01 julho, 2011

Seul, Coréia do Sul

Gyeongbokgung Palace
Hanok Village
 Rio Cheonggyecheon
Os Nokdu Bindaetteok (panquecas coreanas de feijão mung) delicioasa, por  4.000 e "Snack Sundae" linguiça coreana, que não tivemos coragem de experimentar, na Praça de alimentação Meokjagolmok.

A beleza e vida de Seul, não está em nenhum monumento importante, histórico e nem em muitas atrações turísticas, na verdade até tem poucas, mas está na rua, nas pessoas, no comportamento dos coreanos, na atmosfera da cidade... Está nos pequenos detalhes. A cidade é muito cuidada, tudo funciona mais que perfeito, metrô, trânsito, banheiros públicos limpíssimos e equipados por todos os cantos da cidade!! Todos os pontos turísticos sinalizados em inglês. Povo educadíssimo, bonito e fashion, aqui eles vivem a moda! Ah!! E as comidas feitas com total higiene! Sentimos aqui, uma cidade com muitos flashs de primeiro mundo, como sentimos em poucos lugares do mundo, mais do que até mesmo em lugares eleitos primeiro mundo realmente!! É um lugar da Ásia fora dos roteiros turísticos, mas tem muitos motivos para ser visitada, é imperdível!! Seul é boa demais, adoramos essa cidade!!
O país é extremamente seguro. Crianças com 7 anos de idade, voltando da escola, sozinhas, livres e soltas, de metrô. Mulheres deixam suas bolsas nos carinhos do supermercado, saem de perto, largam a bolsa lá, sem perigo algum de serem roubadas e de não encontrarem mais as suas bolsas no carrinho quando retornarem. Dentro do metrô em uma pratilheira, as pessoas deixam suas bolsas, pastas, computadores e compras em uma, sentam, cochilam, sem a preocupação de que na próxima parada, alguém pegara sua bolsa e num piscar de olhos sairá correndo com suas coisas!! É muito confortável estar em um lugar seguro!!
Os Coreanos são educados, mas não são os mais simpáticos da Ásia, são fechados, poucas vezes conseguimos roubar um sorriso deles, são bem na deles. Na China, por exemplo, são muito mais simpáticos e alegres com a gente e com eles mesmos!!!
Os Coreanos bebem muito, dizem que são os que mais bebem na Ásia, à noite sempre encontramos executivos, engravatados, tão bêbedos que chegam até cair na calçada!! Mas não é um ou outro não, são muitos!! Parece ser muito cobrados e a Coréia é dona de um alto índice de suicídio.
...Seul ficará para sempre em nossos corações!!
Lugares que valem muito a visita...
- Gyeongbokgung Palace, o maior e mais importante palácio de Seul. Tem troca de guarda diariamente das 10h00 às 15h00 a cada 1 hora cheia, exceto às Segundas. A entrada custa ₩3.000. O palácio é fechado às Terças para visita. www.royalpalace.go.kr. Veja aqui a história do palácio.
- Rio Cheonggyecheon, ele tem 2,6 km e foi pavimentado e coberto com uma avenida na década de 60 e 70 e felizmente descoberto, restaurado e reaberto em 2005. Ali esta a maior pintura de parede cerâmica do mundo, que se chama Banchado, foi tirado foto da original que era ali mesmo e foi feita uma reprodução real, relato ilustrado da visita de 8 dias, do Rei Jeongjo à tumba de seus pais, com sua comitiva. A painel tem 192 metros de comprimento. Ao final do riozinho, tem uma escada à direita, suba, e veja a cena de cima, é linda!
- National Museum, é o sexto maior museu do mundo, com um excelente acervo histórico! É fechado aos Domingos e feriados. Descer na estação de metrô Ichon, na linha 1 ou 4, na saída 2. www.museum.go.kr.
Seoul Tower, desça na estação de metrô Chungmuro, nas linhas 4 ou 3, saída 4. Quando sair da estação, logo na frente tem um ponto de ônibus, pegue o ônibus número 2 ou 5 que vão para torre. O cenário que se tem do ônibus é muito bonito! 
Para subir na torre custa ₩12.000 e lá vendem também bilhetes combinados com almoço e jantar com uma super vista da cidade lá de cima. 
Tem um cable car que custa ₩7.500 ida e retorno. O ponto de partida, está a 10 minutos de caminhada a partir da estação de metrô, informe-se lá. 
Para quem gosta de caminhar em parque, descer do metrô e ir a pé, é uma ótima pedida, o caminho é muito bacana!
www.nseoultower.com e www.cjncity.com
Bairro & Ruas que contam história
Cada bairro de Seul tem sua característica particular, conheça o máximo que puder, é uma delicia andar por eles e entender um pouco da vida da cidade.
- Hanok Village, vila de casas tradicionais da Coréia. Na Rua Gahoe-ro tem Hanok Village dos dois lados da rua. Descer na estação de metrô Anguk, número 128, linha 3, saída 2. A um quarteirão dali, tem um Tourist Information, passe lá e pegue um mapa da região!
