15 agosto, 2010

Rodão de Dendê na Bahia


Visitamos um Rodão de Dendê á 4 km de Valença, na Costa do Dendê, que vai de Nazaré das Farinhas á Marau e é onde guarda as belas praias da Bahia. 
A região leva o nome de Costa do Dendê, porque é ali que concentra a  plantação de palmeiras que produzem o Dendê e é onde acontece também a maior produção de Azeite de Dendê na Bahia!!!
No passado, o processo da produção do Azeite era feita por uma pedra enorme movida por bois que rodavam para que a pedra prensasse o Dendê, era um processo artesanal e com produção limitada. Hoje, o azeite é extraído por processo industrial, mas ainda muito rudimentar!! Depois de apanhado do pé, o cacho do Dendê repousa por uns dias para secar e soltar os coquinhos do cacho, depois é colocado em um tanque enorme com água, onde fica fervendo por 5 horas, depois passa por máquinas onde o Dendê é prensado para soltar o óleo, que separa da água e sobe à superfície, depois o líquido vai para um outro tanque, onde é fervido e para o restante da água evaporar, e aí está pronto para ser consumido... Lá custa só R$ 2,00 o litro e é uma maravilha para comer na moqueca ou no bolinho de acarajé, frito no azeite de Dendê !! Hummm !! Ótimas lembranças !!!


Siga @viagemafora no Twitter
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...