02 setembro, 2011

Ilhas Andaman, um paraíso na Índia


Praia linda + bangalô de bambu + preço de banana, perfeito!
Jeito indiano de tomar banho de mar
Bangalôs do Coconut Grove
Uma cama gostosa, mosquiteiro, um lindo visual do mar, a partir da janela do quarto e nada mais! Pra quê mais?
Bangalôs do vizinho, Emerald Gecko
Mercado de peixes, você compra o peixe aqui e o bar da frente prepara para você grelhado na folha de bananeira, uma delícia!!! O mercado funciona das 14h30 até o último peixe.



As Ilhas Andaman e Nicobar são longe de tudo, no meio do nada, entre a Índia e o Sudeste Asiático, a 1.200 quilômetros do continente indiano, mas bem perto da Tailândia e do Mianmar.  
Pouquíssimas pessoas no mundo sabem sobre o arquipélago. E mesmo tão próximas das movimentadíssimas Phuket, Phi Phi e Krabi, na Tailândia, as Ilhas Andaman continuam quase desconhecidas. O motivo? Provavelmente porque chegar em Andaman não é nada fácil, só se chega via Índia (de nenhum outro país), e partindo só das cidades Chennai ou Calcutá.
E o que atrai os poucos turistas, assim como nós, que em suas vindas a Índia dão uma esticada até aqui é o combinação praias bonitas, mar verde claro, com águas calmas, transparentes, praias vazias, quase desertas e exclusivas, sem ninguém por perto e cercadas de coqueiros. É um dos melhores lugares no mundo para mergulhar, graças ao seu isolamento, água clara e cristalina e também pelos seus magníficos corais e ainda com bangalôs de bambu, pé na areia, a preços de “banana”. Perfeito!
O melhor é combinar Andaman com a Índia! Apesar de um lugar precioso, viajar até aqui isoladamente, definitivamente não é um destino que justifica a vinda, o mar é o mesmo que banha as praias de Phuket, Krabi, Koh Phi Phi, na Tailândia, só que ao contrario de lá, quase sem turistas. O que muda são os bangalôs rústicos, o fato de estar em uma ilha na Índia e o orgulho e o prazer de ter vindo em uma ilha quase desconhecida pelo mundo, quase deserta e com pouquíssimos turistas.

Como chegar
Só se chega aqui partinho das cidades Chennai ou Calcutá, na Índia. São 2 horas de vôo de Chennai ou Calcutá até Port Blair, a capital de Andaman e chegando lá são mais 2 ½ horas de barco, para chegar à ilha de Havelock.  
O melhor é ir de avião. As cias aéreas locais Kingfisher, Jet AirwaysJet Lite e Air India, operam vôos diários até Port Blair, a capital das Ilhas Andaman. Pesquise também na skyscanner.

Quanto custa a passagem para chegar aqui?
De Chennai (Índia), custa por volta de U$350 ida e volta.
De Calcutá (Índia), custa por volta de U$445 ida e volta.
O preço da passagem, depende muito de quanto tempo com antecedência você irá comprar.  
Nós compramos com a Kingfisher, de Delhi- Chennai- Port Blair, ida e volta custou U$410 por pessoa, com taxas inclusas.

Qual ilha escolher?
O arquipélago tem 572 ilhas, apenas 36 são habitadas, mas turistas só tem permissão para ir em 12 ilhas para passar o dia (onde não é permitido dormir) e em apenas 10 ilhas para dormir.
Apesar de ter outras lindas ilhas, Havelock é o destino principal dos turistas, tanto dos estrangeiros, como dos muitos indianos, é a mais infra-estruturada, com hotéis, restaurantes... Nós fomos para Havelock

Algumas outras ilhas em Andaman... onde turistas podem ir
- Ilha de Neil está a 40 minutos de Havelock e 1h30 de Port Blair, a vida lá é muito mais calma, a ilha é menor e com menos infra-estrutura que a de Havelock, é linda também, mas bem mais rústica. Partem barcos de Port Blair diariamente as 6h30 e 11h30, a viagem demora por volta de 2 horas e custa Rs195/ U$4,30. 

- Ilha Jolly Buoy e a Ilha Red Skin, são dois excelentes destinos para snorkel, mas não são abertas para visitação o ano todo, é preciso checar! Turistas não tem permissão para dormir nessas ilhas, só é possível ir até lá para passar o dia. É preciso pegar um ônibus em Port Blair para a vila de Wandoor (29 km, em 1½ de viagem), de lá sai barcos para as ilhas. Da vila de Wandoor, partem barcos também para Mahatna Gandhi Marine National Park, mas turistas só podem ir lá com uma permissão adicional.

