28 setembro, 2011

A vida no Delta do Rio Mekong, Vietnã

Acordamos às 6h30 para visitar o mercado flutuante Cai Rang, o mais animado do Delta, tem que ser visitado bem cedo. Depois das 10h00 o movimento termina, pois o sol é muito forte.


Com suas águas barrentas, o rio Mekong, percorre 4.500 km, por 6 países. Nasce no Tibet, passa pela China, Myanmar, Laos, Tailândia, corta todo o Cambodia e no extremo sul do Vietnã se divide em vários canais, criando o gigante e cheio de vida, Delta do Rio Mekong. E é aqui, no Vietnã que termina o seu trajeto, desembocando em 9 pontos diferentes no mar do Sul da China.
Se você estiver em Ho Chi Minh, aproveite para fazer esse passeio. Para nós foi um dos pontos fortes do Vietnã.

A região ainda conta história da guerra...
Foi nesta região, que a guerra do Vietnã mais se concentrou. E uma cena que nos impressionou bastante, foi a enorme quantidade de túmulos no meio dos arrozais pelo caminho. O ônibus ia andando e era possível imaginar a quantidade de pessoas que morreram na guerra, naquele lugar.

Como ir
A maneira mais fácil e barato de conhecer o Delta do Mekong é comprando um dos tours que as agências de viagem de Ho Chi Minh oferecem, vimos 6 diferentes passeios sendo vendido para o delta do Mekong. Escolhemos um de 2 dias,  dormindo na cidade de Cantho,  para podermos estar logo cedo no maior e mais animado mercado flutuante do Delta, mercado de Cai Rang, que funciona apenas pela manhã.
Dica: O melhor trecho do Delta Mecong é ao sul do Vietnã, portanto se estiver no Cambodia o melhor é vir direto para Ho Chi Minh e fazer o passeio apartir daqui, é mais barato e mais bonito.

Funciona assim...
Saimos de Ho Chi Minh de ônibus ás 8h30, fomos para a cidade de My Tho (2 horas de viagem), lá passamos o dia fazendo vários passeios de barco, foram barquinhos, barcões, barco a remo... almoços ali e por volta das 15h00, fomos para Cantho ( mais 2h30 de viagem), dormimos lá e no outro dia, saimos cedinho para o Cai Rang Floating Market, depois durante todo o dia, mais passeios em barquinho e a tarde voltamos para Ho Chi Minh. Foi perfeito, muito organizado e com super aproveitamento. Recomendamos fortemente o passeio de 2 dias.

Quem vende o passeio em Ho Chi Minh
Compramos no hotel, mas quem realizou o passeio foi a Tuan Travel, fica na 32, Bui Vien Street. Email: nguyenvantuan@yahoo.com. Custa U$19 por pessoa, incluindo almoço no primeiro dia, hospedagem e café da manhã.
Dicas:
- Tem passeios de vários preços. No mesmo ônibus, junto com a gente, no mesmo programa, haviam pessoas que pagaram diferentes preços e até absurdos como U$75 por pessoa, para fazer exatamente o mesmo passeio e junto com nós. Então pesquise, se não quiser pagar mais.
- Quem quiser, tem a possibilidade de pagar mais U$5 para jantar e dormir na casa de locais, chamam de home stay. Quem foi gostou. Nós dormimos no hotel, achamos que é mais confortável.

Siga @viagemafora no Twitter
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...