20 janeiro, 2010

Londres

Londres, é uma das cidades no mundo que a gente mais se sente livre. É tudo de bom andar sem rumo no meio de pessoas de varias nacionalidades, raças, religiões e opções... aproveitando tudo que essa deliciosa cidade tem a nos oferecer. Ahh !! Como se come bem nesse lugar, heim... restaurantes, com gastronomia do mundo inteiro, como em nenhum outro lugar do mundo é possível encontrar. Ou mesmo fazer um pic nic nos bancos dos maravilhosos parques que tem por lá.
A única coisa que peca em Londres e na verdade em toda a Inglaterra é o clima que é terrível. Mas pra compensar quando faz sol, tudo é maravilhoso...
Culturalmente existe uma infinidade de opção de museus, galerias de arte, fantásticos musicais, exposições e tudo que se pode imaginar e com a vantagem de muitos dos museus serem gratuitos.
Selecionados algumas dicas...

Museus
National Gallery, estão lá obras de Leonardo da Vinci e Van Gogh. A Praça Trafalgar e os arredores também são imperdíveis. Nas quintas está aberto até ás 9 horas da noite. Trafalgar Square, London WC2. Como chegar.
National Portrait Gallery com 120.000 retratos de reis, rainhas, políticos, atores, escritores, cientistas e pessoas importantes na história da Inglaterra, desde o séc. XVI.
Tate Modern Museum, uma atração imperdível em Londres. Arte contemporânea, com obras de Picasso, Miro Salvador Dali... mestres da arte moderna. A beira do rio Tâmisa, proporciona uma bela vista da Catedral St. Paul, do outro lado do rio, dá para ir a pé. É aberto até tarde as sextas e sábados 53 Bankside, London SE1 9TG. Como chegar.  
British Museum, imperdível e gratuito.  
Design Museum aproveite para fazer uma caminhada ao longo do Southbank Sidewalk, o calçadão do rio Tâmisa, caminhe até a Ponte de Westminster, em frente ao Big Ben. No caminho tem galerias, teatros, museus e outras atrações interessantes. No Queens Royal Theatre sempre tem shows gratuitos, ao lado de uma feira de livros usados...
Victoria & Albert, com uma das mais completas coleções de moda do mundo. V&A South Kensington, Cromwell Road, London SW7 2RL, metrô South Kensington. Como chegar.
Museu de Ciências  
Museu de História Natural. Cromwell Rd., London SW7, metrô South Kensington. Como chegar.
Museu das Docklands. West India Quay, 1 Warehouse, London E14 4AL, bonde Westferry. Veja como chegar.  

Lugares para ir, visitar & passear...
Tower Bridge está sobre o rio Tâmisa é uma das mais charmosas pontes e  não faltam opções de coisas legais pra fazer e comer por ali.
Picadilly Circus, rodar ali é sempre uma delicia. Como chegar.
Palácio de Buckinghan, assistir a troca da Guarda Real. É também a residência da família real britânica desde 1837. Fica na Buckinghan Palace Road. Para informações das datas clique
Palácio de Kensigton, onde morou Lady Diana, é aberto ao publico e custa £12,50. Tem ali o kensington Gardens, legal para uma parada para um lanche.
Catedral de St. Paul, vale uma visita, custa £12,50 e dá direito a subir nas galerias. Dá para comprar pelo site.
Palácio de Westminster, sede do parlamento, a beira do rio Tamisa, é onde esta o relógio Big Ben, acesso pelas pontes Westminster, Waterloo e Golden Jubille. O prédio e as sessões da câmara são abertos a visitas publicas, mas é melhor agendar.  Fica na 48 Westminster Palace Gardens, Artillery Row, London SW1P 1RR, metrô St. James's Park. Como chegar.
Abadia Westminster,  onde estão enterrados os cientistas Isaac Newton e Charles Darwin. Fica na 20 Dean's Yard, Westminster, London SW1P 3PA, metrô Westminster, custa £15. Como chegar.
Roda gigante, London Eye, é a melhor vista que pode se ter de Londres. Custa a partir de £10. Minster Court, Westminster Bridge Road, London SE1 7JB, metrô Lambeth North. Como chegar.
Nothing Hill, passear a pé e a toa...
Brick Lane é um programa perfeito para uma tarde de domingo, depois de ir ao mercado de flores do Columbia Road e no mercado de moda de Spitalfields. Metrô Whitechapel. Como chegar

Bairros legais...
Soho, bairro fashion e descolado, vale explorar todo a pé.
South Bank, as margens do Tâmisa, em torno da roda gigante.
Shoreditch & Hoxton, bairros no East London, próximos à City. Vale um passeio à noite.
Bethnal Green, bairro com imigrantes Indianos e próximo ao Shoreditch, Hoxton e Spitalfields, vizinho da City, centro financeiro de Londres. Estão na moda, mas são longe e bem fora de mão.

