27 maio, 2010

Serra da Bodoquena, Mato Grosso do Sul



Localizada no lado Sudoeste do Pantanal no Mato Grosso do Sul é uma região serrana e um destino que impressiona, com tanta beleza!! 
Natureza privilegiada e com paisagens diferentes... Ali se desenvolveram imensas cavernas, rios com águas incrível mente transparentes, formações de cachoeiras, represas naturais, flora exuberante e diversificada fauna, e nós ali em perfeita harmonia com a natureza, que delicia de destino!!
A Serra também tem a função de barragem natural, contendo o Pantanal, não deixando invadir o restante do Estado do Mato Grosso do Sul.
Os principais rios da Serra da Bodoquena são o Rio Salobra, Rio Perdido, Rio da Prata, Rio Sucuri e o Rio Formoso. 
A interação das águas com as rochas ao decorrer do tempo foi a responsável pelo surgimento de numerosas cavidades naturais como cavernas, grutas e abismos, muitas delas não identificadas. 
Tudo isso com excelente infra-estrutura!! 

Parque Nacional da Serra da Bodoquena
Criado em setembro de 2000, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena foi a primeira e, até o momento, a única unidade de conservação de proteção integral federal implantada no estado de Mato Grosso do Sul. 
Com área total de 76.000 hectares e características do cerrado, floresta e campos alagáveis e uma  fauna, com registros de ariranhas, lontras, onças pintadas, harpia, tamanduás bandeira e várias espécies de peixes...
A criação do Parque visou a proteger a maior área contínua de “Mata Atlântica” no estado, a qual se localiza sobre um terreno com características geológicas especiais, o que atende aos objetivos de preservação e estudo da biodiversidade. No momento, o Parque encontra-se em implantação e ainda não esta aberta para visitação pública.
O IBAMA tenta negociar a compra de propriedades abrangidas pelo parque. Até o momento, foram adquiridos aproximadamente 14.000 hectares.

Links
Eco Viagem Uol, Parque Nacional Serra da Bodoquena

Veja também 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...