01 outubro, 2021

CANION DO RIO POTI | PIAUÍ

● A cidade em Castelo de Piauí está 56 km / 1 hora de viagem de Carro para o Canion do Rio Poti mas a cidade de Castelo de Piauí é a melhor cidade para fazer base, fazer o passeio do Canion do Rio Poti.

● O Canion do Rio Poti pertence ao município Buriti dos Montes mas não encontramos local de hospedagem na cidade de Buriti dos Montes e nem na cidade de Milton Brandão que também é próxima do Canion do Rio Poti. 

● Quando fomos em setembro de 2021 o passeio de barco pelo Canion do Rio Poti, estava interditado então é importante entrar em contato com os guias e organizadores antes de planejar a sua viagem, para ver a situação no momento.


Outros passeios na região de Castelo do Piauí 

● É possível tomar banho no Rio Poti, a 24km / 23 minutos de Castelo do Piauí. 

Essa parte do Rio Poti chamam de Poti de Baixo e está na região do Povoado de Pedreira. Mas essa parte do Rio Poti não é a parte onde está o Canion. 

O acesso é fácil com “carro passeio” e não precisa de guia para chegar. 

É o local que os moradores da região tomam banho de rio.

Para chegar é só seguir as coordenadas : (-5.1881042, -41.7082241) 

Ali pertinho a menos de 5 km de distância está a “Petra do Castelo” que é o outro atrativo turístico que faz parte do “Circuito do Canyon do Rio Poti” que é vendido como destino turístico na região. Também chegamos com “carro passeio” e sem guia. Logo na entrada tem a casa do caseiro da fazenda. A entrada foi gratuita. Mas demos R$20,00 para eles, porque quisemos. 


Esporão Eco Park ou chamado também pelos guias de Canion do Rio São Miguel, que está dentro da Fazenda Esporão.

Só é possível ir acompanhado com o guia, o guia cobrará pelo passeio por volta de R$120,00 (que é o valor da diária do guia praticado na cidade de Castelo) para te levar no seu carro. 

Está por volta de 25 min / 15 km de distância da cidade de Castelo do Piauí. 

Chegar até a fazenda esporão é fácil, nós chegamos sozinhos até a fazenda que dá acesso ao Canion e o Poço Sambaiba, no Rio São Miguel mas logo na entrada há 2 placas grandes avisando que o acesso é proibido e também é proibido o banho no Poço Sambau pois a água ali do rio São Miguel é utilizado para consumo da comunidade que vive ali. Também tinha porteira trancada com cadeado então preferimos voltar e não prosseguir.

Então é necessário pagar um guia para te levar, ele sabe os trâmites para te levar até o Canyon do Rio São Miguel.

Nós vimos as fotos do Canion do Rio São Miguel e sinceramente achamos ele tem muita similaridade com Canion do Rio Poti Baixo, onde você pode chegar gratuitamente de carro. 


● Picos dos André


● Pirâmide (testemunho geológico na extração de minério) 


               ________________


🛌 Dormir

Dormimos no Canyon Poty Hotel é o “melhor hotel” que a cidade de Castelo do Piauí tem para oferecer mas é muito muito simples, tem ar condicionado, excelente Wi-Fi mas nenhum quarto tem chuveiro com água quente, somente com água fria e nenhum quarto tem televisão.

O Canyon Poty Hotel não está no Booking.com tem que reservar direto. 

O proprietário do hotel é o Ferdinando que é o proprietário dos barcos que fazem os passeios no Canion do Rio Poti. 

É importante colocar no Google o endereço completo pois se colocar o nome do hotel ele manda para outro hotel com outro nome e em outro local. 

● Contato do Hotel: 8681515713 

● Contato do Ferdinando para comprar o passeio para o Canion do Rio Poti :  8681051803 


Contatos dos Guias : 

● 86998420052 - Augusto 

● 86998189906 - Nayna @naynaexpedicao

               ________________


Nossa opinião sincera

● É importante saber, que é uma região de turismo regional, não é o turismo fácil e organizado.

● A cidade de Castelo do Piauí, que é a cidade melhor para fazer base, não oferece hospedagem confortável e não tem outra opção de hospedagem na cidade e nem na região, que possa oferecer algo melhor.

● A cidade de Castelo do Piauí, na verdade não tem atrativo nenhum, é só uma cidade pra se fazer de base para conhecer o para fazer o passeio no Canion do Rio Poti.

● Se estiver no seu caminho e você tiver interesse de conhecer a região e for curioso como nós somos, vale a visita, mas sinceramente não achamos que vale desviar do caminho ou fazer grandes esforços para ir para a região. 


             ________________


🚗 De onde viemos e para onde fomos depois 

● Viemos de Pedro Segundo. 

● Fomos depois para Ararapina, para conhecer a região com a maior concentração de Fosseis no Brasil. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...