31 outubro, 2011

Luang Prabang, no Laos, um lugar prá lá de especial

Casarões coloniais, herança da época em que o Laos foi colônia francesa, até 1945.
Ronda das Almas, quando os monges percorrem logo cedo, as ruas da cidade descalços recebendo as oferendas dos moradores. Que será a comida deles, do dia!

Mercado noturno, simplesmente o mais gostoso da Ásia
O delicioso e imperdível peixe do rio Mekong, na brasa

Sabe, uma cidade que você chega e a primeira coisa que se nota é a tranquilidade e a paz, tanto no contato com as pessoas como na atmosfera da cidade, foi assim que nós acabamos ficando 6 dias por aqui. Sabemos que um pouco desse sentimento veio devido ao fato de estarmos vindo do Vietnã, que apesar de lindo e cheio de lugares lindos para ver, não é um lugar relax total e boa parte das pessoas são rudes.
Luang Prabang já foi capital e é hoje uma cidade pequena, com menos de 30 mil habitantes, cercada pelo grandioso rio Mekong de um lado e o Rio Khan do outro, rodeada por montanhas verdes... E mesmo recebendo tantos turistas, depois que o Laos abriu para o turismo em 1989, Luang Prabang ainda mantém um ritmo de vida tranquila e original com sempre foi... Com seus monges legítimos e "estagiários” de monges, que vem de todo o país para viver como monges, sempre circulando pelas ruas e pelos templos antigos e maravilhosos. Essa é uma das cidades mais incríveis do Sudeste Asiático, um lugar que nos encantou muito! 

Ronda das Almas
Não tenha dúvidas, vale muito acordar de madrugada para ver a emocionante “ronda das almas”, um ritual budista que acontece todos os dias entre 5h30 e 6h20 da manhã. É quando os locais oferecem comida às centenas de monges que humildemente se enfileram, descalços para receber as ofertas. O ritual se concentra mais na Chao Fa Ngum, a rua da feira e na redondeza, passam por ali entre 5h40 e 6h20. É tão lindo que fomos 2 vezes.
*As mulheres devem estar vestidas apropriadamente, cobrindo ombros e joelhos.

Templos
São por volta de 36 templos e mais de 300 monges que vivem nos templos e circulam pelas ruas de Luang Prabang.
Não deixe de ver...
- Wat Xieng Thong é o templo mais antigo de Luang Prabang. A partir de sua escadaria, tem uma boa vista do rio Mekong. A entrada custa 20.000Kips/ U$2,50.
- Phu Si, localizado em uma colina no meio da cidade de onde se tem a melhor vista da cidade, dos templos e uma vista incrível dos dois rios. É um ótimo lugar para ver o por do sol. Vale a pena encarar a subída dos 328 degraus que leva até ele. A entrada custa 20.000Kips/ U$2,50.

Os imperdíveis rituais nos templos
- Escolha um templo para assistir os monges cantando... Acontece todos os dias ás 4h00 da madrugada e ás 16h00, em muitos templos.
- No templo Vat Sop, vários monges em sincronia um com o outro tocam sinos e tambores. Isso acontece por 7 dias sim e 7 dias não, sempre começa exatamente ás 16h00, no templo Vat Sop juntamente com os templos vizinhos. Felizmente estávamos lá nos 7 dias que acontece e ainda estavamos recebendo massagem no Spa L' Hibiscus, na frente do templo, exatamente ás 16h00 e receber massagem junto com esses sons, foi uma experiência única! Voltamos lá no dia seguinte e assistimos todo o ritual, é de arrepiar! Se você tiver sorte de acontecer durante sua estada, viverá um momento incrível! Tente! IMPERDÍVEL!!!


Outros lugares para ir...
- Museu do Palácio Real. O Palácio foi construído em 1904 para ser a residência do rei Sisavang Vong. A monarquia foi abolida em 1975, mas está no museu os móveis e os objetos pessoais da família real do Laos. Está lá também a imagem do Buda Prabang, toda feita em ouro, prata e bronze, que teria dado o nome à cidade. Fica na rua Ho Kham, a entrada custa 30.000 kip/ U$3,80.
 e é aberto todos os dias das 8h00 ás 11h30 e das 13h30 ás 16h00 (fecha as Terças).
- No final de tarde, cruze a antiga ponte de ferro vermelha sobre o Rio Khan e de brinde talvez você veja os monges tomando banho lá embaixo.
- Passeie à toa pelas avenidas a beira dos rios Mekong e Khan.

Cachoeiras
Os hotéis, guest houses, agências e os tuk tuk na rua vendem os passeios, é fácil...
- Passeio de elefante combinado com trekking.
- As cachoeiras de Tat Kuang Si, tem várias piscinas calcárias de água azul transparente que descem de uma queda principal nas montanhas. Está a 32 quilômetros de distância, são 40 minutos por um caminho que corta montanhas, vilarejos e arrozais. Custa U$5 por pessoa.
Dica: Todos os passeios saem por volta das 13h00 e isso cria um congestionamento nas piscinas, se quiser fugir do movimento, negocie com um tuk tuk para te levar de manhã e combine também o tempo que você quer ficar lá (3 horas são suficientes).

Para ver pôr-do-sol
- A beira do Mekong
- Do alto do Mount Phousi, de onde se tem a melhor vista da cidade! Chegue antes das 17h00.

Night Market
- Acontece na rua principal, paralela ao rio. É um dos mais gostosos do Sudeste Asiático, as vendedoras são amáveis e não são insistentes, deixam olhar as coisas em paz, uma delícia, fomos todos os dias. Tem carteiras, colchas e almofadas bordadas a mão, pratarias, bolsas rústicas, luminárias, bules de porcelanas...e os preços são excelentes. Funciona todos os dias das 17h00 as 21h30.
Dica: Experimente o peixe assado na brasa, peixe de água doce, cultivado ali mesmo no rio Mekong. É o melhor peixe na brasa que já comemos! Custa a partir de 20.000 kips/ U$2,50.

