02 setembro, 2011

Nepal, uma esticada até Nagarkot...


As montanhas encobertas do Himalaia
As plantações de arroz pelo caminho em plataformas, acima
Mulheres do “Povo Sherpa”, um povo maravilhoso, simpático, que você encontrará no Nepal 

Um barbear tranquilo, pela manhã

... mesmo sem escalar, dá para chegar pertíssimo das montanhas.
Competindo com Dhuliklel (cidade fronteira com o Tibet) e com Kakani, Nagarkot é porém o melhor lugar para ver o Himalaya a partir de uma confortável sacada de um hotel.
Apenas a 32 km de Kathmandu, e a 20 km de Bakhtapur (1 hora de viagem), é uma vila cercada de hotéis, guest houses e plantações de arroz.

Mas fique atento com a época do ano para vir:
De Outubro a Março é a melhor época para ver a cordilheira do Himalaya. Se for nessa época, quase sempre você será recompensado com o belo cenário dos picos nevados. O melhor horário para avistar os picos de até 7400 metros de altura é ao nascer do sol, quando a chance do céu estar aberto é maior, porque logo depois as nuvens encobrem tudo e não se vê quase nada mais. Mas no outono e inverno o frio é intenso, então se for nessa época prepare as roupas quentes!
De Junho a Setembro, as nuvens são muitas, se misturam e encobrem as montanhas e a change de ter o belo cenário do Himalaya é mínima, na verdade quase impossível! Nós fomos em Agosto, acordamos com o nascer do sol é o que vimos foi o Himalaya coberto de neblina, a pontinha de uma montanha e um cenário verde e lindo das plantações de arroz, nada mais. Evite essa época para avistar o Himalaya.  

Como chegar aqui, partindo de Bakhtapur
São apenas 20 km e por volta de 1 hora de viagem, dá para ir de táxi ou de mini bus público/local (sai um a cada 30 minutos). Fomos de ônibus. É fácil de encontrar a "estação” em Bakhtapur, é só ir perguntando que te direcionam. O mini bus é padrão Ásia, mas dá para ir! Mas ainda é melhor ir de táxi, porque chegando lá ele te leva até o hotel e de onde o mini bus parou até os hotéis, tivemos uma longa caminhada!

Hotel
Os hotéis são longes um do outro e tudo é afastado do centro da vila, é um daqueles lugares que você chega no hotel é só sai de lá para ir embora, então é importante ficar em um lugar em que poderá fazer suas refeições.

Básico
- Hotel at the End of the Universecusta entre U$33 e U$88

Bem melhor, custando um pouco mais
- The Fort Resort, a diária custa entre U$75 á U$150 e o Club Himalaya Resort, com diárias a partir de U$80 e tem um excelente restaurante o Teahouse Inn.

Dicas
- Se for entre Outubro e Março vale dormir uma noite em Nagarkot, mas se for em outra época fora desses meses, definitavamente não vale ir até lá, sem ao vista dos picos nevados, ali não tem muita graça.
- Se quiser vir até aqui, só para ver o Himalaya (sem dormir aqui), pode sair cedinho de Kathmandu, vir direto para Nagarkot, ver as montanhas, depois ir para Bhaktapur, passar o dia lá e voltar para Kathmandu. É cansativo, mas dá para fazer, muitos fazem isso!

Preços das viagens de táxi e de ônibus...
- Bhaktapur para Nagarkot, de táxi, só ida entre Rs800 e Rs1.000/ U$11 e U$13,60
- Bhaktapur para Nagarkot, de ônibus local, custa Rs35/ U$0,48 por pessoa, só ida
- Kathmadu para Nagarkot e Bhaktapur, de táxi, com retorno para Kathmadu no mesmo dia Rs2.300/ U$31,50
- Nagarkot para Kathmadu, de táxi, só ida, Rs1.500/ U$20,50
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...