11 agosto, 2011

A herança Holandesa na charmosa cidade de Galle, Sri Lanka


A Muralha do Forte
Fachada branca da Dutch Reformed Church
Loja  Exotic Roots


O Sri Lanka já foi colônia Portuguesa, depois Holandesa e por último Inglesa. E as marcas dos holandeses permanecem muito evidente aqui em Galle.
O melhor de Galle está dentro do Forte, construído pelos holandeses no século 17 e que guarda uma muralha muito bem conservada.
É uma delicia andar à toa, pelas ruas com casarões coloniais, cheio de lojas, restaurantes e hotéis charmosos para ter um belo jantar. Tudo arrumadinho, moderno, com decoração de bom gosto e com charme, muito charme!! E é tudo isso que faz a vinda até aqui valer muito!
A maioria dos hotéis são de estrangeiros. Ingleses, Australianos e Americanos estão comprando imóveis a todo vapor por aqui, mas estão restaurando-os, mantendo a originalidade e deixando o lugar ainda melhor.
Galle é de longe a cidade que mais gostamos no Sri Lanka!!

Essencial
- Explore as lojinhas, galerias de arte e museus espalhadas pela cidade, dentro do Fort;
- A fachada branca da Dutch Reformed Church, na Church Street, é linda!
- Ao amanhecer ou no final da tarde, caminhe pelo topo da muralha. A vista das praias fica ainda mais bonita quando o sol se põe no mar.

Hotel
Dentro do Forte é onde estão os melhores hotéis e é o melhor lugar para ficar. A cidade dentro do forte é pequena, como uma vila e é fácil de andar. Na baixa temporada não é preciso reservar, nós chegamos de reserva e foi tranquilo. Se não souber para onde ir é só pedir para te levarem na Pedlar Street.
Onde ficamos...
- Fort Dew Guest House, quartos muito confortáveis, limpos e bem localizados dentro do Forte. Recomendamos! Custa U$25 um quarto de casal, com a/c e banheiro com chuveiro com água quente, baixa estação e na alta sobe para U$50. www.fortdew.com

Pagando um pouco mais e se hospedando em um exclusivo hotel design...
- The Fort Printers. É um pequeno hotel, com apenas 5 charmosos quartos, decorado com muito bom gosto em um casarão colonial, todo reformado pelo proprietário inglês. A diária custa entre U$130 e U$150. Na Pedlar Street. www.thefortprinters.com
- Galle Fort Hotel www. galleforthotel.com

Pagando muito mais e se hospedando no melhor hotel de Galle...- Hotel Amangalla, um esplendido 5 estrelas. A diária varia entre U$400 a U$1.400. Mesmo se não se hospedar ali, vale conhecer, jantar ou tomar um café, o prédio é lindo. www.amanresorts.com

Comer
Tem vários hotéis com restaurantes bacanas, que você encontrará quando caminhar pelas ruelas dentro do Forte. Vale arriscar no que você quiser!

Aqui vão alguns que experimentamos:
- No charmoso hotel “The Fort Printers” tem um restaurante maravilhoso, tivemos um almoço e um jantar. Foi um espetáculo!
Nossa sugestão
Entradas: Salteado de Lulas U$9. E uma porção de mini samosas de vegetais com um especial chutney de manga U$7.
Pratos principais: Curry de camarão, com vários deliciosos acompanhamentos, inclusive, uma farofa de coco, com cebola, chilli, limão, uma combinação de ingredientes, inexplicavelmente maravilhoso U$15. Encomende sua lagosta fresquíssima pescada no mesmo dia, para o jantar U$25 (mas tem que encomendar pela manhã). Peça tudo com pouca pimenta, e ainda será bastante picante!
Dicas: Exatamente o mesmo cardápio e mais barato no almoço, do que no jantar. Tem Wi-Fi.
- Pedlar's Inn Café o melhor aqui é pedir um farto e lindo prato de frutas U$4, conectar a internet e relaxar na charmosa casa onde ele é. Comemos lanche, brownie e lassi (bebida indiana e yogurt e frutas) e não gostamos. Fica na 92, Pedlar Street.

Lojas
Na Church Street, tem várias lojas super charmosas, vão ai algumas dicas:
- Exotic Roots, na 32 da church street tem muitas coisas bonitas, de roupas a peças de decoração e talheres de ferro fundido, muitas da Tailândia;
- Olanda, vende de tudo, móveis, lindas mantas...
Os pescadores equilibrados, uma cena que só se vê no Sri Lanka, na praia de Koggala 

Os barquinhos coloridos, na praia de Weligama
Praia de Mirissa


Praias na redondeza de Galle...
...na rota Galle - Mirissa
- Pecadores equilibrados em estacas, na praia Koggala a 16 km e 30 minutos de Galle, a caminho para Mirissa. O melhor horário para assistir eles pescando é bem cedinho até 8h00 ou no final da tarde pescam para os turistas, em troca de algumas rúpias;

- Os barquinhos coloridos, na praia de Weligama. Mas não tem boa praia. Está a 40 minutos de Galle;

- Mirissa, a 1hora de ônibus, é uma delicia para passar o dia relaxando. Ali é também é uma praia para se sentir a vontade de biquíni, aqui no Sri Lanka não são em todas as praias que se vê mulheres de biquíni.

Para passar o dia...
Pegue uma das deliciosas espreguiçadeiras do Suduweli Beach Bar, que vale pelo lugar e pela bebida, mas não pela comida.
Para dormir por lá...
O Paradise Beach Club Mirissa, é um excelente hotel pé na areia, com ótima estrutura. Um double room custa entre U$50 com ventilador e U$80 com a/c, com café da manhã e jantar incluso. www.paradisemirissa.com
Dica: Ali é muito fácil chegar e encontrar várias outras opções de pousadas mais simples e barato.

Dicas
- Ficamos em Galle 2 dias e foi o suficiente. Um dia fomos às praias e no outro passeamos à toa por Galle, que para nós foi o melhor de tudo;
- A estação de trem e de ônibus estão uma ao lado da outra, ir dali para um lugar dentro do Forte de tuk tuk, custa U$1 ou Rs100.

De onde viemos e para onde fomos depois...
Viemos de Colombo. E depois de Galle fomos para Kandy. Pegamos o trem de Galle para Colombo, ás 10h50, foram 2 1/2 horas de viagem e custou U$1,80 (2ª classe).
Em Colombo pegamos outro para Kandy, ás 15h30, foram mais 2 1/2 horas de viagem e custou U$2,20 (2ª classe).
Também tem trens direto de Galle para Kandy, ás 14h30, são 61/2 horas de viagem e custa U$3,20.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...