15 agosto, 2011

Sri Lanka, a imperdível rota de trem, pelas belas plantações de chá


O que traz mesmo os turistas até aqui é o lindo cenário dos vales onde formam verdadeiros jardins de plantações de chá, que vão se revelando atrás de cada curva do lento trem
E as estupas budistas pelo caminho
As mulheres tamiles, colhendo folhas de chá


Em uma viagem de trem, é possível se deslumbrar com um cenário repleto de montanhas, formando verdadeiros jardins de plantações de chá! E ainda de brinde você poderá assistir de dentro do trem, as mulheres tamiles, colhendo as folhas, uma a uma, com as mãos. Uma rota imperdível!

O trecho com melhor cenário das plantações de chá 
Fizemos todo o percurso, fomos de Kandy até Ella. E o melhor trecho, com os mais belos cenários de plantações de chá, junto com várias cachoeiras, são as 2 horas de viagem na estrada que liga Hatton a Nuwara Eliya, 2 horas antes de chegar em Ella. É em Nuwara Eliya, que está a maior produção e a melhor qualidade de chá do Sri Lanka. Esse é o ponto alto da viagem!
Apesar do Lonely Planet sugerir que o melhor trecho para avistar as plantações de chá é entre Haputale e Ella, podemos dizer que não é. A viagem de Kandy até Ella, é muito cansativa (9 horas de viagem, incluindo o tempo da conexão, em um trem velho e desconfortável), a cidade não tem muita coisa para ver, além de pequenas cachoeiras e montanhas. E o pior, no trecho que liga Nuwara Eliya até Ella, se vê muito poucas plantações de chá.
Definitivamente, não compensa o esforço de ir até Ella. A não ser que você esteja indo de Kandy em direção ao Adam’s Peak ou a Costa Sul.
O melhor é fazer de trem o trecho que liga Kandy a Nuwara Eliya. Talvez, dormir em Nuwara Eliya 2 dias, seja uma ótima pedida. 
Fazer o trecho de trem é cansativo, os trens são velhos e lotados, mas é um cenário, com uma beleza sem igual e tem que ser feito de trem!! Vale muito!!
Dica: Para chegar a Nuwara Eliya, tem que descer na estação de trem Nanu-Oya. Ali é só pegar um tuk tuk e chegar a Nuwara Eliya, que está a 5 km.

Hotel em Ella
- Ella Holiday Inn, uma pousada legal, na rua principal. Custa U$35, um double room. Tels. +94(0)572228615/ +94(0)724656292. http://www.ellaholiday.com/
- Grand Ella Motel, é a melhor opção da cidade. Ali você pode ter seu café da manhã com uma vista incrível, para as montanhas. Custa U$80 um double room. http://www.ceylonhotels.lk/
Aqui é importante chegar com hotel reservado.
Sempre estão lotados e é difícil encontrar um lugar, nós não reservamos e tivemos que dormir em um lugar ruim! No final da tarde começa chegar muitos turistas para passar uma noite e no dia seguinte, pegam o trem pela manhã e seguem caminho ou para as praias que estão a 6/7 horas de ônibus daqui (não tem trens para o Sul). Ou para Kandy e região ou para Colombo. E então os hotéis ficam lotados, quase todas as noites.
Nós mesmos, chegamos em Ella 19h00, dormimos só uma noite e no outro dia fomos embora no trem das 9h47.
Trens de Ella para:
- Colombo, ás 6h43 e ás 9h47, são 9 horas de viagem e custa U$3,50;
- Kandy, ás 6h43 e ás 9h47, são 6 horas de viagem e custa U$2,40. Tem que trocar na Peradeniya Junction;
- Rambukkana (é a estação mais próxima de Pinnawala, a cidade do orfanato de elefantes), tem trens ás 6h43 e ás 9h47, são 7 horas de viagem e custa U$2,70;
- Matara (é a cidade mais próxima que chega trem, para ir a Dambulla) tem trens 6h43 e ás 9h47, são 71/2 de viagem e custa U$2,70. Fique esperto, porque ás vezes tem que trocar de trem em Kandy. 
Uma curiosidade 
Aqui e na região de Rize, na Turquia, plantam a mesma espécie (camelia cenensias), mas com técnicas de colheita diferente. Na Turquia colhem com uma tesoura grande e aqui no Sri Lanka, colhem as folhas, uma a uma com a mão.

De onde viemos e para onde vamos
Viemos de Kandy.
Depois de Ella, fomos para Dambulla. Pegamos um trem em Ella, para Matara (71/2 horas de viagem) e chegando lá pegamos um ônibus de 11/2 hora para Dambulla. Foi um longo e cansativo dia de viagem.


Na principal rua de Ella
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...