09 agosto, 2010

Cairu, Bahia

Convento Franciscano de Santo Antonio

Igreja do Rosário

Cairu, uma jóia em reconstrução...
Cairu é uma das cidades mais antigas do Brasil, todo o seu território se encontra em 26 ilhas, inclusive Cairu que é a sede do município, as ilhas mais conhecidas são a ilha de Tinharé, onde está Morro de São Paulo e a ilha de Boipeba.
Ali em Cairu, guarda o precioso Convento Franciscano de Santo Antonio...
Saímos de Boipeba com a lancha rápida que ia para Valença, compramos a passagem um dia antes para parar em Cairu, 30 minutos de viagem. Embarcamos com nossas malas para ir embora e seguir viagem. A passagem custou R$ 25 e até Valença custaria R$ 35.
Do rio já é possível ver as duas igrejas da Cidade Alta, a Igreja do Rosário, de 1610, e o Convento de Cairu, que começou a ser construído em 1654. Desembarcamos no pier e logo ali na frente tem uma lanchonete, fomos lá e pedimos para que o moço guardasse a nossa mala, na volta tomamos um refrigerante e pagamos R$1,00 para usar o banheiro.

Subimos à Cidade Alta apenas com a câmera. Cairu é uma cidade bem parada sem movimento de gente pelas ruas, a não ser alguns guias.
Chegando ao Convento tinha um guia mirim próximo que nos abordou foi com nós até o convento e chegando lá foi chamar o Frei Hilton, que mora e cuida do Convento, paraibano com fala mansa dono de uma simpatia que tornou a visita ainda mais interessante. Nos guiou para uma visita completa, nos levou à sacristia, mostrou os azulejos portugueses, explicou sobre detalhes da pintura do teto, comparou a superioridade do barroco predominante contra o neoclássico do altar mais novo.
Mas as obras de restauração, feitas com verbas da Petrobrás, estavam visivelmente paradas, fomos em maio de 2010.
A parada vale pela visita ao Convento de Santo Antônio do século XVII, que é primeira igreja barroca do Brasil e sua fachada serviu de modelo para o Convento e Igreja de Santo Antônio de Recife e para Convento de Santo Antônio e Igreja de São Francisco em João Pessoa  ambos de origem Franciscana. Por que a igreja do Rosário, infelizmente, só dá para ser apreciada por fora, estava fechada e nos informaram que dentro esta vazia sem bancos sem nada, as missas até estão acontecendo no Convento, a igreja do Rosário também está sendo restaurada. Mas também não havia ninguém trabalhando.
Feitas as visitas, à Igreja do Rosário e ao Convento de Santo Antônio, descemos a ladeira, pegamos nossas malas e fomos para o pier para pegar a lancha até Graciosa, custa R$ 4,00, e há saídas sempre que se juntam oito passageiros... São 10 minutos de viagem até Graciosa. A lancha nos deixou à beira da BA 001 que é a ligação de Cairu com o continente, de lá pegamos uma van e pedimos ao motorista que nos deixasse em um rodão de dendê e o motorista muitíssimo atencioso procurou um rodão que estivesse funcionando e nos deixou na porta. Mas essa van na realidade leva de Graciosa para Valença, ao norte, ou Taperoá, ao sul, se você for continuar para Taperoá é só avisar que o motorista faz parar um ônibus de linha para continuar pela Costa do Dendê, e se for para Valença ele leva até a rodoviária. A melhor maneira de ir de Cairu para Valença é com a van e por terra, porque em Cairu, passa a lancha para Valença, mas tem grande chance de não ter lugar disponível, as lanchas rápidas sempre saem lotadas de Boipeba.
No próximo post mostraremos como é feito o azeite de dendê, fomos no original rodão de dendê...

Links
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...