27 setembro, 2011

Ho Chi Minh, a antiga Saigon, no Vietnã

Catedral de Notre Dame
 Central Post Office
 Nhà Hàng Ngon Restaurante

Ho Chi Minh, a antiga Saigon, é a maior e mais desenvolvida cidade do Vietnã. Não espere encontrar uma cidade espetacular ou charmosa, mas é bacana, mesmo sendo enorme, com 5,4 milhões de habitantes, um trânsito absurdo de motos e poucos atrativos “uau”.
A cidade e a região guarda ainda marcas e histórias de uma guerra recente. Foi aqui, na parte sul do país, que aconteceu a Guerra do Vietnã entre 1959 à 1975.
Além de ser interessante passar uns 2 dias na cidade, é dali que parte, a imperdível trip para o Delta do rio Mekong. Aproveite!
Onde ir na cidade
- Ben Thanh Market, é o mercado central, vendem de tudo, roupas, artesanato... E se você é daqueles que come de tudo, ali tem várias baraquinhas de comida, com banquinhos de plástico minúsculo para sentar, quase sentando no chão, com comidas até atraentes, mas declinamos!
- No centro histórico, em torno da Catedral, Central Post Office e do Ópera tem muitos restaurantes, cafés e lojas descoladas. Explore a pé o quadrilátero das ruas Pasteur, Nguyen Thi Minh Khai, Dong Khoi é uma delicia caminhar a toa por ali.
- Palácio da Reunificação, o Reunification Palace, lá está a sala onde foi assinado a rendição de Saigon e a reunificação do sul e norte do Vietnã, depois que o Estados Unidos deixou o país, marcando oficialmente o final da guerra, em 1975.
Está aberto das 7h30 ás 11h00 e das 13h00 ás 16h00 e a entrada custa 30.000VND (U$1,50). www.dinhdoclap.gov.vn
- Museu dos Remanescentes da Guerra.
Passeios na região, que partem de Ho Chi Minh
- Delta do rio Mekong
- Cu Chi Tunnels, sâo os túneis que os Viet Cong (guerrilheiros do Vietnã do norte) usaram para acessar e controlar uma grande área rural, a apenas 30 km de distância de Saigon. Hoje é possível visitar para deles.

Dormir
Ficamos próximo a rua Bui Vien, no distrito 1, chamado também de “backpackers area”, apesar de ser a região que concentra todos os tipos de turistas. O bom de ficar ali, é que tem tudo que nós turistas precisamos! É facil de chegar e sair, é onde param os ônibus que vem do Cambodia ou mesmo do Vietnã, tem todas as informações que precisamos para viajar pelo Vietnã, agências que vendem os passeios, restaurantes, mercadinhos, restaurantes, Pizza Hut e um monte de guest houses com Wi-Fi. Dali dá para ir a pé aos atrativos, em menos de 30 minutos de caminhada.
O bom daqui também é que falam um pouco de inglês, encontramos pessoas que ficaram em regiões fora daqui e não gostou porque ninguém falava inglês e só tinham asiáticos hospedados lá. 
Ali, não faltam opções de hotéis e guest houses!
Nos ficamos no ...
LY Guest House, 24B, Alley 84 na altura do 84 da Bui Vien Street. A diária custou U$12, em quarto super espaçoso, muito limpo e com Wi-Fi gratuito. É da mesma família proprietária do 96 Guest House, e a Proprietária Hanh, fica no 96 Guest House, fala inglês e nos ajudou em tudo que precisamos de informação. Email: hanhbtx@yahoo.com


Comer
A nossa sugestão de restaurante ali é o Nhà Hàng Ngon, na rua Pasteur, 160. Cozinha Vietnamita, é cheio de estrangeiros e muitos locais. Experimente o Bánh Hoi Chao Tôm Cuôn Bánh Tráng, é uma massa de camarão envolvida na cana de açucar e junto acompanha folhas de arroz, para fazer uns rolinhos com legumes, passando em um molhinho delicioso de pimenta adocicado! E o Cha Giò, é um fried spring rolls com ervas e molho de peixe. 
    
Táxis confiáveis em HCMC
É impressionante a esperteza do vietnamita, adulteram até os taxímetros para rodarem em alta velocidade... O melhor é pegar táxis confiáveis ou caso contrário se você já tiver uma idéia do preço da corrida (pergunte no hotel) negocie antes.
Os táxis Vinasun são mais “confiáveis”.
O nosso caminho, de onde viemos e para onde fomos depois...
Viemos de Phnom Phen, foram 6 horas de viagem de ônibus e custou U$8,00. Não tivemos nenhum problema para atravessar a fronteira por terra entre Cambodia e Vietnã e já tínhamos o visto. O visto para o Vietnã, tem que ser pego antes, pelo caminho (é até melhor e mais barato pegar no Cambodia) ou se for no Brasil enviar os documentos para Brasilia, não tem visto na chegada (visa on arrival). 
E depois fomos para Mui Ne, de ônibus, foram 6 horas de viagem, a estrada é asfaltada e boa para padrões asiáticos. A passagem custou U$5.
Dica importante: nós fomos com a empresa de ônibus chamada Hanh Café, além de ter péssima qualidade, não é segura, foi roubado de dentro do ônibus, a câmera e lap top, de dentro da mochila de um turista! Então não compre passagens com ela de jeito nenhum, pelo menos no seat bus, onde vão muitos locais, o sleeper bus é mais turístico e talvez seja melhor! Sugerimos a empresa de ônibus chamada Puta-Phuong Trang Group, que usamos em outros trechos e foi boa.
O preço das coisas por aqui...
...os mais baratos na Ásia 

- 1 cerveja Saigon = 10.000VND /U$0,50
- 1 chopp = 5.000VND/ U$0,25
- 1 quarto em uma Guest House, com banheiro, água quente, A/C, Wi-Fi gratuito no quarto, sem café da manhã = 250.000VND/ U$12
- 1 chapéu de cone Vietnamita = 17.000VND/ U$0,82
- 45 minutos de massagem nos pés = 70.000VND/ U$3,20


Siga @viagemafora no Twitter
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...