20 novembro, 2011

Ilha Sipadan, em Borneo, na Malásia. Um dos melhores mergulhos do mundo.

Water Village no caminho entre Semporna e a Ilha de Mabul
Ilha de Mabul, onde moram pescadores
A plataforma de petróleo foi trazida do Panamá para o Sudeste Asiático, primeiramente para Singapura e agora está ali a 1 km da ilha de Mabul, onde mergulhadores se hospedam
Sipadan Water Village Resort, com a ilha de Mabul ao fundo. Dormimos uma noite aqui!! Um paraíso!!



Para ir a Ilha Sipadan, não tem jeito tem que passar em Semporna. A cidade é horrorosa, mas estão ali as agências que nos levam para os melhores mergulhos do mundo! 

Aqui é a meca do mergulho e a ilha Sipadan é eleita um dos melhores lugares para mergulhar e fazer snorkeling. Nós viemos com uma grande espectativa e não nos decepcionamos, vimos tartarugas, tubarões, cardumes de barracudas, peixes leão e papagaio, cobras d’água. É tanta beleza...que no final não queríamos mais sair da agua.

É seguro?
Há 5 anos atrás, o grupo terrorista Abu Sayyaff, da vizinha Filipinas, aterrizou em Sipadan com homens fortemente armados. Capturaram 20 pessoas, incluindo alguns turistas e mantiveram os reféns em cativeiro na Filipinas por 5 meses. 
A impressão que tivemos é que agora está super seguro, por sinal tem muitos policiais protegendo a ilha Sipadan e acreditamos que para nos proteger também.

Como ir a Sipadan?
A visita a Sipadan é controlada, o governo só fornece 120 permisões por dia, que são distribuídas entre as agências e resorts, então ás vezes é difícil conseguir um lugar.

Agências que vendem saídas de mergulho e snorkeling para Sipadan e outras ilhas:
- Sipadan Scuba, é a melhor da cidade, compramos com eles a nossa ida para Sipadan. O dono é um Austríaco, super correto e tem um preço honestíssimo e muito melhor que dos outros! Recomendamos fortemente!
Como era baixa temporada, pagamos só RM210/ U$67 para Sipadan mas o preço normal é RM450/ U$143 + aluguel de equipamento (RM20/ U$6,40 mascara + pé de pato). Mas as saídas para outras ilhas custam RM120/ U$38.
Oferecem cursos de mergulho com certificado a partir de RM870/ U$276. Também tem cursos de especialização de fotografia e vídeo subaquático.
Dica: Fazem transfers do aeroporto de Tawau para Semporna, cobram RM150/ U$48 pela viagem. Não dormir em Tawau, vir direto para Semporna é o melhor que você pode fazer.
www.sipadanonline.com e www.sipadanscuba.com
Email: diving@northborneo.net
Fica ao lado do Sipadan Inn hotel.

- Borneo Speedy Dive, não compramos nada com eles, mas gostamos muito do atendimento, nos pareceu honestos.
Email: borneospeedydive@gmail.com

- Scuba Junkie, é a agência mais movimentada, mas nós não gostamos, cobram bem mais para levar a Sipadan, e tem um atendimento muito impessoal.

Dica
Se você quer otimizar seu tempo o melhor é mandar um email ou telefonar antes e tentar já reservar os passeios principalmente para Sipadan e combinar também para te buscarem no aeroporto. Dá para chegar lá sem reservar nada, foi o que fizemos, mas perdemos mais tempo, é quase impossível chegar em Semporna e conseguir ir para Sipadan no outro dia, o melhor é se programar, mandar um email para as agências com antecedência e garantir o seu lugar na ilha.

Outras ilhas bacanas para mergulhar ou fazer snorkeling, partindo de Semporna
Sipadan é a melhor e não pode faltar!! 
Mas tem outras ilhas fantásticas...
- Ilha de Mabul, há day trips ou também é possível dormir lá, no Sipadan Water Village Resort a 100 metros da Ilha de Mabul, na plataforma do Seaventures Rig Resort a 1 km da ilha, ou dentro da ilha de Mabul no Mabul Backpackers Lodge & Mabul Homestay ou no Mabul Backpackers. Dormimos uma noite no Sipadan Water Village Resort, amamos, fizemos snorkeling, vimos tartarugas gigantes, corais coloridíssimos, mas os peixes são menores, porque os pescadores da ilha pescam os peixes grandes e tem plásticos no fundo do mar que os moradores da ilha jogam. 
Poderia ser melhor...
O moradores da ilha de Mabul por um lado nos oferecem uma incrível experiência antropológica pelo contato com os povos "Bajan" e "Sulug"... oriundos da Filipinas, mas infelizmente por outro lado a degradação que trazem para este paraíso é algo que nos incomodou durante a nossa estada aqui, por estar ali eles poluindo o mar com detritos, sacolas plásticas...tão perto e tão escancarado e parece ninguém tomar nenhuma ação. Também os barcos, inclusive das agências ancorados em cima dos corais. É triste!! Mas podemos garantir que esses fatos não se sobrepõe a tanta beleza que merece ser vista, pelo menos uma vez na vida e ao privilégio de dormir no lugar mais próximo a ilha Sipadan.

- Ilha de Kapalai, tem peixes maiores, corais menos coloridos e a água é mais limpa. É onde está o Kapalai Resort com bangalôs construídos sobre o mar, eles dizem aqui que é uma ilha construída pelo homem porque na verdade não existe ilha, é uma ilha sem areia, só com belo arrecife e um lindo resort.

- Ilha de Matakin, passamos um dia lá e podemos dizer que as outras ilhas são infinitamente melhores para mergulho.

Dormindo em Semporna
Sipadan Inn, excelente, super bem localizado. Diárias a partir de RM80/ U$26, para quarto de casal, com Wi-Fi e A/C. 

Comer em Semporna
O restaurante do Scuba Junke, não que seja excelente, mas é o "melhor" que tem ali.

Quando ir
O ano todo é bom para o mergulho, mas nos meses de Junho, Julho e Agosto venta e a visibilidade da água pode não ser tão boa, nada que é motivo para deixar de vir.

Dicas
- O forte aqui não são as praias e sim paraíso marinho. Se você procura uma praia linda para relaxar e não mergulha e nem faz snorkeling... aqui não é o seu lugar!
- Nós dormimos um noite no resort em Mabul, foi legal, mas se você não quiser gastar muito, o melhor é dormir em Semporna e comprar os passeios avulsos 
partindo dali, não tenha dúvidas, aproveitará do mesmo jeito!

Indo daqui para outros
As empresas de ônibus se concentram próximo a Mesquita.
- Para Sandakan, tem ônibus as 7h30 e as 14h00 são 5 horas de viagem e a passagem custa RM40/ U$12,80. Vai parando mil vezes pelo caminho para pegar passageiro.
- Para Kota Kinabalu, tem ônibus as 7h30 e as 14h00, são 9h00 de viagem, custa RM75/ U$24.
- Para Tawau, 1h30 de viagem, custa entre RM10/ U$3,20 e RM15/ U$4,80 e tem muitas opções de horários.
*Recomendamos a empresa Diana para ir para Sandakan, porque é a única que te deixa na cidade. Tem outra mas deixa você na junção, na estrada e dali você tem que pegar outro transporte para o centro de Sandakan, a 22 km. 

Siga @viagemafora no Twitter
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...