Massagem
O Spa L' Hibiscus, é todo arrumadinho e tem ótimas massagens. Uma hora de "Lao Massage" ou de "Foot Massage" custa U$7, são deliciosas! Recomendamos!
Endereço: 03/45 Sakhaline Road. Na frente da Vat Sop.

Dormir 
O lugar melhor localizado e mais badalado para dormir é na região da Sakkarine Road (a rua principal), ali tem muitos hotéis e guest houses.
Nós ficamos: No Villa Aphay, super limpo, quartos ótimos com Wi-Fi, A/C, banheiro privado, água quente. Não está exatamente no centro da cidade, mas são só 10 minutos de caminhada até lá, que é gostoso, tranquilo e silencioso. E ainda vende passagem e passeios, por preços honestos.
A diária custou 80.000 Kip é preciso pechinchar, sempre pedem mais.
Endereço: Ban Aphay, uma ruazinha, travessa da Phommathat, e no caminho para o conhecidíssimo Utopia Bar. Email: somkhit87@hotmail.com

Se você hospedar ali, aqui vão algumas dicas:
- Na rua Phommathat, quase na esquina com a rua Phousi, exatamente ás 5h30 passam muitos monges para receber donativos e o melhor dali é que são os locais que oferecem as comidas, não é nada turístico. Assista ali e depois siga para Chao Fa Ngum (rua da feira), dá tempo para ver muito mais.
- Na rua Phommathat, quase em frente à entrada para a ruela da guest house e ao lado escola, tem um carrinho escrito “crepe” e junto tem um restaurante que serve bons fried rices e fried noodles, por inacreditáveis U$2.

Para comer e beber
- Não deixe de comer o peixe assado na brasa que é vendido no night market. Não tenha medo é simplesmente o melhor peixe na brasa do mundo. Custa a bagatela de 30 kips o maior e 20 kips um menor. Foi a melhor comida que tivemos na cidade.
Tamarind Restaurant, experimente as entradinhas chamadas Dipping Platter ou o Five Bites, um mix de pastas (38.000kip), acompanhado por Sticky Rice (arroz grudento) e o delicioso Khai Pene (algas desidratadas crocantes com gergelim). Experimente o delicioso Nam Mak Tan, um suco de Jujube (ameixa) com leite de coco (11.000kip). Como muitos outros restaurantes na cidade, oferecem também aulas de culinária.
- Utopia restaurante e bar, o lugar é gostoso e bonito, está a beira do rio Nam Khan e tem uma das melhores vistas da cidade. Para chegar, vá até o bar Hive, vire para a rua Phommathat e siga as placas até o Utopia. Não deixe de ir!!
- Depois das 23h30 tudo fecha na cidade e só funciona um boliche local, o
“bao ling”, a 10 minutos do centro e é onde se encontram os turistas mais animados, os bêbados, as prostitutas…. Diferente, estranha, mas divertida experiência... Pegue um tuk tuk!

Visto
Tem visto on arrival, na chegada. Nós pegamos o nosso no aeroporto de Luang Prabang, foi rápido e pagamos U$30 + U$1 de taxa de serviço e uma foto 3X4 (no formulário pedem outro tamanho, mas demos uma 3X4 e aceitaram). Europeus pagam U$35.

De onde viemos e para onde fomos depois...
- Viemos de Hanoi, no Vietnã, de avião, compramos a passagem com a Vietnã Airlines mas quem operou o vôo foi a Laos Airlines, a passagem custou U$210 por pessoa/por trecho.

- Depois fomos para Vang Vieng, o caminho entre Luang Prabang e Vang Vieng é montanhoso, muito verde, com florestas e plantações de arroz, vale fazê-lo por terra e de dia, é lindo. Foram 7 horas de viagem, com algumas paradas pelo caminho e a passagem custou 110.000 Kip/ U$13,70 de Van.
Importante: A estrada entre Luang Prabang e Vang Vieng é cheia de curvas, então se você é sensível e sente enjôos em situações como essas, traga um remédio.

A melhor época para vir...
Entre o meio de Outubro e Abril, não chove, é a época de seca e é quente.
De Maio a até o meio de Outubro é a época úmida e chove.
De Novembro a Março pode ser um pouco frio.

Quanto dias ficar
Ficamos 6 dias, estava uma delicia, descansamos e dava para ficar até mais. Mas 3 dias é o que suficiente para conhecer tudo muito bem. A cidade é bem pequena e dá para fazer tudo a pé ou de bicicleta.

Se quiser contratar um agência
A Exotissimo é super indicada. www.exotissimo.com

Dicas
- Alugue uma bicicleta por 20.000Kips/ U$2,50, a cidade é plana e gostosa para passear de bicicleta.
- As coisas aqui são baratos, mas um pouco mais caras comparado com seus vizinhos, Vietnã e Cambodia.
- A rua principal tem 3 nomes, começa se chamando Sakkarine, depois vira Sisavangvong, depois torna-se Chao Fa Ngum e termina com o nome de Phothisarath.
- É possível ir para China, partindo de Luang Prabang para Luang Nam Tha (cidade fronteira do Laos com a China) são 8 horas de viagem e a passagem custa por volta de U$15. De Luang Nam Tha, pega outro ônibus para Jinghong (China), custa por volta U$15 e são mais 6 horas de viagem. Se informe nas agências de Luang Prabang.


Siga @viagemafora no Twitter

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...