17 janeiro, 2012

Bali - É bom saber


É bom saber...
- Gostar de Bali depende muito do objetivo da viagem. Bali tem arrozais, vulcões, montanhas, templos, cidades charmosas... mas esse reduto de leveza hinduista no meio da Indonésia é muito mais interessante pela experiência de vida, pela inserção cultural fascinante, contato com os locais que são super amáveis do que pela beleza visual. 
- Bali merece ser visitada de Sul ao Norte, sem pressa.
- A praia de Sanur é excelente para estada inicial em Bali, é calma e dá para se situar antes de seguir no caminho para Península de Bukit ou para Ubud.
- Bali é deliciosa pela cultura e os locais te deixam penetrar no mundo deles, sempre querendo "um dedo de prosa" é o lugar que mais vivemos a inserção cultural na Ásia, esse é o sentido e o que faz valer a vinda a Bali. Para não surfitas, as praias não são o forte de Bali, a razão daqui são os Balineses.
- Bali é a delicada, os balineses adoram conversar, prepare-se para responder a muitas perguntas, é o jeito que eles tem de mostrar seu interesse pelos turistas. De papo, faça perguntas também e deixe-se levar, é uma delícia.
- Uma semana é o mínimo para se ter uma noção básica de Bali, menos que isso, não vale a vinda, conhecerá muito pouco.
- Todos os templos exigem que homens e mulheres vistam o sarong (uma espécie de canga ou saia típica) para poder entrar nos templos. Ou você leva a sua canga ou aluga por volta de IDR10.000/ U$1,20.

Uma ilha Hindu em um país Muçulmano...
Os hindus se concentraram em Bali quando foram expulsos de Java a séculos atrás...
Bali é uma ilha hindu no meio da maior população muçulmana do mundo! Mas o hinduísmo praticado aqui é diferente do hindu da Índia, aqui a vaca não é sagrada, assim como aqui não há o rígido sistema de castas, tem fortes influências do budismo e animismo, crêem em espíritos, seres sobrenaturais e que o mal e o bem coexistem para criar um certo equilíbrio no mundo, pois não daria para saber o que é o bem se o mal não existisse. Talvez a religiosidade seja o traço mais marcante da fascinante cultura balinesa. 

Quando ir
Bali é quente (30oC) o ano todo e há duas estações bem definidas: a úmida, de Novembro a Março e a seca, de Abril a Outubro. Para os surfistas, a seca é quando tem as melhores ondas.
- Março e Abril é perfeito, poucos turistas e preços inacreditáveis.
- Maio a Setembro não tem monções e é mais tranquilo.
- Junho, Julho, Agosto não tem monções mas é altíssima temporada, evite!
- Fomos em Novembro/ Dezembro é vazio, choveu muito pouco e quando chovia era só no final datarde com duração de menos de 1 hora.

Visto
O visto é obtido na chegada no aeroporto, custa U$25 é válido para 30 dias.

Chegando no aeroporto e indo para as cidades de Bali
Saindo do terminal doméstico vire a esquerda e procure o balcão de táxi pré pago, é a melhor opção. Para Kuta custa IDR55.000/U$6. Para Sanur IDR95.000/U$10,50.

Cias aéreas low cost que voam para Bali
- Lion Air
, não aceitam pagamentos com cartão de crédito para compras com menos de 48 horas antes do vôo.

Outras dicas
- No caixa eletrônico do banco "bii" é possível fazer saques com débito em conta corrente de até 3 milhões de rupias. Nos outros bancos o valor por saque é menor. Considere que você pagará uma taxa por saque, então quanto mais retirar por saque, melhor para diluir a taxa.

- Para sair dos aeroportos na Indonésia, é preciso pagar uma taxa de IDR 150.000/ U$17 para vôos internacionais e de IDR35.000 ou U$5 para vôos domésticos e não aceitam cartão de crédito.
- Hospital em Kuta – BIMC Hospital, padrão internacional de donos australianos.
Jalan Bypass Ngurah Rai 100 X, Kuta - Tel: 361.761263 / 361.764345

Link

Siga @viagemafora no Twitter
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...