11 novembro, 2011

Kuala Lumpur, Malásia

As torres Petronas, vistas de dia e a noite
Feira de livro Islâmico, na KL Sentral



Kuala Lumpur é limpa, organizada, quase todos falam inglês, tem grandes e muitos shoppings e tem um povo pra  de simpático, tudo isso encanta, mas é uma cidade sem grandes atrativos... 
Talvez o que atrai os turistas até aqui é por ela ser o centro dos vôos mais baratos do sudeste asiático, operados pela companhia malaia Air Asia. Isso faz com que muitos venham até aqui e aproveitem para conhecê-la...
No nosso caso conhecer a Malásia era um desejo e estamos adorando!

Como sair do aeroporto Low Cost Carriage Terminal (LCCT), onde chega a Air Asia... e ir para o centro da cidade, no Chinatown
Não precisa se preocupar com o transporte, no aeroporto tem muitas opções, é tudo certinho, organizadíssimo, não tem malandragens, nem milhões de vendedores te oferecendo transporte e muito menos negociações, os preços são fixos. Funcionam até tarde, é só chegar e escolher o transporte que quer. Também não é preciso comprar o ônibus que oferecem no site da Air Asia, quando comprar a passagem. Chegando no aeroporto tem muitas ofertas de várias empresas.

DE ÔNIBUS

É a opção mais barato, o ônibus é super confortável e fácil de pegar, não tem segredo.
Dentro do aeroporto logo depois da esteira das malas, tem os balcões que vendem as passagens. Fomos com a Star Shuttle, sai do aeroporto LCCT, no caminho passa no aeroporto Klia e pára no bairro Puduraya (Chinatown) no Puduraya bus terminal.
Hórario de funcionamento: das 5h45 ás 2h15 da madrugada, parte um ônibus a cada 45 minutos.
Quanto custa: RM8/ U$2,50 por pessoa/por trecho
Tempo de viagem: Por volta de 1h30
Para comprar o bilhete com antecedência: www.starwira.com e www.aerobus.my, mas não é necessário.
Dicas:
- Do aeroporto LCCT, partem ônibus para outras regiões da cidade e também para o aeroporto Klia.
- Da estação KL Sentral, partem vários ônibus e com frequência, para ir de Kuala Lumpur para o Low Cost Carriage Terminal (LCCT).

TÁXI PRÉ-PAGO
Quanto custa
: por volta de RM102/ U$32,50 e leva 1 hora até Kuala Lumpur.
Compre dentro do aeroporto no balcão de táxi pré-pago. Aceitam cartão de crédito.

DE TREM
É a pior opção, é preciso pegar um transfer de ônibus do aeroporto até a estação de trem Salak Tinggi, lá pegar o trem até a estação KL Sentral e se for para o Chinatown, quando chegar na estação KL Sentral ainda tem que pegar um metrô na linha Kelana Jaya (rosa) até a estação Pasar Seni (RM1,00)
Quanto custa: do aeroporto LCCT até a KL Sentral custa RM12,50/ U$U$4 (ida) e RM22,00/ U$22 (ida e volta). O transfer entre o aeroporto e a estação Salak Tinggi está incluso no preço.
Tempo de viagem: 50 minutos até a KL Sentral
Horário de funcionamento do trem: do aeroporto LCCT para KL Sentral, das 7h25 ás 00h35. Da KL Sentral para o aeroporto, das 4h33 ás 00h03.
Site: www.KLIAekspres.com
*Saindo ou chegando no do aeroporto Klia, o trem é uma ótima opção.

Super dica
Passe no balcão do "Tourism Malaysia" dentro do aeroporto, eles dão todas as informações que você precisar e quiser, não só sobre Kuala Lumpur como sobre todo país e ainda tem bons materiais sobre o turismo. Serviço de primeiríssima qualidade!! Funciona das 7h00 ás 23h30.
*Aproveite e já pegue alí o mapa de Kuala Lumpur.

Batu Caves
A subida de 272 degraus levam ao topo do templo, com um caminho cheio macacos. O templo é dentro de uma caverna de pedra calcária, com outros pequenos templos dentro dela. É o maior templo hindu fora da Índia e o principal local na Malásia para festivais hindus, como o Thaipusam.
Como ir: vá até a estação KL Sentral e pegue um trem, é só falar que quer ir para Batu Caves. Tem trem a cada 30 minutos, a passagem custa RM1/ U$0,32 e são 20 minutos de viagem.

Petronas Towers
Com 452 metros de altura e com seus 88 andares, as 2 torres foram projetados pelo arquiteto argentino César Pelli, elas podem ser vistas de quase qualquer lugar da cidade. Nos edifícios funciona a Petronas, empresa de petróleo da Malasia. www.petronas.my
*É possível subir nas torres, logo pela manhã e tem um número limitado de acesso. Quando fomos estava fechado para reforma, e não podia subir, então cheque antes no site.

