14 janeiro, 2010

Deserto do Saara, Marrocos

Fechamos com uma agência de viagem www.hilalisandtours.com um pacote para atravessar a Cordilheira do Atlas e dormir no Deserto do Saara, olha que é difícil a gente cair nessas de excursão, mas as vezes é necessário, como neste caso, mas admitimos  que não gostamos nenhum pouco dessa coisa de excursão. Perdemos a nossa autonomia. Mas nós não tivemos coragem de irmos sozinhos até Merzouga e depois para o Saara. Mas no final ficamos até que bem satisfeitos com a agência.
Ô dia longo. Ficamos naquela Van umas 10 horas, em 13 pessoas o dia todo e a maior parte do dia com o ar condicionado desligado. Mas o visual do caminho compensa, é fantástico. Enfim chegamos, pegamos nossos 5 litros de água, as nossas mochilas e descemos no meio de um “estacionamento” de camelos. Lá estavam os camelos, esperando por nós.......Não faltava mais nada para nos sentirmos dentro de um filme. Estar a caminho do deserto,  em cima de um camelo, deixava a viagem cada vez mais emocionante.
Subimos cada um no seu camelo, eles estavam amarrados uns aos outros em fileiras, eram 13 camelos, e tres homens berberes, puxando os animais no inicio da fila. Andar de camelo não é muito confortável, balança, é alto, sobe e desce as dunas, bunda doída, mas tudo faz parte para entrar no clima dessa maravilhosa experiência. Andamos por uma hora, uns 5 km para dentro do deserto, ventava muito e estava um calor de 51 graus mas vivemos uma experiência única e indescritível, somente quem já passou por isso sabe o que sentimos. Olhavamos para trás, para frente e para todos os lados e só avistavamos dunas e mais dunas de areias e imaginavamos se aqueles berberes nos abandonassem lá. Mas a beleza do pôr do sol superava qualquer medo. Chegamos, eles pararam e de um em um foram fazendo os camelos deitarem, esse movimento dá um tranco. Começou a anoitecer e lá estavamos nós no acampamento. Levamos nossas garrafas de água, porque lá não tem nem água e nem banheiro, temos que nos virar, estamos no deserto !!!
Os berberes servem uma comida, que vai lá saber como foi feita, sorte que levamos laranjas e bolachas. Fizeram uma apresentação de música deles e então depois desse dia cheio de emoções, era hora de dormir. Tinham tendas, mas todos nós prefirimos dormir em esteiras estendidas na areia, pois dentro das tendas tinham escorpiões. Durante a madrugada faz muito frio, ai entendemos porque com aquele calor de 51 graus, aquele doido tinha dado um cobertor para cada um. 
No deserto encontramos um céu completamente "clean", algo impossivel de encontrar em qualquer outro lugar desse planeta.  
O dia seguinte começou cedo , acordamos as 5 da manhã para assistir o nascer do sol. Com dunas por todos os lados, a paisagem era incrível, parecia que tudo havia sido montado para estarmos ali. Essa experiência foi única, surpreendente e fascinante, levaremos conosco por toda nossa vida.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...