- Little Andaman, é ideal para surf. Tem somente um barco por dia, partindo de Port Blair, as 6h15, a passagem custa só Rs65/ U$1,42, (não conseguimos entender porque é tão barato, já que é tão longe), são de 7 a 8 horas de viagem e o barco está sempre lotado.

*Se você planeja ir em alguma ilha que necessita de permissão adicional, procure o Andaman & Nicobar Tourism Office, em Port Blair para todas as informações e para solicitar a permissão adicional. Não é sempre que autorizam e sempre tem um custo, por exemplo, a permissão extra para Mahatna Gandhi Marine National Park custa Rs50/U$1 para indianos e Rs500/U$11 para estrangeiros. 
Endereço: Rajbhawan Secretariat Complex, Kamraj Road – Tel. 03192.232579. Veja o site Tourism Andaman

Chegando ao aeroporto em Port Blair...
...e indo para a Ilha de Havelock.
Em Port Blair, é preciso passar pelo controle de entrada de turistas, preencher um formulário e pegar uma permissão especial de visita  para permanecer na ilha, válida por 30 dias, podendo ser renovada por mais 15 dias e assim ficar em Andaman por no máximo 45 dias, sem possibilidade de extensão. A permissão é gratuita.
Depois pegue um táxi ou tuk tuk (Rs100/ U$2,20) para o porto e lá pegue um barco para Havelock.

Barcos...
...De Port Blair para Havelock
Horários: 6h20, 11h30 e 14h00, são 2h30 horas de viagem. OBS: O barco das 11h30, passa na Ilha de Neil e demora 3h30.
Preço: Rs250/ U$5.50, com menos conforto e Rs350/ U$7,50, com mais conforto, mas os dois são com assento reservado.
Duração da viagem: 2h30

...De Havelock para Port Blair
Horários: 9h00, 14h00 e 16h30.

- Tem também o barco privado, o Makruzz, que é mais confortável e mais rápido, demora 1h20, as passagens custam a partir de Rs650/ U$14,20 e sai de Port Blair para Havelock às 8h30 e de Havelock para Port Blair às 16h00, mas na altíssima temporada às vezes colocam mais de um horário por dia. Importante: Funciona só na média e alta temporada, do final de Setembro a Maio, nos outros meses do ano não funciona.

- Na alta temporada tem também a possibilidade de ir para Havelock de sea plane (hidroavião), custa por volta Rs1.000/ U$22 por trecho. Pergunte os horários no aeroporto.

Dicas:
- Fique atento, porque os horários podem alterar!
- O melhor é pegar, qualquer barco, qualquer categoria, o primeiro que tiver, para não precisar dormir em Port Blair.
- Para o retorno de Havelock para Port Blair é importante comprar a passagem com antecedência, porque é sempre lotado, mesmo na baixa temporada e o risco de não ter lugar é grande! A bilheteria do porto de Havelock abre só das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 15h00.
- Passagens antecipadas só são vendidas com no máximo 3 dias de antecedência.

Em Havelock…

Hospedagem
Opções de hospedagem não faltam por aqui, aqui vão algumas...

Dormindo em um bangalô de bambu, rústico e charmoso, no estilo do local
- Coconut Grove, é na praia 5, vizinho do Emerald Gecko, excelente opção para dormir em harmonia com o local, pagando uma pechincha. O quarto tem seu charme, apesar de simples e o melhor, está a poucos passos da praia 5. A diária custa Rs200/ U$4,38 na baixa e Rs400/ U$8,76 na alta, sem café da manhã.
- Emerald Gecko, é na praia 5 e o charme dali está no chuveiro que é ao ar livre. A diária custa desde Rs1.100/ U$24, sem café da manhã.

