14 novembro, 2011

Cameron Highlands, Malásia

É um cenário fascinante!

São montanhas de plantações de chá a perder de vista. Somos fascinados por esse cenário, já fomos em Rize, na Turquia, em Ella, no Sri Lanka e a agora em Cameron, aqui na Malásia...
O vilarejoTanah Rata, é a porta de entrada para visitar Cameron Highlands. Aqui homens colhem as folhas mais novas dos arbustos de chá, que depois vão para fábrica para à secagem, fermentação e embalagem. A maioria dos trabalhadores vem de Bangladesh, trabalham aqui com contratos de três anos, sem a família e vivem em alojamentos construídos junto às plantações.
Estando na Malásia, vale muito vir até aqui, o cenário é lindo e a região é gostosa!

Essencial 
- Fazer um passeio chamado "Country Side Tours", custa RM25/ U$8 e em 5 horas, visita fazenda de rosas, de morangos, de borboletas, apiário, um templo e o melhor do passeio que é a fábrica e a plantação de chá do Sungei Palas Boh Plantation Tea House. As agências oferecem também algumas opções de trekkings.
Quem leva: a agência C.S Travel & Tours, na Main Road, 47, tem o melhor preço. Vendem também passagens de ônibus para seguir caminho. Compramos o tour e passagens com eles, tem um ótimo serviço.
Nossa opnião: O tour é um pouco sem graça, mas vale muito pela visita a fábrica e plantações de chá e um pouco pela fazenda de borboletas, o restante é bem desinteressante. Ir com tour é a maneira mais barato para ver as plantações e fábrica de chá. 

Pegar um táxi para ir a fábrica e as montanhas de plantações de chá é uma outra excelente opção. Os taxistas cobram RM25/ U$8 por hora e fazem passeios de no mínimo 2 horas.
Dica
. Nós fizemos dois passeios, um dia fizemos o tour e no outro dia fomos de táxi as plantações de chá de um outro lado da região, em direção ao Boh Estate Tea House. Pagamos RM50/ U$16 pelo passeio.

. As fábricas de chá fecham para visitas às Segundas, mas é possível ver as plantações.
. Gostamos mais das plantações do Sungei Palas Boh Plantation Tea House, que fizemos com o tour. Se você só puder fazer uma visita escolha essa!

- 
Night Market no vilarejo de Brinchang, acontece às Sextas, Sábados e Domingos das 16h00 ás 22h30, está a 5 km de Tanah Rata.
Como ir: pegar um táxi, custa RM10/ U$3,20.

Dormir
Não espere encontrar excelentes hotéis ou guest houses por aqui. A maioria é muito simples...
Nós dormimos no Cameronian Inn, simples, mas próxima ao centro, muito limpa e com Wi-Fi na área em comum. A diária custa RM60/ U$20. Recomendamos!
Chegamos sem reserva e foi tranquilo.
Endereço: 16, Jalan Mentigi, Tanah Rata. 
Tel 05.4911327
http://www.thecameronianinn.com/

Como chegar aqui
Partindo de Kuala Lumpur a melhor maneira é de ônibus, são 4h30 de viagem, a passagem custa RM30/ U$10 e os ônibus saem da estação de metro Plaza Rakyat, em Kuala Lumpur.
Importante: Quando comprar a passagem tenha certeza que ele vai até a vila de Tanah Rata, é a última parada e é o melhor lugar para ficar, desça lá.

Dicas
- Cameron está em região montanhosa, é um pouco frio e chove com freqüência, então leve uma blusinha de manga e guarda chuva ou capa de chuva.
- Não diferente de outras regiões com plantações de chá, aqui abre sol, nubla e chove quase todos os dias.
- Nos finais de semana a região fica cheia de turistas locais e os hotéis ficam mais caros, se puder evite!
- Daqui saem ônibus para Ipoh, Singapura, Taman Negara, Kuala Lumpur, Penang e Perhentian Islands.
- Partindo daqui em direção norte é possível ir para Penang e cruzar para a Tailândia. Muitos fazem esse caminho.

Seguimos caminho...

Daqui voltamos para Kuala Lumpur e pegamos um vôo para Tawau em Sabah, na parte Malaia de Borneo.

Siga @viagemafora no Twitter
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...