12 fevereiro, 2010

De carro no Peloponeso, Grécia


Fomos de ônibus de Zakynthos a Patras, são 3 a 4 horas. A viagem é ferry até o porto de Kilini e depois rodovia até Patras. 
Queríamos ter alugado um carro em Kilini e devolver em Atenas, mas não conseguimos.  
De carro fizemos todo o Peloponeso, que é resumidamente a península no sul da Grécia. Estar de carro ali é fundamental!
As estradas não são boas e os motoristas gregos são piores ainda, uns loucos !!! 
Agora entendemos porque a Grécia tem o maior índice de morte em estradas na Europa. 


As paisagens são incríveis! Com lindas praias, algumas desertas e exclusivíssimas para nós, um verdadeiro sonho de consumo. Plantações de uvas, o visual prateado das plantações de oliveiras, pequenas cidades, vilas com originalidade Grega, moradores curiosos nas janelas, viúvas sempre de preto, um povo tranqüilo, ruínas de séculos antes de Cristo e poucos turistas também fazem parte desse fascinante cenário.  

Foram 7 dias maravilhosos, respirando toda a beleza e história que o Peloponeso pode oferecer... 
É muito diferente de visitar apenas Atenas e ilhas turisticamente conhecidas, ali descobimos outros encantos da Grécia!! 

Este lugar que tem muito a oferecer!!


Nosso roteiro no Peloponeso...

Patras, é a cidade mais importante da península do Peloponeso, grande mas não a mais bonita, é um ponto de passagem e referencia para transfers.
 


Olympus|Olimpiaa cidade foi muito poderosa na antiguidade, é famosa por ter sido o berço dos Jogos Olímpicos. Com vales, montes, bosques de pinheiros, castanheiras e oliveiras... parecem desenhados
 
O museu, um dos mais importantes museus arqueológicos da Grécia. Lá esta a estátua de Zeus, feita por Fídias, em ouro, marfim e pedras preciosas e a famosa estátua de Hermes que segura o pequeno Dionísio feita no IV século antes de Cristo pelo escultor grego Praxíteles.
 
Ruínas de Olímpia, no estádio acontecia as competições e comportava quarenta mil pessoas. Diz a história que... apenas homens gregos podiam participar dos jogos olímpicos e normalmente competiam completamente nus. As mulheres e os escravos não podiam nem chegar perto, nem como atletas, nem como espectadores.
 
Ver também
Go Greece About Olympus
Olympus  
Monte Olympus


 
Pilos, Mitene & Koroni, um dos lugares mais lindos do Peloponeso, vale investir um tempo ali.


Kalamata, ao sul do Peloponeso, entre o Mediterrâneo e o interminável bosque prateado que produz as mais famosas olivas de Kalamata. São famosas, as azeitonas desta região, dizem que cronologicamente Kalamata tem a segunda cultura do azeite, depois da Fenícia.
Leia também History of Kalamata

Tripoli no centro da península. 

 
Micenas, Ruínas do século XIII a.C. 
Visitar as ruínas do antigo palácio real e a Porta dos Leões, do século XIII a.C., a antiga entrada da cidade
 

Mistras, conhecida como o berço do Império Bizantino Grego. Com afrescos dos séculos XIII e XIV, escadarias, ruínas de um castelo e igrejas bizantinas antigas. Dormimos ali e gostamos muito. Pequena, charmosa e vale muito uma passagem por lá. 
O caminho é um espetáculo da natureza, a estrada é rodeada de imponentes montanhas
E do alto de Mistras é possível avistar uma grande planície com Sparta ao centro e  conseguir imaginar as batalhas que ali ocorreram... Sparta esta a 5 km.


Sparta|Esparta, cidade famosa pelos seus gladiadores, mas nunca teve grandes monumentos ou fortalezas.


Stoupa, uma vila pequena, no sul do Peloponeso. Vale muito pela magnífica praia e pelo espetáculo do pôr-do-sol. Não é um local muito turístico e ainda é tranquilo, bem bacana.
Leia também Stoupa
  
Diros Cavernas, Gerolimena & Gibio, não fomos, mas uma amiga Grega nos indicou, disse que são cidades bacanas para conhecer. Em Gerolomena tem um hotel muito legal.
 
Monemvassia, ao Sul, um testemunho vivo da história grega, do Império Bizantino ao Otomano. Bem preservada e recuperada, onde as fortificações e as igrejas pintadas com frescos, o mar em perfeita harmonia com aquela massa rochosa, agarrada a terra apenas por um fio de pedra, é de arrepiar. 
Leia também New York Times Travel


Plaka, vale uma visita em Plaka e nas cidades vizinhas. A região é muito bonita.
  
Nafplio|Nauplion, uma delicia de cidade, tem uma padaria dos deuses... Com um centro sempre muito vivo, com muitos bares, restaurantes, lojas abertas até tarde e muita gente nas ruas... 
No período de 1829 á 1834 foi a primeira capital da Grécia moderna e conserva a elegância desse período. E é famosa por suas três fortalezas: Palamede, Akronafplion e Bourtzi. Nafplion conserva varias construções militares da época em que venezianos e bizantinos disputavam a posse da região, um exemplo é a a Acronafplia um castelo da época da ocupação turca.


Fortaleza de Bourtzi, em uma pequena ilha, na frente do porto 


Epidauro|Epidaurus, famosa pelo majestoso e mais bem preservado teatro da Grécia Antiga, do século IV a.C. De acústica tão perfeita, que ainda hoje é utilizado em festivais de teatro e cabem 14 mil pessoas. Demos um grito e o som se espalhou, chegando claro aos últimos lugares do anfiteatro... é impressionante !!    
Templo de Asclépio, são ruínas. Segundo a mitologia, Asclépio era filho de Apolo e que foi educado por um centauro, que o ensinou a arte da cura. Zeus ficou irritado e enciumado com os seus poderes e o matou com um raio. Então seus poderes se transferiram para seus descendentes e Hipócrates, o pai da medicina, era um deles. Os remédios utilizados por Asclépio tinham veneno de serpentes, por isso Asclépio sempre é representado segurando um bastão com uma serpente. Sendo o bastão, o símbolo da medicina.

Korinthos|Corinto, vale uma visita rápida. Foi uma cidade-estado muito importante na Grécia Antiga. As Ruínas do Templo de Apolo, deus da beleza, é o maior exemplo da Antiga Corinto. Cidade mais industrial do país e tem o Porto considerado um dos maiores da Grécia.  
Uma viagem á Grécia é sempre emocionante e inesquecível !

Links
Viaje Aqui
Ancient Greece   

Comer
Tomates maravilhosos, queijo Feta melhor do mundo, mel, figos frescos roubados dos pés e um folhado, tipo Burega, tradicional na Grécia e com queijo feta, imperdível, humm muito bom!!!   
Ah!! Tem irresintível Gyros, um churrasco grego.
E pare sempre em padarias que encontrar pelo caminho... ali sempre tem uma surpresa !!!

Quando ir
Fomos em setembro, outubro foi ótimo. Em dezembro chove e em julho tem muitos turistas. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...