Dormindo com um pouco de conforto...
Barefoot Resort, é considerado o melhor hotel da ilha e o único da praia 7, mas não é pé na areia, esta a 200 metros da praia e se hospedando ali, você estará longe de tudo, super isolado, a 9 km do centro e da praia 5, só terá a vantagem de estar na praia 7!
A diária custa a partir de Rs4.500/ U$99, com café da manhã
- Wild Orchid, bangalôs de madeira, na praia 5, com diárias de Rs3.500/ U$77, na baixa e Rs7.000/ U$153, na alta, com café da manhã. Para quem quer ter um pouco de conforto, é a melhor opção da ilha, pela combinação, do quarto, hotel, localização e praia. Tudo perfeito!
- Sea Shell, é na praia 2, os quartos são excelentes, um dos melhores hotéis da ilha. Mas uma pena que a praia não é legal, cheia de pedras e não dá para tomar banho. Mas se o conforto do quarto e a beleza do hotel forem mais importantes que dormir em uma praia legal, essa é uma excelente opção. São 2 km da praia 5 e com uma scooter em 10 minutos você estará em uma praia linda. Diária a partir de Rs4.000/ U$87,60, na baixa dá para ter até 25% de desconto, com café da manhã. E-mail: info@seashellhavelock.com 

É bom saber...
- Na alta reserve antes, tudo fica lotado. Na baixa é super vazio, dá para chegar, barganhar e ficar. Mas olhe antes o preço na internet, ligue para o hotel, chegue aqui sabendo quanto custa, para que o tuk tuk que te levou, não leve comissão na diária do seu quarto!
- O melhor é se hospedar na praia 5, a praia é linda, deliciosa para banho e com um mar calmo. Está perto de tudo, do centro, restaurantes, mercadinhos...
- Alugando uma scooter, é fácil se locomover, então qualquer lugar que você ficar é tranquilo, a diferença é que dormindo na praia 5 você estará pé na areia, de uma praia linda. A praia 7 é longe, são 9 km do porto e das praias 3 e 5.
- Todos os hotéis, até os melhores não tem chuveiro com água quente, a ilha tem um grande problema de contenção de energia. Mas se isso for uma exigência, provavelmente eles providenciam baldes de água quente, para um banho de canequinha!

Comer
Os preços dos bons restaurantes são muitos similares entre eles, não alteram muito, uma refeição para 2, com bebidas custa por volta de Rs700/ U$15.
- Red Snapper, o restaurante do Wild Orchid Resort, ali tem um delicioso peixe ou camarão com curry e leite de coco (300 rúpias/ U$6,50) e outros pratos muito bem feitos, foi o melhor restaurante, com as mais saborosas comidas que tivemos na ilha!
- Barefoot At Havelock Resort Restaurant, tivemos ali um almoço, a comida é mediana, nada imperdível! Esperávamos mais por ser no melhor hotel da ilha! 
*Antes o restaurante do resort era o famoso italiano Mahua, na frente da praia 7, mas ele fechou em 2009. Agora o resort tem um restaurante lá dentro, que não se chama mais Mahua e também não é mais cozinha italiana exclusivamente. A chef italiana, continua no comando, só que agora mais eclética, com pratos indianos, thai, italiano, do mediterrâneo, café da manhã e de tudo um pouco! Talvez a mudança prejudicou a qualidade!
- B3, um restaurante com chef e dono suíço, ao lado do porto, serve pizzas feitas no forno a lenha, super bem falada por aqui. Mas é legal na alta temporada, porque na baixa o suíço provavelmente volta para sua terra e o restaurante fica quase abandonado.

As Praias de Havelock...

Radhanagar Beach ou Praia 7
É a mais famosa e para onde todos os turistas vão, tem ondas e uma praia longa. Famosa por ter sido eleita a melhor da Ásia pela revista Time, é muito bonita, mas a melhor da Ásia é um pouco demais!

Praia 5
É onde está a maioria dos hotéis, é linda, tem um mar calmo, sem onda nenhuma, parece uma piscina. Deliciosa para estender uma canga na areia, ficar ali à toa e quando der vontade, cair no mar.
*No mapa está entre a village nº 3 e a Kalapathar village.


Praia do Elefante, a Elephant Beach
É a melhor praia para fazer snorkel. Para chegar lá por terra, é no caminho para a praia 7 e é preciso caminhar em uma trilha por 40 minutos, mas se chover fica quase impossível fazer a trilha, como nos meses de Julho a Setembro, quando fica tudo alagado. O melhor é ir com os barcos que levam para fazer snorkel.

Praias 2 e 3
São cheias de pedra não dão banho.

*a distância da praia 3 e 5 até a praia 7 é em torno de 9 km.

