03 setembro, 2019

ILHA DA SARDENHA | ITÁLIA

INFORMAÇÕES GERAIS
A ilha é grande é a 2° maior ilha do Mediterrâneo (a maior ilha do Mediterrâneo é a Sicília) e o descolamento de uma região para a outra são demoradas, pois a ilha tem muitas montanhas, às vezes demoramos 2 horas ou mais para o trajeto 50 km de carro...  então é importante se organizar bem e dividir as estadias em algumas regiões da ilha onde desejar ir, para facilitar a o deslocamento.
Aeroportos
● A Sardenha tem 3 aeroportos, eles são nas cidades de Alghero, Olbia e Cagliari.
Nós chegamos e partimos do aeroporto de Olbia e alugamos o carro para retirar ali no aeroporto de Olbia também.
Foi tudo perfeito e em nosso opinião é a melhor opção é chegar e partir do aeroporto de Olbia !
Aluguel de carro
● É essencial alugar carro
● Nós alugamos o carro com 1 mês de antecedência, para retirada e devolução no aeroporto de Olbia.
● Com a locadora Sicily by Car www.sicilybycar.it - através do site consolidador www.carrentals.co.uk
● Custou €16 a diária com CDW incluso, sempre alugamos a carro mais básico e nunca compramos nada adicional e nem seguro adicional.
● Não reservamos de maneira nenhuma com a locadora Gold Car,  já tivemos 2 experiências de locação com a tempos atrás e ambos foram terríveis desde ao atendimento a cobrança de taxas, combustíveis  absurdas e super abusivas !
Importante : Leia sempre antes de reservar e observe se consta a observação de retirar com o tanque cheio e devolver com o tanque cheio  de gasolina.
Retirar com o tanque cheio e devolver com o tanque cheio  de gasolina é a melhor, mais econômica e mais honesta opção.
________________
Melhor época para ir
● De 01 a 30 de Setembro
Quanto tempo ficar
● Nós ficamos 1 semana, foi POUCO e NÃO foi o suficiente para irmos para o Sul da Ilha como havíamos planejado.
Não tínhamos estudado muito e quando chegamos ficamos surpresos como a ilha e grande, muito maior do que pensávamos !
Então foi necessário escolheremos entre o Norte e o Sul da Sardenha, escolhemos pelo Norte.
Se o plano é fazer toda a ilha + o arquipélago de La Maddalena reserve no mínimo 20 dias . Parece exagero mas não é!
________________
9 comidas típicas que você tem que provar na Sardenha
Queijo Pecorino Sardo - experimente o mais curado, o menos curado e o Pecorino de Cabra. Não deixe de ir em um supermercado para poder escolher e comprar vc mesmo. E coma com as uvas maravilhas que também são vendidas em supermercado.
Pane Carasau - um pão folha crocante. Todos restaurantes oferecem, mas há também nos supermercados
Culurgiones - espécie de guioza recheado com queijo pecorino, batata e menta e caprichosamente fechado. Não comemos
Malloreddus - tipo de nhoque de sêmola preparado com linguiça, açafrão, queijo pecorino e molho sugo. Divino ! Nós comemos um ótimo no Agriturismo Tanca ‘e Gaia na cidade Galtelli, na região do Golfo di Orosei.
Porceddu - porco temperado com ervas e assado por umas quatro horas no espeto, em fogo de chão. Maravilhoso! E comum encontrar em restaurantes de Agriturismo. Nós comemos no Agriturismo Tanca ‘e Gaia na cidade Galtelli, na região do Golfo di Orosei.
Zuppa Gallurese - Pão envelhecido com caldo de carne e queijo pecorino. Parecido com lasanha, mas não é ! Não comemos!
Fregula - Espécie de sopa, fregula são bolinhas de semolina servidas em um caldo com vôngole, camarão e moluscos. Me surpreendi muito com o sabor! Assim como todos os outros pratos com pescados, esse é mais fácil de ser encontrado na cidade de Alghero. Não comemos!
Bottarga - São ovas de tainha secas, típicas da Sardenha. A Sardenha, tem a tradição de produzir bottarga desde o século 14.As cidades produtoras estão mais no sul da ilha, nas cidades de Carloforte, Cagliari, Tortoli, Sant’Antioco e Marceddi di Terralba, com exceção da cidade de Cabras, provincia di Oristano, que está no centro sul da ilha. Experimente o Spaghetti com Bottarga !
Seadas - A sobremesa típica da Sardenha, uma massa frita recheada de ricota, coberta com mel e uma calda de uva! Nós comemos no Agriturismo Tanca ‘e Gaia na cidade Galtelli, na região do Golfo di Orosei.

