13 janeiro, 2012

Bali - Dois roteiros para fazer junto com Ubud

Templo Pura Agung Besakih
Templo Pura Gunung Kawi
Esculpindo budas na madeira
Compramos um desse ai!

Dois lados, duas direções, diferentes belezas, mas ambos com lugares surpreendentes...

ROTEIRO 1
Terraços de arroz de Tegallalang
Saindo de Ubud o caminho é muito bem sinalizado. E você identificará o local logo quando ver muitos carros parados e toda a movimentação. São 20 minutos de carro de Ubud.
Dicas
- No caminho entre Ubud e Tegallalang tem muitas lojas de objetos de decoração feitos em madeira.
- Depois do terraço de arroz siga caminho para o Templo Pura Gunung Kawi. Para chegar: Depois do terraço de arroz, ande cerca de 5 km e verá um placa do lado direito indicando a direção para Pura Gerya Sakti Manuaba, vire e comece a perguntar pelo Pura Gunung Kawi. Para entrar custa IDR15.000/ U$1,70 e precisa colocar o sarong (canga) para cobrir as pernas como em todos os templos de Bali.
- Se perca nas estradinhas a dentro nessa região, na pequena cidade de Gianyar, encontrará muitos escultores fazendo budas na madeira e vendem por preços inacreditáveis. Compramos uma máscara de buda entalhada na madeira, enorme com 50cm de altura, sem pintura, por IDR70.000/ U$7,80.


Em torno da vila de Kintamani a 1 hora de Ubud
- Templo Pura Ulun Danu Batur. Para entrar custa IDR20.000/ U$2,40 e está incluso o sarong (a canga para cobrir as pernas)
- Monte Batur, está ao lado do templo.
- Lago ao pé do vulcão, é lindo.
*O templo de Batur, o vulcão e o lago estão dentro de um Parque Nacional, para entrar no parque pagamos IDR25.000/ U$2,80 para 2 pessoas + o carro.




Continuando caminho...
Templo Pura Agung Besakih, é um dos mais lindos de Bali. Super dica da @sylviatravel.
Como chegar: Está por volta de 20 km do templo e do lago de Batur, tem que virar em um ruazinha perto do lago, pergunte o caminho para as pessoas dali. O caminho é acompanhado pelo visual lindo de vulcões e não é sinalizado, vá perguntando.
Quanto custa: A entrada custa IDR15.000/ U$1,70 por pessoa + IDR5.000/ U$0,60 pelo sarong obrigatório (se não quiser pagar leve o seu).
Fique esperto: Os turistas não são permitidos a entrar dentro do templo. Mas podemos andar ao redor dele, o que já é lindo. O problema é que tem uns meninos espertos na porta que se fazem de guias e dizem que você só pode entrar no templo e andar ao redor se for com eles, porque você não entende a religião deles e blá blá, blá e nos dizem que o nosso bilhete de entrada só nos dava direito de ver o templo de longe e fora até da área externa do templo... Enfim não acredite, eles mentem! Não podemos entrar no templo mas o bilhete de entrada nos dá direito a andar envolta dele. Depois de discutir com eles, subimos!
* Pura quer dizer templo em Balinês.

Terraço de arroz no vilarejo de Jatiluwih
O boi por aqui ainda trabalha duro
Pura Ulun Danu

ROTEIRO 2, em outro dia, para outra direção...
Terraço de arroz no vilarejo de Jatiluwih
Comparando com o terraço de Tegallalang, o de Jatiluwih é muito maior são quilômetros de arrozais e a beleza impressiona muito mais. É mais difícil o acesso, é mais distante e isso faz dele um terraço quase exclusivo para você com pouquíssimos turistas e nenhum vendedor, o que é uma maravilha!
Vale muito a viagem até lá, os terraços são lindos, lindos e o caminho entre as vilas tem muito verde e  é cheio de templos.
Dica: Quando chegar perto não se satisfaça com o primeiro terraço, o melhor está por vir, continue perguntando por Jatiluwih e siga andando pelas estradas asfaltadas no meio dos arroizais e terá os melhores visuais e o autêntico cenário dos "rice fields" de Bali.
Como chegar: Saia de Ubud e vá perguntando pelo caminho a direção para Bedugul e Pacung, o terraço está a 10 km da cidade de Pacung, mas só é sinalizado no final do trecho então sempre antes de tomar qualquer decisão pergunte, são várias entradas e todos os locais sabem o caminho, e tem muita boa vontade, mesmo que não falam inglês ajudam muito.
O terraço está por volta de 60 km de Ubud e 13 km de Pacung. Nós levamos 2 horas, com muitas paradas para pedir informações e a estrada é toda asfaltada.
Para comer: tem alguns restaurantes com vista para os terraços.

Continuando caminho...
Saia do terraço de arroz e volte para estrada de Pacung e siga para o templo Pura Ulun Danu. O templo não é dos mais bonitos, mas é diferente e charmoso, é a beira de um lago e vale pelo visual! A entrada custa IDR10.000/ U$1,10 por pessoa.
Como chegar: São 11km em 10 minutos depois de Pacung.
*De Pura Ulun Danu demoramos 2 horas para voltar para Bali.

Seguindo dali até Lovina
Pura Ulun Danu está no caminho para Lovina, dali até Lovina leva mais 1h30 de viagem.
Não fomos mas damos algumas dicas para a região de Lovina...
- As praias do norte são de areia preta, de origem vulcânica, são mais calmas, menos turísticas e ainda com direito a banhos termais na região.
- Visite o Templo Air Panas Banjar, nos arredores de Banjar, a 15 minutos de Lovina, é um templo na região das termas sagradas. Aproveite para tomar banho nas termas no pé do vulcão, em águas de origem vulcânica com temperatura de 40ºC. Muitos locais nos indicaram.
- Em Lovina, se vê cardumes de golfinhos. Para vê-los é preciso pegar um barco que sai às 6h00 e custa IDR60.000/ U$6,70 por pessoa, por 2 horas. Quem foi nos disse que é lindo e os golfinhos são muitos.

Dica
Fomos no meio de Dezembro e assistimos a colheita do arroz por todos os lados, em toda a região.

Siga @viagemafora no Twitter
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...