Mergulho, snorkel e pescaria no mar... Quem leva?
- Snorkel e pescaria no mar, podem ser negociadas no porto com os próprios donos dos barcos ou nos hotéis. Cobram Rs3.000/U$66, por meio dia de snorkel, nos melhores pontos, a Elephant Beach e no Lighthouse e Rs4.000/ U$88 por 1 dia de snorkel + pescaria. Esses preços não por pessoa e sim pela saída do barco para até 7 pessoas.
- Para quem mergulha aqui é o paraíso.
Aqui vão três boas operadoras, super profissionais e com bons equipamentos:
Andaman Bubbles, fica no Wild Orchid Resort, na praia 5.
Dive India, na praia 5.
Barefoot Scuba, está na praia 3. Cobram Rs1.200/ U$26,30 por pessoa, para snorkel em 2 pontos de sua escolha entre Elephant Beach, Aquarium ou Lighthouse. E por um dia com 2 mergulhos, cobram Rs3.500/ U$76,65.

Como se locomover na ilha
O melhor é alugar uma scooter (Rs200/U$ na baixa e Rs250/U$ na alta, por dia, as informações pelo caminho são fáceis, tem sinalização, mas na dúvida é só perguntar pelo caminho Tem também quem prefere alugar bicicleta ou se locomove de tuk tuk, que cobra por volta de Rs200/ U$4,40 do percurso da praia 5 a praia 7 e Rs100/ U$2,20, do porto até a praia 5, ás vezes um pouco menos.
* Para percorrer a ilha toda pelo asfalto, do porto ou da vila principal até a Praia 7, são 12 Km e da praia 5 a praia 7, são 9km.

Rajan, o famoso elefante que nada na praia 7, em Havelock...
Hoje o Rajan está sob os cuidados do Barefoot At Havelock Resort, que paga um salário mensal para o seu dono. Se quiser nadar e tirar fotos com Rajan é só ir ao Barefoot Scuba, na praia 3 e agendar um encontro com o bichão. O show está prontinho para o turista. Mas tem um detalhe: ele só gosta de nadar em mar calmo, senão nada feito, ele não entra! Na ilha de Havelock só exitem 3 elefantes e só o Rajan sabe nadar. Segundo contam os funcionários do resort, quando Rajan era bebê, aprendeu a nadar com a sua mãe que transportava madeiras entre as ilhas de Andaman e Nicobar. 
Só o Barefoot Scuba, vende o atrativo, porque o elefante é dele, leia-se: eles alugaram o elefante. Custa Rs9.900/ U$220 para nadar ou fazer snokel com Rajan e Rs10.900/ U$240 para mergulhar com Rajan!

A melhor época para ir
Abril e Maio, são os melhores meses para ir, perfeito! Não chove, os preços já começam a diminuir, não é super lotado de turista e os Israelenses não estão mais por lá.
Junho á Agosto é baixa temporada, tudo fica vazio, os preços caem pela metade, é a época mais barato do ano, mas chove muito. Fomos no final de agosto, choveu todos os dias, quase o dia todo e aproveitamos muito pouco. Evite essa época!    
Setembro, Outubro e Novembro, a chuva diminui, os preços já começam a subir, mas ainda estão mais baixos que na alta temporada e ainda não é super lotado de turistas, são bons meses para vir. Mas os Israelenses começam a chegar/invadir e eles são muitos por aqui, onde eles ficam não dá para ficar, pelo barulho que fazem com musicas altíssimas e sempre estão em muitos e juntos!
Dezembro á Fevereiro é altíssima temporada, tudo fica super lotado e os preços dobram.

Dicas
- Port Blair é feia, só fique ali o necessário.
- Não deixe para sair da ilha no mesmo dia do seu vôo, é melhor ir embora um dia antes e dormir em Port Blair, pode acontecer algum imprevisto com o ferry e você perder seu vôo. Afinal, lembre-se que você estará na Índia.
- Ficamos em Havelock 5 dias inteiros, que são suficientes. Mas se você tiver interesse em conhecer outras ilhas, reserve mais dias!
- Em Havelock tem ATM/cash points, para sacar dinheiro. Não tem Wi Fi, mas tem algumas lan houses com internet lenta. 
- Se estiver em Chennai só em trânsito, porque seu vôo para Port Blair partirá na manhã seguinte e não quiser ir para a cidade, no aeroporto de Chennai tem uma sala do governo indiano com camas limpas e super confortáveis em quarto coletivo, homens e mulheres separados, com direito a chuveiro com água quente e ar condicionado, tudo muito limpo, apesar de simples, é ótimo para descansar ou dormir naquela noite de trânsito sem sair do aeroporto. Procure a sala do gerente do aeroporto e compre o serviço com ele, custa Rs700/ U$15,30, por uma cama e banho quente.  

Link
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...