29 outubro, 2011

Vietnã, dicas úteis


Dicas de sobrevivência para atravessar a rua no Vietnã
Ande, nunca corra!!! Quando estiver de frente para um trânsito interminável de motos que não param pra você passar, nem na faixa de pedestre, nem com o semáforo fechado e parecem que vem em sua direção... o melhor que você tem a fazer é estabelecer um contato visual com o motoqueiro, levantar os braços dando sinal e ir atravessando a rua devagar para que eles possam te ver e desviar no meio daquele trânsito maluco e quase só de motos. Caso nada disso dê certo, siga os locais e reze para Buda proteger você e suas pernocas! Ali você viverá uma verdadeira aventura e acredite com muita emoção. Boa sorte!

Sobre o visto
- O Vietnã não dá visto na fronteira ou na chegada ao aeroporto, não tem visto on arrival, tem que providenciar o visto antes, em um país no caminho.
- Não compensa pegar o visto na Tailândia ou no Brasil, que ainda tem que mandar os documentos para Brasília. Pegamos o nosso na Tailândia e pagamos 1800Bath/ U$60 (visto para 30 dias e ficando pronto em 3 dias  úteis), muito mais caro do que pegar no Cambodia ou Laos.
- Pegar o visto do Vietnã em Phnom Penh, no Cambodia: As várias agências na Sisowat Quay fazem o visto por: Visto para 15 dias = U$35 / Visto para 30 dias = U$37, fica pronto em 2 dias úteis ou U$42 para pegar no mesmo dia.
A CTT Net Travel & Tours, na 223Eo, Sisowat Quay. Email: ctt_travel@online.com.kh, eles tem escritório também em Siem Reap. Compramos nossa passagem de Phnom Penh, no Cambodia, para Ho chi Minh no Vietnã e o serviço foi ótimo.
- Pegar o visto do Vietnã em Luang Prabang, no Laos: O visto custa por volta U$50, para ficar pronto em 3 dias úteis.

Se fossemos refazer o roteiro do Vietnã, ele seria assim...
... para esses lugares imperdiveis
- Ho Chi Minh, a cidade não é bonita, mas é legal conhecer por ser a maior cidade e a maior economia do Vietnã e também por ser a região onde aconteceu a guerra. Para nós o melhor dali foi fazer o passeio de 2 dias pelo delta do Mekong ( para Ho Chi Minh 1 dia inteiro é o suficiente).
- Delta do Mekong, partindo de Ho Chi Minh (2 dias).
- Nha Trang, para quem quer praia é a melhor do Vietnã, caso não queira praia, pode pular (1 á 2 dias).
- Hoi An, cidade dos alfaiates (2 á 3 dias).
- Hanoi (1 á 2 dias).
- Halong Bay, partindo de Hanoi (2 dias, 1 noite).
- Tam Coc, one day tour partindo de Hanoi (1 dia).
- Sapa, partindo de Hanoi (2 á 3 dias).
- Bac Ha, tem que estar lá no Domingo, para ir no mercado, senão não vale ir, a cidade não tem nada mais para ver além do mercado (1 dia, 1 noite).  

Como viajar pelo país
Existe o open bus, feitos para os turistas. É barato e uma boa opção se você quiser ir só nas cidades que estão na lista do open bus. A maioria dos turistas compram.
Como funciona:
Várias companhias de ônibus e agências vendem, é fácil encontrar e comprar.
Você precisa definir em quais cidades quer parar. E então, compra o bilhete e com ele você pode parar onde quiser, dentro nas cidades que estão inclusas no seu bilhete.

Colocamos aqui, as informações do bilhete com o maior número de paradas, viajando em sleeper bus (poltronas-camas)
Cidades de paradas: Ho Chi Minh/Saigon, Dalat, Mui Me, Nha Trang, Hoi An, Hue, Hanoi.
Preço: Custa U$49.

*Nós preferimos não comprar o Open Bus. Fizemos a viagem comprando os bilhetes avulsos, porque quisemos ficar livres e pegar algum vôo no caminho (voamos de Hoi An para Hanoi). Os valores são muito parecidos, comprando trecho por trecho avulso ou o Open Bus.
Mas a vantagem de comprar trecho por trecho são:
- Poder escolher a companhia de ônibus que irá viajar em cada trecho.
- Fazer algum trecho de trem ou avião caso queira.

Loja para comprar eletrônicos
O Vietnã não é o melhor lugar para comprar eletrônicos, mas se você precisar comprar, em uma situação de necessidade mesmo, aqui vai a dica da Thegioididong, uma rede de lojas, são importadores e parece ser confiável. Foi um alemão, dono de um hotel que ficamos que nós indicou. Compramos net book e não tivemos problemas e os preços são muito parecidos com os do Estados Unidos.
Anote:
O nome da loja é Thegioididong
O site é: www.thegioididong.com. Mas não tem o site em inglês, mas tem um espaço de busca em cima, que você pode colocar o produto ou marca do que você procura.
* tem lojas em várias cidades do Vietnã e é só mostrar o nome que todo mundo sabe.

Cuidado para não ser furtado no Vietnã
Infelizmente é o país que mais vimos problemas de roubo, com nós e com outros turistas, em nossos 6 meses de viagem pela Ásia.
Roubaram nossos cartões de créditos, do bolso da bermuda e soubemos de outros turistas que foram roubados.
Mas aqui só roubam se você distrair, armas e facas aqui são severamente proibidos e parece que aqui não tem assalto. Então não precisa ter medo, mas tem que estar sempre muito atento, com o dinheiro, cartões e passaporte sempre no money belt, grudado com você e a mochila sempre junto com você, com cadeado e a câmera pendurada no pescoço. Não coloque coisas importantes nos bolsos de calça ou bermuda. Não distraia nunca, em nenhum momento, senão eles levam mesmo!

Mais dicas...
- O Vietnã é um dos países mais baratos do Sudeste Asiático e até mais barato  que seus vizinhos Laos e Cambodia! Aqui é possível e fácil encontrar quartos com banheiro privado, Wi-Fi por U$10 ou menos, comer bem por U$3 e tomar um chopp U$0,40. 
- Comparado com o Cambodia e Laos, o Vietnã é o país que mais tem lugares maravilhosos para visitar, dá para ficar 1 mês tranquilo... Mas dos 3 países e o mais tem batedores de carteira, tem as pessoas menos simpáticas, que mais querem o nosso dinheiro e muitos são mentirosos (nunca acredite muito no que eles dizem, sempre faça um "double check"). O Laos e o Cambodia, nessa ordem, tem o povo mais fantástico!

Siga @viagemafora no Twitter
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...