www.bukchon72.comwww.rkj.co.krwww.seoul110.comwww.teaguesthouse.com,  para hospedagens no Hanok Village.
- Hongik University Área, muito legal, cheia de barzinhos, restaurantes, lojinhas e só gente bonita!! Metrô Hongik University, número 239, da linha 2, saída 5.
- World Trade Center Seoul, moderno e no centro da cidade, contrastando com as ruazinhas estreitas em Insadong, área de comércio tradicional, onde um artista de rua coreano nos remete à paciência típica oriental.
- Namdaemun, onde os coreanos compram seu Ginseng, outras raízes, plantas medicinais e temperos exóticos, da a culinária coreana. Não deixe de ir, porque lá é possível viver um pouco da cultura coreana tradicional. Além das raízes, ali também tem um monte lojas e barracas de comidas. Metrô Hoehyeon, número 425, linha 4.
- Itaewon, onde está a base americana, lotada de estrangeiros, principalmente americanos e turcos com os seus Kebabs, não gostamos muito! Ali tem excelentes opções de restaurantes, o bom é ir direto para um deles, mas não para bater perna. Seul tem bairros mais bacanas para passear!
- Insa-dong, é uma rua turística, cheia de lojinhas de souvenir, galeria de arte, e até uma galeria do Romero Brito. Metrô Anguk, número 328, na linha 3, saída 6.
Eletrônicos
- Rua Cheongpa-ro, rua de eletrônicos em Seul. Descer na estação do metrô Yongsan (pode ser linha 1 ou 4). Ali tem também a Etland, um super mega Shopping de eletrônicos. A Coréia e o Japão são os lugares mais confiáveis para comprar eletrônicos na Ásia, mas não achamos os preços tão bons. Os Estados Unidos continua sendo imbatível para eletrônicos! Dentro dessa estação de metrô também tem também o Shopping I'Park Mall e o enorme supermercado E-mart, se você é como nós que adora viver a experiência de ir ao supermercado em todos os lugares que vamos, vá porque é enorme tem de tudo e conseguimos ver ali, costumes diferentes dos nossos! Supermercado sempre nos proporciona essa experiência! É interessante!!
Mercados
Ir aos mercados é uma experiência incrível, não deixe de ir! Imperdível!!
- Gwangjang Market ou Kwang Jang Market, dentro do mercado tem a Meokjagolmok, a maior e melhor praça de alimentação em Seul, um beco rodeado por 200 barracas, agitado e barulhento, que vendem quitutes da cozinha coreana, muito empanado... tudo delicioso!  Experimente as Nokdu Bindaetteok (panquecas coreanas de feijão mung)! Uma experiência para ser vivida !! 
Dicas
- Dentro do Mercado Gwangjang existe um mercado de frutos do mar e peixes secos chamado Mercado de Jungbu, é super interessante, vale passar por lá.
- Na mesma estação, na rua também compramos sementes híbridas de frutas e legumes asiáticos, para plantar!
Como chegar: Estação de metrô Jongno 5(o)-ga, número 129, da linha 1, saída 8.
Shoppings
- Rua Cheongdam-dong, é aonde estão as lojas de marcas, região mais requintada da cidade!! A estação de metrô mais próxima é a Apgujeoag, linha 3, número 336. O metrô é um pouquinho longe do melhor pedaço da rua, se precisar ao descer do metrô pegue um ônibus ou um táxi para poupar a caminha e guardar energia para gastar na parte que interessa!
- Myeongdong, região de comércio, com ruas só para pedestres e com lojas da Zara, H&M... Também lotado de camelôs, bugigangas, e cópias de tudo quanto é marca. Uma loucura!! Descer na estação de metrô Myeongdong Underground Shopping Center, número 424.
Um roteiro bacana que fizemos a pé...
Comece no Palácio Gyeongbokgung, pegue o metrô de onde você estiver e desça na estação Gyeongbokgung, na linha 3. Depois de visitar palácio, já fora dele caminhe pela rua lateral a direita do palácio até chegar a Rua Bukchon-gil, entre nela, você estará no bairro de Bukchon, repare a sua volta, ali no caminho você encontrará várias opções restaurantes, cafés, pâtisserie, lojas moderninhas, galerias de arte... Você passará na frente do Tourist Information, aproveite e pegue um mapa do bairro. Continue em direção a rua Gahoe-ro até o Bukonon Hanok Village!! Tem dois Hanoks, um do lado direito e um do lado esquerdo da rua, está tudo muito sinalizado, mas também se precisar é só perguntar que quase todo mundo fala ou arranha o inglês e o melhor, sempre estão prontos para ajudar!! Depois de visitar os Hanoks, volte para Gahoe-ro, ande de volta para a direção da rua Bukchon-gil, cruze com ela e não saia da rua Gahoe-ro, ali ela apenas muda de nome para Rua Jaedong-gil, mas continue reto até chegar Insa-dong, são 20 minutos de caminhada lenta do Hanok até