01 agosto, 2010

O Cortejo das Baianas e a Lavagem da Igreja em Boipeba...


Todos os anos, acontece o espetacular Cortejo das Baianas e a Lavagem da Igreja em Boipeba, a data é sempre um domingo antes de Corpus Christi... E felizmente, lá estavamos nós!!
Vão as baianas á frente, pelas ruelas, por toda a vila da Velha Boipeba, carregando jarros com flores e todas as baianas com um vidro de água de cheiro na mão, até a chegada á Igreja Divino Espírito Santo, Padroeiro de Boipeba. Um percurso cheio de emoções, com paradas em terreiros, finalizando com uma linda festa na igreja, com cantos de Candombé e Católicos. É lindo...Dá para sentir o quando a comunidade se dedica para manter esse movimento cultural vivo!!! Um ritual que representa um dos maiores exemplos brasileiros da fusão de religiões, conhecido como "Sincretismo".
A parceria entre as religiões tem origem na época da escravatura, quando portugueses e escravos, juntos, preparavam a capela para a festa de encerramento da novena de devoção ao Santo padroeiro da cidade, aqui no caso o Divino Espírito Santo...
Um evento impressionante, um dos melhores que já vivemos!! Fantástico!!

“Viva o Divino Espírito Santo, viva Oxalá e suas maravilhosas baianas com suas saias rendadas!!! E viva a Bahia de todos os Santos e Orixas!”


Siga @viagemafora no Twitter
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...