25 outubro, 2021

SERRAS GERAIS | TOCANTINS

Cidades e Distritos do Circuito Turístico das Serras Gerais

● Distrito de Serra Negra - Atrativos: “Complexo Canion Encantado” e Vale dos Pássaros.

● Cidade Rio Conceição - Atrativos: Lagoa da Serra

● Dianópolis - Atrativos: Caverna dos Guardiões - contato do guia em Dianópolis para levar para a Caverna - Júlio 63 99262-3106.

● Região de Aurora do Tocantins - Atrativos: Rio Azuis, Praia do Pequizeiro, Praia Puçá e muitos outros… mas é a região mais despreparada para hospedagens e restaurantes das Serras Gerais.

_____________

NA REGIÃO DE SERRA NEGRA

A região ou distrito de Serra Negra é uma dos destinos do circuito turístico das Serras Gerais e pertence ao município de Alma.

A cidade de Alma não tem nada de interessante e não consegue oferecer nem hospedagem decente, com o mínimo do mínimo de conforto. Nem perca o seu tempo, nem precisa entrar em Almas.

O que visitar em Serra Negra

📍“Complexo do Canion Encantado”

● Coordenadas para chegar no Canion Encantado : (-11.1449664, -47.2261081)

● Podemos chamar de “Complexo do Cânion Encantado” pois ali tem 3 atrativos, na época que fomos em Outubro de 21, muito provavelmente outros atrativos serão oferecido ali no “Complexo do Canion Encantado”

• Trilha até para o Canion Encantado por baixo combinado com a vista do Canion Encantado por cima, a partir do mirante - trilha de por volta de 5.400 km no total para ida e volta, esforço moderado.
  • Cidade de Pedras combinado com Cachoeira dos Pelados - trilha de por volta de 4.800 km no total para ida e volta, esforço moderado.

● O “Complexo do Canion Encantado” oferece outros outras trilhas para cachoeira, grutas,  mas estavam fechados temporariamente

🥘 O restaurante da Rosa é dentro do “Complexo do Canion Encantado”  é muito bom e o melhor e mais confortável é almoçar ali, para poder combinar todos os passeios em 1 dia é almoçar ali no restaurante da Rosa. O restaurante da Rosa aceita cartão e dinheiro.

● O “Complexo do Canion Encantado” está muito organizado. Tem como um dos sócios, o Nilton, que proprietário da Pousada Águas do Jalapão (Ponte Alta, Jalapão) e conhece muito a região, tem experiência, organização, realiza tudo com muita excelência e tem muito bom gosto no que faz.

● É preciso agendar o passeio com pelo menos 1 dia de antecedência.

● Para agendar o passeio é preciso entrar no site ou também poderá contactar direto o Jurandir, que é parte da família ex proprietaria da fazenda, é guia e é irmão da Rosa proprietária do restaurante dentro do “Complexo do Canion Encantado” e ele organizará tudo para vc, a taxa de entrada nos passeios / atrativos, o guia e o agendamento do almoço no restaurante da Rosa.

● Não sugerimos deixar para comprar o passeio lá na hora, pois além de ser mais caro, corre o risco de chegar lá e não ter vaga / disponibilidade para vc fazer o passeio. Eles não tem guia de plantão disponível ali na hora, sem agendamento.

● Tem Wi-Fi. Senha: roverssi29

● Para pagar a entrada / taxa do atrativo, só aceitam pix ou cartão de crédito e débito, não aceitam dinheiro.

● Compramos o Combo R$60,00 por pessoa + R$150,00 da diária/por grupo, para o guia.  O acompanhamento do guia credenciado é obrigatório. O guia, tem que ser pago direto para ele em dinheiro. ● Nós fizemos o Canion Encantado as 11h00, retornamos as 13h00 para almoçar, as 14h00 saímos para a Cidade de Pedra e a Cachoeira dos Pelados e retornamos as 15h30.

● O que mais nos impressionou foi o Canion Encantado.

📍Vale dos Pássaros - é o nome propriedade do Seu Davi e da Dona Antonia.

