01 maio, 2010

Gonçalves, Sul de Minas

O sossego mora aqui... Arrume as malas e rumo a Gonçalves.
A 190 km de São Paulo, localizado no extremo Sul de Minas Gerais, próxima a Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Campos do Jordão e Monte Verde, no topo da Serra da Mantiqueira.
Gonçalves possui uma exuberante paisagem natural, com florestas de  araucárias, belíssimas cachoeiras, penhascos que chegam a 2.100m de altitude e inúmeros cursos d'água.
Seguimos pela Dutra, em Taubaté entramos para Campos de Jordão á destino à Santo Antonio do Pinhal, passando por dentro da cidade até chegar Gonçalves. A Carvalho Pinto também é uma opção.
Prepare o fôlego e a máquina fotográfica... a sua viagem à Gonçalves vai ser repleta de charme e aventura!! Podemos escolher simplesmente um descanso fazendo nada... ou boas, desestressantes e deliciosas caminhadas com direito a banhos de cachoeira.
Passeie pelo centro, pela igreja matriz e reparando na arquitetura das casas típicas de interior e um detalhe, as arvores estão plantadas no asfalto das ruas e não nas calçadas como o habitual.  E aproveite para passear pelas lojas de artesanatos da região, lugares para comprar cachaças, vinhos, lojas de moveis restaurados, restaurantes e botecos.
Desfrute a tranqüilidade do Campo para relaxar e respirar o verde, tudo isso faz de Gonçalves um dos nossos destinos favoritos e sempre tão bem falado por nós. Somos apaixonados por esse lugar !!!

Passeios...
Cachoeira das Andorinhas, a 2 km de Gonçalves, no Bairro dos Martins, siga até o fim da fileira de araucárias ao longo da estrada, entrai saia da cidade pela estrada que liga o bairro dos Martins, segue ate o final da fileira de araucárias ao longo da estrada, á direita pelo pasto até o fundo do vale, numa abertura da mata ciliar, não há trilha demarcada pra chegar à Cachoeira das Andorinhas - fique atento não tem demarcação na trilha, mas também é de fácil acesso.
Cachoeira do Retiro, imperdível, com 7 quedas e piscinas naturais para chegar lá, o carro deve ser deixado na estrada e o acesso é por trilha, mas chegar à cachoeira foi maravilhoso, de lá entre toda a linda paisagem. LINDO!
Cachoeira do Simão, com uma espetacular queda do ribeirão campestre com cerca de 7 metros de altura, deságua em uma larga piscina, também fácil de chegar.
Cachoeira Fazendinha, no bairro Sertão do Cantagalo 1 km antes da vila, segue á esquerda no entroncamento por 800 metros, contornando a mata até chegar ás quedas, a 1650 metros de altitude. Acesso somente com permissão do proprietário.
Cachoeira o Cruzeiro, 3 km de Gonçalves, estrada das Costas, 1,5 km até bifurcação, segue á esquerda, em direção ao Gantagao por mais 700 metros.
Trilhas para a Pedra Chanfrada, esta situado a mais de 1770 metros de altitude, está localizada no bairro Terra Fria, esta dentro de uma área de preservação. Acesso por estrada de terra.
Pedra do forno
Lago azul cria e serve trutas.
Otavianos's Rancho, passeio noturno de trenzinho conta “causos” com chocolate quente... tem também passeios a cavalo.

Compras...
A senhora das Especiarias, ali a Fernanda Kurebayashi tem geléias exóticas e caseiras, antepastos, chutneys e temperos. R. Capitão Antonio Carlos, 195, centro.

Alambique Três Barras, pequeno produtor de cachaça, bairro Três Barras, KM 3.9, estrada que liga Gonçalves a São Bento do Sapucaí.

Cachaças... aproveitamos sempre para comprar umas. Cachaças que gostamos... Tiúba de Minas e Cachaça da Várzea que podem ser encontradas em outros lugares e a cachaça Amélia, fantástica para caipirinha, e só encontramos lá na região.

Artesanatos
Banana's, espaço de Maria Rita & Rosário Gondim, impressionantes e lindíssimas peças feitas com folha de bananeira e papel e trabalhos também do artista plástico Domingos Tótora. Av. Francisco Tertuliano Ribeiro Neto, 30

Feito Fibra, Av. Francisco Tertuliano Ribeiro Neto, 240
Atelier Papegilla & Quero Quero Bar Oficina, atelier de cerâmica Cynthia Gavião, estrada Gonçalves km 4, boa vista.

Comer...
Le Gourmet Bistrot, o chef Antonio Basile e a sua esposa Beth comandam o restaurante. Próximo da Cachoeira do Simão. Seguir as placas indicando o restaurante.
Restaurante do Chiquinho, comidinha caseira, R. Capitão Antonio Carlos, 333, no centro.
Kitanda Brasil Restaurante, cozinha brasileira do sudeste, no centro da cidade.
Bar do Zezinho, um boteco, tome cerveja, peça porções de torresmo e lanche de pão com lingüiça, foi o que fizemos!!! Fácil encontrar lugares bons e baratos pra se deliciar em Gonçalves.
Restaurante ao Pé da Pedra tem uma comida mineira no fogão à lenha, é no bairro Terra Fria. Acesso por estrada de terra. Faça um combinado com uma trilha para a Pedra Chanfrada, é tudo bem próximo. Tel. 35.99769434.
Restaurante Couve com Coco, gastronomia natural. Rua João Carlos da Silva, 370. Reservas tel. 35 9945.5688
Hospedagem
Chegamos à Pousada O Montanhês e apesar de termos nos hospedado lá algumas outras vezes, não ter como não ficar surpresos com o visual privilegiado, a nossa suíte tinha vista pra... ficamos mais uma vez admirados com a beleza. Beleza e relax foram o que encontramos de cara! Ah que vida dura... aproveitamos pra relaxar na hidro com vista para aquela montanha de tirar o fôlego. Depois de renovar as energias, partimos para as aventuras na cidade. Ali se dormi com o silencio relaxante do campo e com o romantismo da lareira, amamos!!!
Acordamos um pouco mais cedo do que o nosso normal e saboreamos um delicioso café da manha, preparado pela Lourdes e tudo deliciosamente feito ali mesmo, pães, pão de queijo quentinho e bolos, hummm!!!

Diárias de R$150,00 á R$ 350,00 e com possibilidade de descontos para baixa temporada.
Tel. 11.3304.0215 e 35.9984.4761 no Sertão do Cantagalo.
email  omontanhes@omontanhes.com.br
Site    www.montanhesgoncalves.com.br

Massagem
Espaço Snehana

Na ida ou na volta...
Matinal Doceria, em Santo Antonio do Pinhal, gostosos salgados !! Vale uma parada !!
Estação de trem de Santo Antonio do Pinhal, no bar fazem deliciosos bolinhos de bacalhau !!
Orquidário, na frentre da estação, vale uma visita !!!

Como chegar & principais distâncias...
De Belo Horizonte são 464 km
D0 Rio de Janeiro são 370 km
De São Paulo pela rodovia Carvalho Pinto são 220 km. Pela Dutra são 200 km. Nós preferimos a rodovia Carvalho Pinto e depois seguimos em direção a Campos de Jordão, Santo Antonio do Pinhal, depois para São Bento do Sapucai e então Gonçalves.
De Campinas ir rodovia Dom Pedro e depois pegar a Fernão Dias, são 170 km.
De São José dos Campos são 100 km.

De Campos do Jordão são 63 km.
De Monte Verde por dentro são 57 km.

Links
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...