aqui! Depois de bater perna ali, entrar em tudo quanto é lojinha, comprar suveniers, chegando ao final da rua, você terá uma linda surpresa, você chegou no Cheonggyecheon, na parte de cima, com o cenário do lago e um monte de gente passeando, namorando ou relaxando por lá, desça as escadas e caminhe, contornado o “Banchado”, a maior pintura de parede cerâmica do mundo, vá até o final do córrego, na Plaza Cheonggye. Depois se aguentar, de lá vire a esquerda e você estará na rua Sejonj-daeropegue, ande dois quarteirões e você chegou a Prefeitura de Seul, um prédio nada demais, em frente, há uma praça enorme, onde sempre tem um evento acontecendo e os coreanos vão para torcer para Coréia na copa. Dê uma olhada rapidinha por ali, e vá ali pertinho ao palácio de Deoksugung e ao Museu de Arte Deoksugung, Ápos esse tour, cansadíssimos, demos o dia como encerrado, peguemos o metrô na estação City Hall e fomos embora!! Cansativo, mas delicioso!!
Dormir
Ficamos no Seoulwise Guesthouse, o Young, dono do hostel, é muito bacana, nós ajudou muito e fez nossa viagem pela Coréia ser muito melhor, dá várias dicas de passeios e tira todas suas dúvidas. O hostel é muito limpo, confortável e muito bem cuidado. O double room, com banheiro privado é ótimo, como um hotel 3 estrelas. Recomendamos muito!!
Transporte público
O transporte público é barato e eficiente. O metrô cobre quase toda cidade, mas na maioria das vezes é lotado de gente!!! http://info.korail.com
Use e abuse do metrô, uma viagem custa por volta de ₩1.000, mas quando se cansar, pegue um táxi, não é um preço absurdo!
Dicas
-  Não compensa comprar o Day Pass, dificilmente você usará 10 passes por dia e é mais ou menos isso que ele custa.
- Compre um cartão chamado T-Money, usado no metrô, ônibus e na maioria dos táxis. Ele dá desconto nas tarifas. É de sistema de recarregamento, mantém ele sempre carregado, e quando for embora, o valor que pagou do cartão é reembolsado.
Linkwww.nsubway.co.kr, mapa do metrô.
Viajando pela Coréia, partindo de Seul
Para...
- Gyeongju;
- Busan, cidade porto, grande e a segunda maior cidade da Coréia, se tiver tempo vale conhecer, mas não é imperdível;
- Ilha de Jeju;
- DMZ, tem um Day Tour que sai de Seul. Fica a 90 km de Seul, em direção da fronteira com a Coréia do Norte. Bom para conhecer um pouco da guerra entre a Coréia do Sul e do Norte e você estará na fronteira de dois países em guerra. Nós não fomos, mas deve ser interessante! O tour pode ser comprado aqui: www.cosmojin.com e telelefone que fala em Inglês 02.318.0345;
- Parque Seoraksan, a estação mais bonita para ir, é no outono! 
- Montanha de Diamantes Geumgangsan ou Kumgangsan, é um parque na Coréia do Norte, mas que é possivel visitar partindo de Seul, pela Coréia do Sul. Há dois anos está fechado para visita, via Coréia do Sul, porque o exercito da Coréia do Norte matou uma turista sul-coreana, mas a qualquer momento podem reabrir para visita e parece ser imperdível. Verifique !!
Linkhttp://visitkoreayear.com, free shuttle bus para as principais cidades turísticas.
Shows
Nanta
Jump
Outras dicas
- Quase em todo bairro tem um tourist information regional, passe lá, pegue um mapa do bairro e tire dúvidas!
- Quando for para Coréia, leve sempre, capa de chuva, guarda chuva , roupa de frio. O tempo aqui não ajuda! Quando não está frio, chove. E nós pegamos os dois juntinhos!! Estamos aqui em final de Maio e está 13°C e chove quase todos os dias.
Para onde vamos depois...
Vamos para Gyeongju, são dá para ir de trem (2 horas de viagem e custa ₩42) de ônibus (4h30 de viagem e custa ₩29) ou com o ônibus gratuito e super confortável (4h30 de viagem).
Links úteis
www.korea4expats.com, esse site foi feito para expatriados, mas tem um link para quem só visita. Tem muita coisa valiosa lá!
www.goway.com/asia/korea/ko_temple.html, templos por todo país
www.templestay.com, é o Temple Stay Center em Seul. Se você quiser dormir no templo, escolha o programa que mais se adequa ao seu estilo.
http://english.seoul.go.kr, dicas de museus e dos principais pontos turísticos.
www.homestaykorea.com, para hospedagem em casas de coreanos.
Manudoutroladodomundo, a Manu morou 1 ano na Coréia e tem ótimas dicas de lá.
- Nos na Coréia , o Renato e a Selma, moram na Coréia há 5 anos e tem várias informações e nos deram muitas dicas.
Uma Malla pelo Mundo, aqui a Lucia Malla que morou na Coréia por 3 anos e tem excelentes dicas!

Siga @viagemafora no Twitter

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...