Têm 2 Cachoeiras para visitar na propriedade :

• Cachoeira do Urubu Rei
  • Cachoeira da Cortina

Priorizamos o “Complexo do Canion Encantado” que em nossa opinião é o melhor da região da Serra Negra e voltamos para dormir em Dianópolis, então não tivemos tempo de ir até o Vale dos Pássaros. Mas muitos falam que conhecer o casal, visitar as 2 cachoeiras, almoçar e/ou dormir no Vale dos Pássaros, faz parte da experiência na região de Serra Negra.

Carro passeio não chega até a casa do Seu Davi, tem que estacionar um pouco afastado e descer a pé até a casa. Mas é importante ligar para eles e se informar antes de ir.

E preciso reservar o almoço e a hospedagem com antecedência.

_______________

🛌 Onde dormir

● Nas Serras Gerais os padrões de hospedagens são muito muito simples e extremamente básicas, é importante ter isso em mente e reduzir o seu grau de exigência.

● A maioria das pousadas / hotéis não estão no Booking.com e em nenhuma plataforma de reserva de hospedagem. É preciso telefonar ou enviar WhatsApp e eles demoram para responder. A maioria das vezes chegamos sem reserva e decidimos ali na hora e conseguimos hospedagem, mas para chegar sem agendamento é importante não ser final semana e nem feriado pois tem o risco de não encontrar nenhum lugar para se hospedar.

Em Almas

É a cidade mais próxima para fazer os passeios da região de Serra Negra, mas a cidade não possui estrutura nenhuma e está completamente despreparada para receber turistas.

Oferece somente 2 opções de hospedagem :

● Hotel Cardoso (péssimas avaliações no TripAdvisor - é importante ler)

● Hotel Mega Posto. Nós visitamos os 2 hotéis, que na verdade nem são hotéis, parece pensões de péssima qualidade e não conseguimos nos hospedar em nenhum deles. São muito péssimos.

Em Dianópolis

Dianópolis não é uma cidade preparada para o turismo, mas é que oferece as 2 melhores opções de hospedagem na região de Almas / Serra Negra.

• Hotel Mosaico - Nos Hosoedamos ali, pagamos R$170,00 e dormimos no quarto n° 22, com 1 cama de casal muito pequena e 1 cama de solteiro, juntamos as 2 camas e ficou muito confortável.
  • Hotel Rio Verde

● Dianópolis está 101 km / 2h30 com passeio do “Complexo Canion Encantado”.

● Está 45 km/41 minutos em estrada asfaltada em boas condições da cidade de Almas.

● Para ir de Dianópolis para o região da Serra Negra terá que passar por Almas e logo ali próximo já é a entrada para o caminho para Serra Negra, a estrada é de terra.

● Se hospedar em Dianópolis, é ideal para quem está vindo de Goiânia, Anápolis, Brasília ou Aurora do Tocantins, a caminho para Almas ou para os atrativos da região de Serra Negra.

Para nós que estávamos vindo de Palmas e depois de fazer os atrativos da região de Serra Negra, seguimos caminho para Aurora do Tocantins, ficou um pouco fora de mão, pois para fazer os atrativos da Serra Negra, tivemos que voltar os 45 km para a cidade de Almas, mas não nos arrependemos pois ficamos bem acomodados, dormimos bem e no 2° dia, já estávamos na mão para partirmos de Dianópolis para a Lagoa da Serra, na cidade de Rio da Conceição, que está próximo de Dianópolis e depois voltamos para Dianópolis para seguir caminho para Aurora do Tocantins.

Em Natividade

Natividade oferece uma boa opção de hospedagem

Natividade, é conveniente para dormir 1 noite para quem está vindo de Palmas para os atrativos da região de Serra Negra.

● A nossa sugestão é : para quem vem de Palmas, e chegar tarde ali na região, o ideal é dormir a 1° noite na cidade de Natividade, no outro dia acordar às 6h00 da manhã, tomar café no 1° horário e até no máximo as 7h30 do hotel a caminho para a região de Serra Negra, para chegar na base do “Complexo do Canion Encantado” até as 10h15 no máximo. Se for fazer só 1 dia de passeio na região de Serra Negra, siga depois para dormir em Dianópolis (não durma em Almas) e no outro dia, estará já no caminho para visitar Lagoa da Serra e depois seguir para Aurora do Tocantins.