Parques
Parques, um ponto fonte dos Ingleses... servem também para pic-nics e banhos de sol. 
Hyde Park, no final da Oxford Street. Com mais de 4 mil arvores, tem lá um lugar chamado Speaker's Corner, criado por lei em 1872, onde qualquer um pode montar um palanque e protestar sobre o que quiser.
Green Park, ao lado do Palácio de Buchingham
St. James Park, atrás do Palácio de Buchingham

Compras
Boots shampoos, espumas, leave-in, óleos... para cabelo e tudo que você pode imaginar de cosméticos tem lá, tudo de bom...
Liberty department stores. Uma das muitas galerias comerciais de Londres.
Primark, na Oxford Street, uma loja enorme, popular e baratésima. Adoramos, tem muita coisa legal, basta ter olho clínico.
Carnaby Street no Soho, bairro londrino preferido para compras. Fica entre Oxford Street, Regent Street, Charing Cross e Covent Garden. .. estão lá todas as lojas legais... é de perder a cabeça! Além das lojas, tem muitos pubs, cafés e restaurantes que tornam o bairro num dos mais animados da cidade... Pra nós essa região da Oxford Street é um dos melhores lugares para comprar.
Marks & Spencer tem de tudo lá.

Feiras de rua & mercados abertos
Borough, grande mercado cm comidas de vários lugares do mundo. Perto do teatro onde shakespeare apresentava suas peças.
Portobello Road Market, feira de comida e aos sábado tem antigüidades e outras coisas mais... tem pubs, lojinhas, cafés e restaurantes charmosos na região que garantem um programa gostoso. Fica na 72 Tavistock Road, London W11 1AN, metrô Ladbroke Grove. Como chegar
Borough Market, barracas de frutas, restaurantes e barracas de comida que funcionam em volta. Abre ao público as quintas, das 11h às 17h, as sextas das 12h às 18h e aos sábados das 9h às 16h. Fica na, 8 Southwark Street, London SE1 1TL, metrô London Bridge. Como chegar.
Columbia Road, mercado de flores, aos domingos das 8h ás 14h. Na região tem lojinhas e lugares legais para tomar café da manhã. É na, 3 Ezra St, London E2 7RH, metrô Old Street, linha Northern & ônibus Bethnal Green, Queensbridge Road, Stop HE. Como chegar.
Spitalfields Market,  próxima da  Columbia Road. Lugar coberto tem roupas com preços legais e restaurantes bem bacanas, também frequentados por executivos da City. Funciona todo dia, mas o melhor e aos domingos. 65 Brushfield Street, London E1 6AA, metrô Aldgate East. Como chegar.
Sunday Upmarket, na 81 Brick Lane e na 15 Hanbury Street. Todos os domingos das 10 h ás 17h. Tem restaurantes Indianos e uma viela de restaurantes alternativos.
Huge Vintage Market, próximo do Upmarket, feira de moda e acessórios desde 1920, é nos estacionamentos dos antigos prédios da Cervejaria Truman, The Old Truman Brewery Building, F Block T2, 85 Brick Lane, London E1 6QL. Metrô Aldgate East. Todas as sextas, sábados das 11h ás 18h e aos domingos das 10h ás 17h. Veja como chegar .