Nossos 1°, 2º dias

RÉGIÃO DO GOLFO DI OROSEI - CENTRO LESTE DA ILHA
Em nossa opinião é o melhor da Ilha, mas não fomos para o Sul, que promete!
Dormimos 3 noites e tivemos 2 dias inteiros...

O melhor da região do Golfo di Orosei
● Alugamos 1 barco para nós mesmos pilotarmos .
Fomos as praias do Golfo di Orosei: Cala Goloritze, Cala Marioulu, Cala Luna, Cala Sisine...
A Cala de Goloritze é uma das 5 praias mais bonitas da Sardenha.
Essas praias são de difícil acesso, são acessas somente de barco ou por trilhas feitas com 1 a 2 horas de caminhada.

Informações para alugar o barco, para vc mesmo pilotar no Golfo di Orosei
Onde alugar : Porto de Cala Gonone
Preço : Depois de muita barganha €150 + €30 de gasolina. Isso foi na última semana de Agosto, ainda alta temporada.
Período que vc pode ficar com o barco : das 9h00 às 17h00
● Segue o contato do WhatsApp das 2 empresas que gostamos :
👉 Erika / empresa Blumarine +393404696705
👉 Flavio WhatsApp +393401750313
No Porto di Cala Gonone, também tem muitos outros quiosques que alugam barcos privados para pilotarmos, barcos para já com o piloto e vendem também excursões. É importante barganhar !
Qualquer um pode alugar e pilotar barcos pequenos de motores mesmo potentes ! Mesmo sem habilitação para pilotar barcos. Na retirada, recebemos rápidas instruções e é tranquilo e fácil !

📍IMPORTANTÍSSIMO
É uma experiência fantástica podermos pilotar o nosso próprio barco o dia todo e podermos parar em cavernas e praias paradisíacas, onde, quando e quanto quisermos. Mas é importantíssimo acompanhar bem de perto a previsão do tempo, é importantíssimo mesmo... no final do dia, começou chover e o retorno foi um pouco tenso e perigoso... Não pegue o Barco de forma nenhum se tiver o mínimo de chance de chuva em algum período do dia, realmente é muito PERIGOSO, SÉRIO e RISCO À VIDA ! Mas se o tempo estiver aberto sem precisão nenhuma de chuva é tudo muito gostoso e tranquilo !

As praias com fácil acesso, na região do Golfo di Orosei, estão próximas da cidade Orosei
● “Spiaggia Gli Svizzeri”
● Tem outras próximas a cidade de Cala Gonone

🛌 Hospedagem
Escolhemos a cidade de Galtelli como base para conhecer a Golfo di Orosei.
Está a 1h20 do Aeroporto de Olbia e 34 minutos do Porto di Cala Gonone.
Dormimos 3 noites na “Antigo Borgo” , simples, cama King, janelas black out, ar condicionado, dentro da parte antiga da cidade e com estacionamento incluso. Gostamos !
Está no Booking.com e no Airbnb ( https://abnb.me/06ad3ahtuZ ) - é importante comparar os valores.

Imperdível na região do Golfo di Orosei ..
● Alugar o seu próprio barco no Porto di Cala Gonone para vc pilotar
● Reservar para jantar no Agriturismo Tanca ‘e Gaia com antecedência
______________
Nosso 3º dia  - no Norte da ilha

PRAIAS DE SAN TEODORO
Essas praias que fomos, estão dentro de uma propriedade privada, as praias são bonitas, com acesso fácil, todas super estruturadas, arrumadas, os proprietários administram a área onde ficam as praias. Na região tem várias outras praias pequenas escondidas!
Capo Coda CavalloAli é possível alugar um barco e conhecer as ilhas, Isola Molara, Isola Tavolara, Isola Piana, Isolottoh Rosso. O estacionamento custa €2 por hora no verão. Está vizinha das praias Cala Brandinchi e Lu Impostu
Cala Brandinchi e Lu Impostu - Estão uma lado da outra na mesma propriedade privada. O estacionamento custa €2,50 por hora no verão.
● Cala Girgolu - Não fomos mas está por volta de 24 minutos de carro das praias Coda Cavallo, Brandinchi e Lu Impostu.