Em Serra Negra

● Na região de Serra Negra tem a opção de dormir nos chalés do Seu David e da Dona Antonia que é na propriedade deles, chamada “Vale dos Pássaros” ou na “Pousada Cantinho do Paraíso.” Ambos oferecem hospedagem muito simples e básicas.

● As hospedagem são muito simples, mas oferecem a vantagem de acordar já na região da Serra Negra para fazer os passeios por ali, caso desejar fazer o “Complexo do Canion Encantado” + o “Vale dos Pássaros” e precisará de 2 dias de passeio. Nós só fizemos o “Complexo do Canion Encantado”. Tem que analisar o que vc deseja fazer.

● Nós fizemos o passeio de 1 dia, nos 3 atrativos do “Complexo do Canion” e dormimos 2 noites em Dianópolis e não achamos cansativo, foi tranquilo, mas não tivemos tempo para conhecer as 2 cachoeiras do Vale dos Pássaros, do Seu Davi e da Dona Antonia.

● Se desejar e programar para dormir em Serra Negra… para quem vem de Palmas, Goiânia, Anápolis, Brasília, Aurora do Tocantins ou outro destino é importante organizar e calcular o tempo de viagem para poder estar em Almas até 15h30, para não pegar a estrada de terra para Serra Negra a noite.

● A distância entre o “Complexo do Canion Encantado” e o “Vale dos Pássaros” é de por volta 20 km.

Vindo de Ponte Alta para Serra Negra

● Muitos turistas que estavam no “Complexo do Canion Encantado” no dia que fomos, estavam hospedados em Ponte Alta e incluíram o “Complexo do Canion Encantado” junto com o pacote do Jalapão. É uma opção, mais fácil, descomplicada e confortável, pois não terá que pensar em nada.

_________________

Quantos dias ficar

● 1 dia inteiro

É o suficiente se for fazer somente os atrativos do “Complexo do Canion Encantado” que são, o Cânion Encantado, Cidade de Pedras e Cachoeira dos Pelados.

● 2 dias inteiros

Se desejar também visitar o “Vale dos Pássaros” que é o nome da propriedade do Seu Davi e a Dona Antonia. Ali no Vale dos Pássaros, tem a Cachoeira Urubu-Rei e a Cachoeira das Cortinas, tem também o almoço feito pela Dona Antonia e ainda tem a hospedagem nos Chalés simples e básicos, feitos pelo Seu Davi.

Tanto o “Complexo do Canion Encantado” como o do “Vale dos Pássaros” estão no distrito rural  de Serra Negra.

Se decidir por fazer 2 dias de passeio, o melhor é se hospedar 1 noite ali da região da Serra Negra, ou no Seu Davi e Dona Antonia ou na Pousada. É importante lembrar que as 2 opções são muito simples.

● 2 dias inteiros são o suficientes para fazer tudo que a região de Serra Negra oferece. Mas caso o “Complexo do Canion Encantado” oferecer mais atrativos ou vc desejar ficar mais na região, poderá ficar qtos dias desejar.

● Nós nos hospedamos 2 noites em Dianópolis, a 1° noite qdo chegamos de Palmas e a 2° noite qdo retornamos do passeio de 1 dia no “Complexo do Canion Encantado”.

________________

❤️Site do Canion Encantado, para comprar o ingresso do Passeio

www.

________________

Para quem quer contratar uma agência para fazer os passeios

● Seriema Ecoturismo - tel. 63992609018

● Nós fizemos tudo por nossa conta, não contratamos agência. Em alguns pontos foi preciso contratar um guia local, mas independente de agência.

___________

LAGOA DA SERRA

● Lagoa da Serra está no município de Rio da Conceição e está próximo a cidade de Dianópolis.

● De Dianópolis para Lagoa da Serra são 52 km/1h20 no total, dos 52 km, 24 km/50 minutos, são por estrada de terra.

🚗 É possível chegar com carro passeio, sozinho e sem agência ou guia.

Mas há trechos com arreião, que exige atenção e um pouco de experiência em estrada de terra e é importante não estar em época de chuva e nem pegar a estrada a noite.

🛌 Pousada Brandão em Rio da Conceição - WhatsApp 61 8558-0027 (Tânia).

