05 janeiro, 2012

Bali - Ubud, a vibração da ilha


Lotus Garden
Mercado de Ubud
Cenas do cotidiano em Ubud
Rituais de oferenda hindu... Feita pelas balinesas, várias vezes ao dia. Colocam para seus deuses uma cestinha feita de folha de bananeira, com flores, arroz, incenso...
"Procissões", cenas fáceis de se ver em Ubud

Ubud foi um lugar que nos conquistou chegamos para ficar 3 noites e acabamos ficando 5. Por que? O que tem de especial por lá?
Está no centro de Bali, não tem praia, mas é super charmosa, cercada por arrozais. É a capital cultural da ilha, cheio de pintores e escultores, galerias, performances de danças típicas, templos, rituais. E ainda tem restaurantes fantásticos que servem o melhor da culinária balinesa. 
Nós achamos que ali mais do que em outros lugares de Bali, as pessoas fazem toda a diferença, com seu jeito, seus costumes, sua forte religiosidade e o melhor, não perderam sua essência mesmo com todo o fluxo de turismo que invade aquele lugar. É incrível ver como eles lidam com a ocidentalização sem perder a sua originalidade, não vimos isto em outro lugar da Ásia!! As belezas naturais nem são tudo isso de maravilhosos mas as pessoas definitivamente, fazem toda a diferença! Esse é um daqueles lugares que fomos embora, mas já com vontade de voltar! E logo!

Essencial dentro de Ubud
- Aproveite para apreciar os campos de arroz. Aqui é o lugar, estão espalhados por toda a cidade, basta sair um pouco do centro e estará de frente para um deles. Se estiver lá na época da colheita, terá a sorte de assistir as pessoas trabalhando nos campos! Lindo!
- Monkey Forest. A entrada custa IDR20.000/ U$2,30.
- Jardim de Lótus. É um lago coberto com flor de lótus, fica na entrada do templo 
Puri Saraswati, também conhecido com Water Temple.
Comer ou só um café com vista para o Jardim... De frente para o jardim tem o Cafe Lotus com um cantinho cheio de almofadas ou no vizinho Starbucks, os dois com visual incrível.
- Palácio de Ubud, no centro da cidade, na rua principal, a Jalan Raya Ubud.
- Mercado de Ubud. Fecha ás 17h00.

Comer
Nas ruas Monkey Forest Road e Jalan Raya Ubud (a rua principal), tem excelentes opções de restaurantes e cafés, deixe se levar pelo seu sentimento e escolha um...
Tem também vários restaurantes que oferecem cursos de culinária com duração de um dia.
Tem duas especialidades de Bali que valem serem experimentadas em Ubud...

O Babi Guling, porco assado, super saboroso e suculento, típico de Bali...
O restaurante Ibu Oka, é movimentadíssimo e super famoso pelo delicioso porco que serve. O lugar é bastante simples, mas serve o melhor Babi Guling da cidade. O mais pedido é o "Special", é servido em uma cestinha com arroz, pururuca e jaca, é incrível o sabor da jaca e não são só os gomos da jaca e sim toda a polpa da jaca, só retiram a casca, nós não conseguimos reconhecer que era jaca, só soubemos depois de perguntar e acredite é muito bom. A porção para 1 pessoa, custa IDR30.000/ U$3,50.
Onde fica: É na Jalan Suweta (veja no mapa), a rua lateral do Palácio de Ubud, continuação da Monkey Forest Road. Se estiver lotado te encaminharão para uma outra casa que eles tem e que é até mais bonita na Jalan Ibu Oka 3 (Jalan Tegal Sari, 2), ali pertinho.

Não deixe de comer Para o imperdível Bebek Betutu, o pato defumado, especialidade e uma das receitas mais sofisticadas de Bali. É assado lentamente por cerca de 12 horas debaixo da terra, com uma combinação de milhares de especiarias...
O restaurante Kafe Batan Waru, serve o melhor e com o maior capricho. O atendimento é perfeito!
O restaurante é de uma americana que a muitos anos atrás, chegou em Ubud, mochileira e se apaixonou por um Balinês e lá ficou.
Quanto custa: IDR220.000/ U$24 para 2, por um pato inteiro com vários acompanhamentos.
Importante: O Bebek Betutu, só é feito sob encomenda com 24 horas de antecedência e no ato da encomenda é preciso deixar 50% do valor de depósito.
Onde fica: Jalan Dewi (veja no mapa ), uma rua pequena paralela a Jalan Raya Ubud (a rua principal) atrás do mercado de Ubud. 
Dica: Gostamos tanto que 2 dias depois voltamos lá e como não haviamos encomedado, estavamos na esperança de ter um pato lá esperando por nós, ou que algum cliente teria desistido ou que talvez teriam feito um a mais, doce ilusão, nenhuma das duas alternativas aconteceu. Então pedimos um pato frito do menu, e podemos dizer que nada tem o sabor tão delicioso quanto ao inigualável Bebek Betutu. Não perca a chance de experimentar um dos dois melhores patos do mundo. O outro tão bom quanto, é o laqueado chinês.

O Casa Luna também serve o Bebek Betutu, mas nós não experimentamos. 
Onde fica: Jalan Raya Ubud, quase em frente ao Museu Puri Lukisan
www.casalunabali.com

Café que vale uma parada
- O Café Lótus. Mais do que pela comida, vale muito pelo visual para o lago com jardim de flores de lótus.
Onde fica: Jalan Raya Ubud, a rua principal, junto ao Water Temple na Jalan Raya Ubud

Dormindo simples e barato... 
- Puji  Bungalows. O lugar é muito silencioso, com direito a vista para plantação de arroz, em frente aos bungalows. A localização é ótima, apenas 5 minutos de caminhada para a rua central e 10 minutos para o Mercado de Ubud. Os quartos são super super simples, com ventilador, chuveiro de água quente, cama com mosquiteiro e WiFi gratuito no quarto. O café da manhã está incluso, básico, mas muito bom, servido na varanda de frente para o campo de arroz.
O preço da diária é IDR150.000/ U$16,50 para 2 pessoas, mas se você ficar 3 noites ou mais custa IDR130.000/ U$14,50 também para 2 pessoasSempre tem quartos disponíveis e como sempre é preciso barganhar.
Endereço: Jalan Bisma. Em uma rua que nasce na rua principal, a Jalan Raya Ubud, depois do Cafe Lotus. É vizinho do Honeymoon Guesthouse.
Não tinha site nem email quando estivemos lá.

Mais dicas
- Em torno de Ubud e na Jalan Sapat tem muitas coisas legais para casa.
- Mergulhe no interior de Ubud e encontrará cenas dos locais trabalhando nos campos de arroz, esculpindo na madeira, mulheres carregando cestos pesados na cabeça, templos incríveis e muitas cenas do cotidiano desse povo tão amável.
- Assista uma dança típica que acontece à noite. Para comprar o ingresso é fácil, tem muitas ofertas pelas ruas de Ubud, mas sempre tem apresentações no Palácio de Ubud em frente ao mercado. Custa por volta de IDR70.000/ U$8.
- Aproveite para visitar campos de arroz e vulcões, que são mais acessíveis ao redor de Ubud.
- Pechinchar muito, em tudo e sempre. Você consegue pagar até 60% a menos do preço inicial.


Siga @viagemafora no Twitter
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...