Para vê-las de perto
- O Shopping Suria KLCC, fica aos p
és das torres e é a melhor vista que se pode ter das torres sem pagar nada. Vá de dia e de noite, e tenha as 2 experiências. Tome um pouco de distância que elas ficam ainda mais lindas e impressionantes. Como chegar: Desca na estação KLCC da linha Kelana Jaya (linha Rosa).
- A partir do Menara KL Tower, se tem uma vista legal de toda a cidade e das torres. Para subir custa RM45/ U$14,50 está aberto das 9h00 ás 21h30 que é a última subida.
No topo do prédio, tem o restaurante Atmosphere 360 serve um buffet de comida Malaia das 18h00 ás 23h00 custa RM180 por pessoa e inclui a subida na torre. Depois das 22h00 o restaurante abre também para drinks (antes só para buffet) custa RM98/ U$31 incluindo a entrada e um drink. www.atmosphere360.com.my

Dormir 
Ficamos no Fernloft Hostel, é no Chinatown, ao lado do Central Market, Night Market e 30 metros da estação do metrô. O hostel é ótimo, decoração moderninha, quartos pequenos, mas confortáveis, super silenciosos e com uma cama deliciosa. Disponibilizam para os hóspedes usarem gratuitamente a máquina de lavar roupa, cozinha, computadores e Wi-Fi. Todos os quartos são com banheiros compartilhados. Custa RM70/ U$22 diária em double room, incluso um café da manhã básico.
Endereço: 60A Jalan Hang Kasturi, Chinatown, é possível reservar no Hostelworld ou no próprio site.
Apesar da muvuca, gostamos de ficar no Chinatown.

Se você não quiser ficar no Chinatown
- A rua Jalan Bukit Bintang é uma ótima opção, está perto de muitos shoppings inclusive do Pavilion.  Para ir lá, desça na estação de monorail Bukit Bintang, na linha Sentral (linha roxa).
- Os hotéis estrelados estão na região da Jalan Ampang, a mesma onde estão as torres.

Compras
- Shoppings Suria
- Shopping Pavilion, tem muitos restaurantes no 1 andar. No 6 andar estão os restaurantes mais requintados. Para ir, desça na estação de monorail Bukit Bintang, na linha Sentral (linha roxa).
- Shopping Paciff e muitos outros por lá.
- Little India, Chinatown a noite e Central Market.

Indo de Kuala Lumpur para Singapura
De trem
Partem trens da estação KL Sentral, diariamente ás 9h00, 14h00 e 23h00, a passagem custa RM34 para poltronas e entre RM40/ U$12,70 e RM139/ U$44 para camas, são 7 horas de viagem. 
*os bilhetes são vendidos dentro da estação KL Sentral nos guichês da KTM intercity ou no site: www.ktmintercity.com.my 

De ônibus
São 6 horas de viagem e custa RM45/ U$14,20. Tem ônibus a cada 1 hora. Os ônibus saem da estação de metrô Bandar Tasik Selatan, na linha Rawang Seremban.

Indo de Kuala Lumpur para Cameron (Plantações de Chá)
O melhor é ir de ônibus, vai direto, são 4 horas de viagem e custa RM30/ U$9,50. Os trens não chegam em Cameron, só vão até Tapah Road. Os ônibus
saem da estação de metrô Plaza Rakyat, na linha Ampang (amarela).

*Os ônibus que vão para o Sul do país como Malaca e também Singapura, saem da estação de metrô Bandar Tasik Selatan, na linha Rawang Seremban e os que vão para o norte saem da estação de metrô Plaza Rakyat, na linha Ampang (amarela) no Chinatown e os trens saem da estação KL Sentral.


A melhor época para ir
É quente e chove o ano todo no país, mas de Outubro a Abril, as chuvas são mais frequentes e intensas, principalmente na costa leste.

Visto
Brasileiros não precisam pegar o visto antecipado. Não cobram pelo visto "on arrival", mas é preciso apresentar certificado internacional de vacinação contra febre amarela.

Outras dicas
- É super fácil usar os trens, monorail e metrô, aproveite eles são ótimos!
- Se quiser guardar suas malas, na estação KL Sentral, no primeiro andar, perto dos guichês da KTM intercity, tem um guarda volumes. Preço: mala pequena RM3/ U$1 e a grande RM5/ U$1,60 por dia. Funciona das 8h00 ás 22h30.
- É possível fazer o check-in das companhias aéreas Malaysia Airlines, Cathay Pacific Airways, Royal Brunei e Emirates, na estação central de metrô (KL Sentral) e ir para o aeroporto livre das malas, incrível! Veja os detalhes no site.
- Se você estiver em trânsito e não quiser ir dormir em Kuala Lumpur, dentro do aeroporto LCCT (Air Asia) tem o Tune Hotel, a diária custa RM89/ U$28.
- Se você tiver que decidir entre Kuala Lumpur e Bangkok, sem dúvida vá para Bangkok, a cidade é mais bonita, com mais personalidade tem muito mais atrativos e uma vibração que contagia.
- É preciso tomar cuidado com trombadinhas… tem muitos deles pelas ruas da cidade e nos trens do metrô.

 
Link
www.tourism.gov.my - Tourism Malaysia



Siga @viagemafora no Twitter
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...