PRAIAS NA COSTA SMERALDA
Spiaggia del Principe - Tida como uma das praias mais bonitas da Costa Esmeralda.  Estacionamento custa  €1,50 a hora. Caminhada de 700 metros entre o estacionamento e a praia. Nós não gostamos muito, preferimos a praia vizinha, a Spiaggia Capriccioli !
● Spiaggia Capriccioli - Praia gostosa e bonita ! Gostamos muito mais dessa do que a Spiaggia Del Príncipe! O estacionamento custa €1,50 hora. O acesso à praia é super fácil ! Por volta de 50 metros entre o estacionamento e à praia.
Fomos no final do dia, por volta das 19h00 e não tinha mais ninguém à praia era toda nossa !
ONDE A NOITE ACONTECE NA COSTA SMERALDA
Porto Cervo
Porto Rotondo
Baja Sardinia

Hospedagem da Costa Smeralda
Sugestão de Hotel : Papillo Resort Borgo Antico, na cidade de San Pantaleo. Dormimos 1 noite ali e adoramos ! A localização dele é perfeita, para passear pela na Costa Smeralda e as praias da região de San Teodoro.
Esse hotel é ótimo também para dormir na noite anterior do dia do voo, se o seu voo partir do aeroporto de Olbia.
______________
Nosso 4° dia - ainda no Norte da ilha

REGIÃO DAS PRAIAS DE SANTA TERESA GALLURA
Spiaggia lá Marmorata
Spiaggia Rena Bianca - é a principal praia de Santa Teresa Gallura. A partir do porto, há passeios diários de barco para a ilha de Córsega. Mas não fomos buscar informações!
Praia de Rena Bianca
Capo Testa
Não gostamos das praias da região ! Praias tumultuadas ! Não é nosso estilo!

REGIÃO DAS PRAIAS ISOLA ROSSA
Spiaggia La Marinedda, pôr do sol gostoso e bonito. Mas programe para chegar no final da tarde, bem na hora do por do sol... pois antes é super cheia, com com aluguel de brinquedos aquáticos, poluindo todo o visual desse mar tão lindo, não gostamos!

Hospedagem nessa Região
Dormimos na cidade Sassari, no B&B “Agriturismo Su Siddaddo” - é muito bom !  Vale reservar para jantar ali! Não jantamos mas parecia ser muito bom!
_________________
Nosso 5° dia - ainda no Norte da ilha

REGIÃO DE CAPO TESTA
Spiaggia di La Pelota -
 A praia é linda mas como fomos dia 31 de agosto ainda estava muito tumultuada e desconfortável!

A noite seguimos para o Porto de Palau, na Região de Gallura, no Norte da Ilha e pagamos o Ferry para o Arquipélago de La Maddalena !
Passamos muito rapidamente, mas cidade de Palau pareceu charmosa, talvez na próxima dormiremos 1 noite ali !
Dica de hotel na região: AHR Costa Serena Village
NOSSA IMPRESSÃO
Todas as praias da Sardenha, em baixa temporada, sem tumulto, são lindas!
A maioria das praias do Norte, tem um turismo super massificado, além de serem cheias, tumultuadas... Pode ser que na região tenha praias mais gostosas, menos movimentadas mais escondidas, mas não tivemos tempo de procurar. O Norte da Sardenha não foi a nossa região preferida na ilha, talvez não voltaríamos na próxima vinda a Sardenha... a ilha tem outras regiões, mais tranquilas, com praias talvez mais bonitas !
A região do Golfo di Orosei, na parte Centro Leste da Ilha, foi a nossa preferida !
O sul da Sardenha parece ser menos turístico, na próxima vez queremos ir!
_______________

Na próxima faremos assim...

👉 NO GOLFO DI OROSEI
● Nos hospedaremos na cidade “Cala Gonone” por 3 noites. Sugestão de hotel : Hotel Ristorante La Conchiglia
● 1 noite na cidade de Orosei - Sugestão de hotel Santa Maria Resort
● 1 noite na cidade de Galtellì Sugestão de hotel - Castello Malicas ou no Antigo Borgo (onde nos hospedamos nessa vez)
● Reservaremos com antecedência um jantar no “Tanca ‘e Gaia”
● Alugaremos com antecedência de 1 dia um barco para pilotarmos no dia seguinte
● Estará tudo perfeito !

👉 DE ORISTANO ATÉ CAGLIARI - SUDOESTE DA ILHA
● 1 semana nessa Região

👉 DE CAGLIARI ATÉ ARBATAX

👉 Dicas que coletamos para o Sul da Sardenha e deixamos aqui :

● Costa Rei                                              ● Hotel Valtur Tanka Village

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...