Comer
Para nos uma vantagem interessantes da cena gastronômica londrina são os restaurantes super bacanas com gastronomia do mundo todo, restaurante indiano, paquistanês, bengalês, vietnamitas, tailandesa e Fast Food... 
Pret-a-Manger
Nandos´s rede fundada por Portugueses.
Várias opções legais,  próximo a ponte Tower Bridge.
Fish & Chips, imperdível... esse clássico Inglês tem que ser experimentado.
Tem dicas legais aqui, para restaurantes squaremeal e para pubs. 
Royal Oak London, pub histórico, no menu de domingo tem o tradicionalíssimo Roast BeefPróximo a feira de flores da Columbia Road,  78 Fitzalan Street, London SE11 6QU, metrô Lambeth North. Como chegar.
Bincho 
Brick Lane, Bangladesh é ali mesmo... Experimente os pratos da cozinha Balti e o naan, o pão assado no forno Tandoori. Metrô Whitechapel. Como chegar.
Little Vietnam, na Kingsland St.,  Shoreditch St., vários restaurantes vietnamitas deliciosos e baratos. Entre na fila do Sông Quê , fica no 134 Kingsland Road, London E2 8DY, peça os super deliciosos Summer Rolls, rolinhos de papel de arroz recheados com camarão e legumes. Metrô Old Street.
Wagamama, rede de cozinha um pouco japonesa com um pouco de tailandesa, mesas coletivas com comida ótima e barata. Tem um em um em Bloomsbury, perto do British Museum. Veja os endereços no site. 
Busaba Eathai, cozinha tailandesa, cardápio assinado por famoso chef David Thompson, tem vários... No Soho, tem um na 106 Wardour St., metrô Leicester Square.  

Supermercado para economizar...
Tesco, rede de supermercados, vende refeições, lanches, saladas, frutas e deliciosos  yogurts Alemães Muller e várias outras lojinhas ou pequenos mercadinhos que sempre encontrará pelo caminho. É uma opção legal e barata.
  
Hostel & Albergue
Gostamos muito do hostel que ficamos na ultima vez que estivemos em Londres, é o The Royal Bayswater Hostel, é básico, barato, bem simples e muito bem localizado, fica no final da Oxford Street,  reservamos no Hostelworld, lá também tem muitas outras opções.
E gostamos também do Albergue da Juventude em St. Paul, já ficamos, lá muitas outras vezes.

Transporte dentro de Londres 
Oyster , é o cartão de transporte de Londres. Verificar o bilhete, para um dia e que só serve para ônibus. Dependendo do roteiro, se não for usar metro, compensa... é mais barato. 
Urban Rail  
Transport for London
Ônibus 24 horas, para quem gosta de curtir a noite, a opção são os ônibus, que rodam 24 horas, mesmo que sejam mais raros ao longo da madrugada.

Chegando ao aeroporto e como ir para Londres... 
Heathrow Airport  
Heathrow Express,  é um trem que faz a ligação direta entre o aeroporto e a estação Paddington, que dá acesso ao metro, é uma das opção mais baratas, custa £18 se comprar no guichê £ 16,50. E se comprar pelo site Booking Heathrow Express custa £18.  
Dot2, transfer dos aeroportos para o centro  e vice versa, de|para Heathrow e King Cross Station é por  volta de £ 22 , depende a localização, mas é incluso apenas 1 bagagem, mais de uma é cobrado extra de £ 5.
Gatwick Airport 
Luton Airport 
Stansted Airport 
Easybus, do grupo Easyjet do Gatwick airport para o Centro de Londres £ 6 e se pagar mais £ 2 compra ida e volta, preços comprando pelo site, que é bem mais barato. Faz para o Luton airport também. 

Shows & Espetáculos  
London Theatre Ticket's Direct  
Ticket Master na Grã Bretanha
Visit London
Her Majestys, para o Clássico Fantasma da Ópera

Dicas 
-Tenha uma vista fantástica de Londres, sem gastar. Basta ir ao topo do Primrose Hill, 14 Edis Street, London NW1 8LG, metrô Chalk Farm. Como chegar.
-Dance com DJs famosos em alguns dos bares nos arredores do East End, como o The Hoxton Pony e o Big Chill Bar. Como chegar.
-Curtir um show de jazz, folk e outros ritmos de graça, no Teatro Nacional South Bank, perto da Waterloo Bridge. Os shows acontecem principalmente no verão, ás 17h45.
-Assistir o coral na Abadia de Westminster. É gratuito... ir á bilheteria por volta 17h30, mas depende se tem lugar disponível.


Ir para outros destinos...
National Rail, tem tickets baratos se comprar com antecedência.
Skyscanner 
Megabus, ônibus

Links que ajudam muito...
Londres para principiantes  
Brasileiros em Londres  
Uol Viagem | Londres 
Time Out London
New York Times  
London Unlike 
Guia Estadão Londres 
Viaje Aqui
City of London 
Spotted by Locals 
Clima em Londres
Timeout Restaurants in London  
Visit London 
Transport for London 
Mapa de Londres 
Mapa de ônibus 
Mapa de Metrô
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...