25 novembro, 2011

Kota Kinabalu, Borneo, na Malásia

A promessa de Borneo são as florestas, mas na realidade o que se vê é que a floresta já foi grande parte desmatada e muito dela foi tomada por plantações de dendê. A Malásia é um dos maiores produtores de dendê do mundo.
E Borneo é assim... dendê, por todos os lados!
Principal Mesquita da cidadeAcima visão a partir do monte Kinabalu. 
Abaixo o monte que quase não vimos...





Kota Kinabalu, também chamada de KK, não tem muito para ver e fazer, mas a cidade é muito melhor e mais gostosa do que imaginávamos. Não que seja linda, longe disso, mas foi a cidade que mais gostamos na Malásia, pelas padarias e cafés, pelos locais... e por sentimentos não racionais, inexplicáveis e distante do óbvio, que nos faz sentir muito confortáveis e gostar mais de um lugar do que de outro!!! Viemos pra cá para seguir viagem para Brunei e aproveitamos para conhecer o Monte Kinabalu, uma das principais atrações de Sabah.

Borneo é assim: dividida em 3 partes, a maior parte dela pertence a Indonésia, uma pequena parte fica o Sultanato de Brunei e o restante pertence a Malásia. A parte Malaia é dividida em 2 províncias semi autônomas, a de Sabah e de Sarawak. E Kota Kinabalu é a capital de Sabah.

Kinabalu National Park e o Monte Kinabalu
Como ir só para vê-lo, sem escalar...
Não escalamos, mas fomos ao parque e ficamos ao pé do monte. Mas as nuvens eram tantas que nem conseguimos ver sinal do monte. Fomos de van, são 2 horas de viagem a partir de Kota Kinabalu e a passagem custa RM15/ U$5, por trecho, por pessoa. As vans partem de um terminal ao lado do Merdeka Field.
Chegando lá tem um "visitor centre" onde dão um mapa do parque com todos os detalhes do monte e tudo que tem ao seu pé, vilas, hostels... Dão também um mapa com trilhas para a vila dentro do parque e todas informações que você precisar saber. 
A entrada do parque custa RM15/ U$8. www.sabahparks.org.my
*Todos precisam de uma permissão do parque para escalar o monte, seja dormindo lá ou não.

Como escalar o Monte Kinabalu em 2 dias, dormindo 1 noite lá...
Alta temporada de Março a Agosto tem que reservar com até 6 meses de antecedência, mas fora da alta temporada dá para comprar o programa para escalar até com um dia de antecedência, fomos a agência e tinha disponibilidade para ir no dia seguinte.

Quem leva...
Sutera Harbour, é a empresa que cuida da administração do parque e proprietária  de um dos dois hotéis que tem no monte, são especialistas em escalada mais leve, quase um trekking, até o topo do monte.
Quanto custa: para 1 pessoa RM698/ U$220, 2 pessoas RM1235/ U$390, para 2 dias e 1 noite, o pacote inclui o guia, a entrada do parque, permissão, todas as refeições e uma noite de hospedagem. Os transportens de Kota Kinabalu até o parque e depois o retorno para Kota Kinabalu não estão inclusos.
Email: kkso2@suteraharbour.com.my - Tel. 60.88318888/ 60.88287887.

A Via Ferrata também leva e é proprietária do outro hotel existente no monte e são especializados em escalada radical. www.mountaintorq.com

Super dica
O Sabah Tourism Information, tem um excelente serviço, dão informações sobre tudo por aqui. Não deixe de ir lá, são super eficientes!
Fica na Jalan Gaya, 51. Tel. 6088212121. www.sabahtourism.com



Dormir 
O hotel City Park Lodge é super bem localizado, no bairro de Kampung Ayer, perto de tudo, dá para ir a pé no ferry, no Tourism Information, no terminal que saem as vans para o parque do monte Kinabalu...
Os quartos são ótimos, limpos, com A/C, Wi-Fi gratuito e ainda fazem lavanderia por RM5/ U$1,70 o kilo. A recepcionista é super atenciosa, nos ajudou em tudo que precisamos de informações. O double room custou RM70 /U$22. 
Endereço: 49 Jalan Pantai.  www.cityparklodge.com

Seguindo caminho
Daqui fomos para Brunei, de barco, no total foram 7 horas de viagem e custou RM57/U$18. Veja todas as nossas dicas de como ir para Brunei aqui.

Link

Siga @viagemafora no Twitter 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...