Lençóis! 

Fique 1 dia em São Luís, conheça o centro histórico, almoce no Cabana do Sol e logo siga para os Lençóis Maranhenses, um dos lugares de maior beleza natural que existe no mundo.

_____________


De onde viemos e para onde fomos 

🚗 Viemos de Barreirinhas, no Lençóis Maranhenses 

🚗 Fomos depois para Terezina, capital do Piauí 

_______________


+ Dicas 

Na estrada São Luís e Terezina, tem várias barracas que vendem artesanato e esculturas em cerâmica sem pinturas. Nós que gostamos muito, compramos várias. 

Estão na estrada, logo na saída de São Luís. 




                Centro Histórico 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...