22 novembro, 2011

Sandakan e o encontro com os macacos Proboscius e Orangotangos, em Borneo, na Malásia.

Ficamos cara a cara com os Orangotangos. É o macaco que tem a genética mais parecida com a do homem
E os Proboscius...


Sandakan é a cidade que serve de base para ver os macacos Proboscius e Orangotangos, seja nos parques ou nos passeios na selva.
Mas viemos aqui especificamente para ver os macacos de perto e vimos muitos Proboscius, uma espécie que tem um narigão e que só existe em Borneo e alguns Orangotangos, que só existem em Bornéu e na ilha de Sumatra, na Indonésia.
Na região de Sandakan, há vários hotéis de selva que oferecem hospedagens super rústicas, básicas, com direito a banho só de canequinha e ás vezes a água não é das mais limpas, como no caso Uncle Tan. Mas muitos fazem, gostam e até recomendam, pricipalmente europeus que nunca tinham visto uma floresta em suas vidas.  
Nós preferimos ser práticos e ver os macacos da maneira mais fácil e garantida, contratamos um táxi para nos levar no Centro de Reabilitação de Orangotangos, no Labuk Bay-Santuário dos Macacos Proboscis e no memorial, ficou com a gente das 9h00 ás 17h00, pagamos RM150/ U$48.

Sepilok Orangutan Rehabilitation Centre
Fomos de manhã e vimos apenas cinco Orangotangos.
Horários da alimentação: às 10h00 e às 15h00.
Quanto custa: Para entrar custa RM30 e + RM10 pela câmera.

Como ir de ônibus: Pegar o ônibus numero 14 estação de ônibus urbano, na frente do Nak Hotel, sai ás 9h00, leva 1 hora e custa RM5/ U$1,60.
Horários para voltar do centro de reabilitação para cidade: 11h30, 12h30, 14h00 e o último ás 16h00.


Labuk Bay Proboscis Monkey Sanctuary
É super engraçado, os macacos são muito diferentes, com um narigão e aqui vimos muitos deles nas 2 alimentações que assistimos, ás 11h30 e ás 14h30.
Horário de alimentação: 9h00 e 14h30 na plataforma A e 11h30 e 16h30 na plataforma B.
Custa: RM60/ U$19,20 + RM10/ U$3,20
Como ir de van: não tem transporte público, mas do hotel Sandakan parte uma van ás 9h30 e retorna a Sandakan ás 15h00, custa RM15/ U$4,80 por pessoa/por trecho.
A van passa no Sepilok (Orangotangos) ás 10h00 e fica lá até ás 10h30 e então segue para Labuk Bay. Chegando em Labuk Bay a van leva os passageiros para a plataforma certa para assistir a alimentação, depois leva para almoçar no restaurante do resort e depois leva para ver a outra alimentação, é s
uper organizado.
Site: www.proboscis.cc
Dicas
É muito corrido mas se quiser dá para ver os Orangotangos das 10h00 ás 10h30 enquanto a van fica lá parada, é bem o horário da alinentação.
- No 
Labuk Bay tem um bom restaurante, com ótima comida e por um preço honesto (chicken curry U$5).
- Junto ao Labuk Bay tem o Nipah Resort, dentro da mesma fazenda, dá para se hospeadr lá, veja no site.
- As plataformas de alimentação são distantes uma da outra, não dá para ir a pé.


Sandakan Memorial Park
É um museu financiado pelo governo australiano em memória daqueles que sofreram e morreram em Borneo e conta a história da tragédia feita pelos japoneses... O museu foi construído no mesmo local onde era o campo de prisioneiros...
No final de 1941 e começo 1942 as forças armadas japonesa que na época dominavam o Sudeste Asiático, enviaram para Sandakan 2.500 australianos e ingleses prisioneiros de guerra, capturados das tropas aliadas. Os soldados foram forçados a construir uma base japonesa em Sandakan. Depois a partir de 1945 foram feitas três marchas da morte, onde os japoneses forçaram os prisioneiros a marcharem 250km, de Sandakan até Ranau. De todos esses prisioneiros somente 6 sobreviveram, porque conseguiram fugir. 


Dormir
Dormimos Sea View Sandakan Budget & Backpackers Hotel, os quartos são muito simples, com A/C, banheiro privado com água quente, Wi-Fi.
A diária custou RM60/ U$19, mas é preciso negociar.

De onde viemos...
De Semporna de ônibus, foram 6h30 de viagem e a passagem custou RM40/U$13.
Dica: Chegando em Sandakan o ônibus para na estação, que é longe do centro da cidade. Lá ou você pega um táxi por RM15/ U$5,80 ou um ônibus urbano que te levará a estação de ônibus local, no centro da cidade por RM1/ U$0,35.


E para onde seguimos viagem...
Fomos de ônibus para Kota Kinabalu, foram 6 horas de viagem e a passagem custou RM43/ U$14.
Dica: Há ônibus de Sandakan para Kota Kinapalu quase de hora em hora. Mas se puder compre sua passagem um dia antes, chegamos na estação para pegar o ônibus das 12h00, estavam todos lotados, só conseguimos passagem para às 15h00.


Siga @viagemafora no Twitter
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...