● A entrada custa R$30,00 por pessoa.

● Tem Wi-Fi

Rede: lagoa da serra

Senha: jales123

● Coordenadas para chegar : (-11.3148596, -46.7098922)

● Ali na lagoa não tem restaurante.

● Para almoçar ali na região tem o Restaurante Quintal de Casa - tel 63992783453. É preciso agendar ligar para agendar o almoço com 1 dia de antecedência.

RIO AZUIS

● É o menor Rio do Brasil e talvez da América Latina.

● O Rio é bonito, mas o entorno dele é desconfortável, atendimento ruim e não nos agradou.

● Recebe turismo regional e  não está preparado para receber o turismo global.

● A melhor opção para dormir e comer é a Pousada e Restaurante Agenda 21.

● Tem que ligar ou WhatsApp para reservar com antecedência, demoram para responder, não estão anúnciados no Booking.com e em nenhuma plataforma de hospedagem. Mas é importante saber, que a hospedagem é extremamente simples e básica. Nós não conseguimos dormir ali.

● O Rio Azuis tem 2 pontos de visitação e banho, a Nascente do Rio e o próprio Rio.

● A taxa de entrada é de R$10,00 por pessoa para entrar no “Complexo do Rio” e + R$15,00 por pessoa para visitar e nadar na nascente do Rio, que está em propriedade particular.

🚗 Chega de carro passeio nas 2 praias e não precisa de guia. E o acesso é fácil. A distância de onde estaciona o carro até a praia é pertinho.

__________

PRAIA DO PUÇÁ e PRAIA DO PEQUIZEIRO

● As 2 Praias estão no mesmo Rio e próximas uma da outra.

● A Praia do Puça pode chegar sem guia, está sempre aberta, por ali funciona também um camping.

● A Praia do Pequizeiro está sempre aberta nos finais de semana mas durante a semana é importante enviar um direct para o proprietário da fazenda e combinar a sua visita com ele.

● O caminho entre Aurora do Tocantins e as Praias do Puçá e do Pequizeiro tem um visual lindo para as Serras.

Como sugerimos fazer para não ter que dormir na região de Aurora de Tocantins que está muito despreparada para receber o turismo global

● Se vier de Palmas, Almas, Serra Negra e depois for segue para Brasília ou Goiânia, durma 2 noites em Dianópolis.

● Em 1 dia vá ao Lagoa da Serra.

● No outro dia, logo cedinho siga em direção para Rio Azuis, depois vá à Praia do Piquezeiro e Praia do Puçá e no final do dia siga para dormir no Hotel Japão, a melhor opção para dormir na região.

_____________

É importante saber

● Os atrativos são muito distantes um do outro.

● Viajar pela região demanda tempo e a maioria das estradas de acesso às propriedades das fazendas são por estrada de terra.

● Todos os atrativos estão em propriedades particulares, a maioria em fazendas, na zona rural.

● A região das Serras Gerais, ainda é está muito despreparado para receber turistas, é assustador e muitas vezes, em alguns locais ficar até beirando o impossível para comer e dormir. Tem que estar muito preparado e totalmente desprendido de conforto.

● Tem lagoas lindas e deliciosas para banho, cachoeiras surpreendentes, cenários encantadores da cadeia de Serra e muitos atrativos, mas não consideramos que é uma região totalmente despreparada para receber adequadamente o turista global e não é oferece uma estrutura turística confortável e organizada. Precisa melhorar muito.

● O Rio da Serra, Rio Azul e Aurora do Tocantins, recebe muito turismo regional e não está preparado para  receber turismo global. Com a exceção dos atrativos da região de Serra Negra, que estão melhor preparados para receber o turistico global.

Não vá em finais de semana e feriados

● Importante sempre que for para os atrativos, ter dinheiro em espécie com você, pois estão na zona rural. Saque nas cidades, onde tem bancos.

● Saia sempre da cidade com o tanque cheio.

● É importante viajar durante o dia, não recomendamos pegar a estrada a noite, pois sempre terá no seu caminho um trecho curto ou longo de estrada de terra, a maioria é possível ir com carro passeio, bmas tem trechos com erosão, buracos, arreião que exigem maior atenção.

Cachoeira dos Pelados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...