17 janeiro, 2012

Bali – Como se locomover e se organizar na ilha


A foto não foi tirada em São Paulo. Isto tambéé Bali!!!

O trânsito em Bali é uma loucura, sem lei, cheio de motos e carros. Dirigir ali não é uma tarefa fácil, mas não tem muito como fugir disso, a não ser que você contrate um carro com motorista que te livrará de dirigir, mas vai viver o trânsito do mesmo jeito!
Deixamos algumas dicas depois da nossa experiência...

- Para dirigir em Bali, tanto moto quando carro, é obrigatório que você tenha a carteira de habilitação internacional.
- O trânsito é uma loucura, estressante e super cansativo, mas não tem jeito, não dá para ficar a pé em Bali. Não dá para depender de transporte público, ele existe mas é muito deficiente e será muito trabalhoso você conseguir chegar em todos lugares legais com ele, já que os templos, praias, vulcões, vilas e campos de arroz, ficam espalhados em diferentes pontos da ilha. Comprar excursões e passeios organizados no hotel ou agências além de ser muito mais caro, você ficará limitado aos programas mais turísticos, evite depender deles. Então caso não queira alugar moto nem carro, o melhor é contratar um carro com motorista, não custa tão carro.
- Alugamos uma moto (tipo scooter) um dia, o trânsito é intenso e não nos sentimos confortáveis, achamos perigoso demais, mas muitos alugam. Então preferimos alugar um carro por 15 dias, foi mais tranquilo e nos sentimos mais seguro.
- Tenha sempre um mapa. Pegue no aeroporto, peça em uma locadora de carro, no hotel, agência, vai pedindo e conseguirá um ou compre, mas não ande sem.
- Na hora de alugar um carro prefira carro pequeno é muito mais fácil para andar no trânsito, em ruas minúsculas e lógico para estacionar. Tem hora que voce vai torcer para o seu carro ter 10 cm a menos nas laterais, pode acreditar.
- Se você não tem experiência com carro de mão inglesa, evite cidades com grandes tráfegos, como Kuta, Seminyak e a rodovia By Pass logo no primeiro dia, de uma treinadinha primeiro. Nós pegamos o carro em Sanur, que é mais tranquilo e no primeiro dia ficamos por lá, foi bom para acostumar.
- Quando tiver dúvidas o melhor é sair perguntando pelo caminho, os balineses são muito simpáticos, prestativos e sempre ajudam!
- Para transporte público, use  a empresa de ônibus Perama é a mais confiável.

Aluguel de motos, carros...
As ofertas de aluguel de moto, carro e carro + motorista são enormes, por todos os lugares. Não se preocupe com isso, chegando em Bali você conseguirá resolver isso rapidinho. Pechinche, sempre pedem mais.

Preços
- Moto automática tipo scooter = IDR40.000/ U$4,40 por dia.
- Carro = IDR100.000/ U$11
- Carro + motorista = IDR400.000/ U$44

Se organizando para ter menos estress no trânsito
- Evite sair de carro ou moto entre 17h00 e 19h00, o trânsito é infernal.
- Não programe muitos lugares para um mesmo dia que você passará o dia todo no carro e no trânsito. 
- Use o carro apenas como meio de transporte, evite ao máximo sair para passear com ele, é estressante. O melhor é chegar em um lugar estacionar e andar a pé.
- Não fique em uma única cidade. Nós dormimos 3 noites em Sanur, 3 Seminyak, 3 Ulu Watu, 4 em Ubud e 3 em Lebongan, assim facilitou conhecermos cada região e com isso não ficamos a maior parte do dia no trânsito, dentro do carro e aproveitamos muito mais. Teve dia que nem relamos no carro, só passeamos a pé.
No final a sensação foi que fizemos a escolha certa!
- A melhor experiência de Bali está na vivência cultural e ela é diferente em cada uma das cidades da ilha.

Se você for dirigir na Indonésia e estiver sem carteira internacional...
Aí vai a dica:
Os policiais em Bali são corruptos, loucos por dinheiro de estrangeiros e adoram parar carros e motos para pedir dinheiro. Quando eles te pararem, para não pagar mais do que o necessário faça o seguinte: nunca tenha muito dinheiro na carteira, mantenha sempre IDR100.000/ U$11 trocados e separados, IDR40.000/ U$4,50 em um lugar e IDR60.000/ U$6,60 em outro, se você for parado tente resolver com IDR40.000, se não der dê os outros IDR60.000. O preço que cobram é entre IDR50.000/ U$5,50 e IDR80.000/ U$9 e nunca pague mais que IDR100.000/ U$11, que é o valor “justo”. Caso o policial cobre mais do que IDR100.000/ U$11 peça por um recibo e ele aceitará o valor que você ofereceu anteriormente, facinho, facinho.
Fomos parados uma vez pela polícia e estávamos sem a carteira de habilitação internacional... Depois de 5 minutos de quá quá quá do policial veio a frase mágica, disse ele: - Você me ajuda que eu te ajudo. E nos pediu IDR50.000/ U$5,50, no que respondemos que só tinhamos IDR40.000/ U$4,50,  já separados esperando por ele dentro do passaporte... Foi só abrir o passaporte e deixá-lo retirar os IDR40.000/ U$4,50 e escutar "tenham uma boa viagem". Essa é a Indonésia com cara de Brasil!

Motorista + carro
Uma amiga contratou e nos indicou fortemete o Ketut Mustika, ele é ótimo e fala inglês.
Email: iketutdriver@hotmail.com
Tel: 081 856 7203
O preço do carro + motorista é IDR400.000/ U$44, se forem muitos dias e baixa temporada talvez você consiga negociar melhor.

Siga @viagemafora no Twitter


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...