27 fevereiro, 2010

Turquia, introdução


Muitos viajantes cruzam o Atlântico, o Mediterrâneo e o Egeu, para visitar e descobrir esse país que tanto nos cativou !!! Depois de 22 dias viajando por lá, fomos embora com uma ponta de tristeza em deixar aquele lugar e aquelas pessoas apaixonantes, foi uma experiência incrível,  a Turquia e os Turcos nos encantaram !!!
País mulçumano que aparentemente vive um Islamismo light, com costumes bem ocidentais. Mulheres com vestidos bem colados e finos, sem burca e várias com rosto e cabelo descoberto. Parece que muitos se dizem mulçumano, mas nem todos praticam. Rezam cinco vezes ao dia e começa logo lá pelas cinco da matina, depois de uma semana já estávamos acostumados, mas no começo...  aquela barulheira que sai dos auto falantes das mesquitas, com um importante detalhe, virados para fora, dá para imaginar!? Quando se avista uma torre enorme, sempre tem lá uma Mesquita.
Território 96% asiático e apenas 4% europeu, mas grande candidato a ingressar na Comunidade Comum Européia e esse é no momento o maior desejo dos Turcos.
Um país de uma beleza fantástica, que se estende por uma área geográfica muito grande e com uma quantidade imensa de ruínas gregas e romanas espalhadas por seu território, sobretudo no Mediterrâneo e nas proximidades de Istambul. 
Prepare-se para um lugar mágico, onde se respira história e que ás vezes até nos sentimos em um filme. A cultura, os cheiros do Bazar de Especiarias, o povo alegre negociando o tempo todo e um trânsito maluco... Tudo incrivelmente delicioso !!!
Outro grande incentivo é que é um país barato, bem mais barato que a Europa em geral.

Hamam
Tomar o tradicional banho Turco, é uma experiências que não dá para não viver, bom para os sentidos, corpo e alma! Os Hamams foram introduzidos pelos Otomanos, que sempre valorizaram a limpeza do corpo e acreditavam que a esse ritual os deixavam também limpos espiritualmente, ritual até hoje cultivada na cultura Islâmica, onde as pessoas têm que se lavar antes de rezar. Em alguns Hamams homens e mulheres ficam separados. Encontra na maioria das cidades.

Comer

Come-se  muito  bem  na  Turquia  e  aqui vão  as  nossas  sugestões ... 
Baklava, doces folhados com amêndoas, pistache ou nozes, coberto com mel, aqui conhecido como tradicionais doces árabes. E tem também um doce que parece uma goma, que é tudo de bom.
Pide, a pizza Turca, sempre pedíamos com queijo, sem nome especifico, tomate e cebola, hummm deliciosa e baratíssimo, 4 á 5 euros e é enorme.
Coalhada com mel, pra nós melhor que da Grécia, comprávamos no supermercado.
E o café da manhã, tem pepinos e tomates frescos, azeitonas, queijo fresco e um tipo de coalhada seca para passar no pão, ah!! E o pão delicioso... de semolina, ai que saudade de tudo isso !!!
Tem também o churrasco Grego, que lá e em Berlim falam que é Turco, o Giros . Porco nem pensar, a religião não permite !!
Azeitonas inesquecíveis!!!
Grande variedade de frutas secas... damasco, tâmara, uvas passa, nozes, amêndoas !! Ah, tudo muito bom!! 

Compras  

Falou em compras é com eles mesmo, fazem de tudo para vender. Dá para fazer grandes negócios, mas peça desconto em tudo, ali o importante é negociar, nunca fique com o primeiro preço !!! O melhor horário para comprar é de manhã, pois os turcos tem a crença que não podem perder a primeira venda , porque senão vai dar azar nas próximas vendas no reto do dia, então...  
Tem de tudo, trouxemos vários objetos de decoração para casa !!! E tapetes então !! Não são baratésimos não, mas são fantásticos !! Aproveite ...

Roteiro...  
...depende de quantos dias você tem, se tem apenas 7 dias, faça os principais pontos turísticos como Istambul, Pamukkale, Éfeso, Capadócia, no nosso caso fizemos 22 dias de Turquia, então deu para extender para lugares pouco turísticos, mas extremamente interessante. Fizemos a maior parte de ônibus, alugamos carro para fazer a região do Mar Morto e Fethiye e voamos de Trabzon para Istambul. Olhem ai nosso roteiro no mapa... foram 6.000 km percorridos naquela terra maravilha !!!
Fomos em Bodrum, Éfeso, Casa da Virgem Maria, Pamukkale, Fethiye, Dalyan, Capadócia, Malatya, Monte Nemrut, Trabzon, Rize, Ayder, Uzungol, Sumela & Istambul. Acompanhem nos posts futuros !!!

Transportes
- Avião, para encontrar vôos para várias cidades na Turquia com preços bem bacanas, e se comprar com antecedência melhor ainda. Varias companhias fazem vôos direto de Istambul. Pesquise na Skyscanner
- Ônibus, usamos muito, as rodoviárias se chamam Otogar. É um meio de transporte barato, que funciona muito bem. 1 euro = 2,11 YTL

Dormir 
Usamos muito o Hostel World.

Moeda 
1 euro = 2,11 YTL 

Visto
Segundo o site Turkish Consulate brasileiros não necessitam de visto para  permanecer na Turquia até 3 meses, apenas passaporte com validade mínima de 6 meses. 
Embaixadas da Turquia
No Brasil, Turquia.org.br
Em Portugal, Av. Descobertas 22 1400, Lisboa, Tel 213014275

Links
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...