25 outubro, 2021

Como nós fizemos

Hospedagem
Dormimos :
● 1 noite em Ponte Alta do Tocantins - Pousada Águas do Jalapão.
Muito provavelmente é a melhor pousada de Ponte Alta. Nós que escolhemos e pedimos para o motorista / guia nos hospedar ali, ele aceitou e acertamos em nossa escolha. O quarto é simples, com cama de casal muito pequena com 1,38 de largura, precisa melhorar. O café da manhã, área comum e piscina, são excelentes !
O proprietário da Pousada Águas do Jalapão arrendou a Pousada da Praça, que promete seguir o mesmo padrão de qualidade e conforto.
● 2 noites em Mateiros - Pousada Panela de Barro
O quarto é simples mas é bom, a cama é queem, a área comum e piscina são simples e o café da manhã é simples mas é bom.
● 1 noite em São Félix - Pousada e Fervedouro Bela Vista.
Escolhemos dormir ali para podermos entrar no Fervedouro a noite.
Das 18h00 as 8h30 o acesso ao Fervedouro é exclusivo para hóspedes.
O local muito caprichado e muito bem cuidado.
É o melhor quarto de pousada que nos hospedamos no Jalapão. Nós que escolhemos e pedimos para o motorista / guia nos hospedar ali, ele aceitou e acertamos em nossa escolha.
Dica: Nós que escolhemos as nossas pousadas. A escolha das pousadas foi uma condição que colocamos ao motorista/guia, antes de depositarmos os 30% iniciais para o motorista/guia, ele aceitou e acertamos em nossas escolhas.
Normalmente as agências, motoristas/guias resistem em hospedar seus clientes nas melhores pousadas, pois custa mais caro para eles.
_____________

Nosso passeio - dia a dia
Foi tudo perfeito, não mudaríamos nada!

1° DIANo caminho de Palmas para Ponte Alta…
Fizemos o Check Out na hotel em Palmas as 8h30 e seguimos viagem. Seguimos direto para Ponte Alta. Passamos em Ponte Alta só para o motorista acertar com a pousada e já seguimos direto para almoçar e passeio.
🥘 Restaurante Minervina - 1° parada.
Comida simples caseira, com galinha caipira, tudo caprichada e saborosa e tem Wi-Fi.
📍Lagoa e Gruta do Japonês - 2° parada.

● Lugar lindo, banho delicioso e sem pressa. É importante entrar na água de tênis ou sapatilha para água, pois tem muitas pedras pontudas que cortam, que podem cortar.

● O melhor da Lagoa do Japonês, não está na Lagoa e sim nas grutas ali do ladinho. Não entre na água pelo acesso da Lagoa, logo na chegada… caminhe poucos metros para o lado direto e ali tem o acesso para Lagoa e as Grutas.
● A lagoa é de um proprietário, as grutas é de outro proprietário, por enquanto é um atrativo só, mas muito provavelmente em breve a Lagoa do Japonês e as Grutas do Japonês serão 2 atrativos diferentes.
● Geograficamente, ao contrário do que muitos pensam, a Lagoa do Japonês não está dentro do Jalapão. Está no município de Pindorama, cidade de entrada para a região de Serras Gerais.

📍Pedra Furada  - 3° e última parada do dia.
● Para encerrar o dia com chave de ouro, assistindo o imperdível por do sol ali. No horizonte se vê o Morro da Cruz e outros paredões de arenito.
● No caminho entre a Lagoa do Japonês e Pedra Furada é possível ver o Morro da Cruz de pertinho, na estrada, peça para o seu motorista / guia te avisar qdo passar pela pedra.
● Geograficamente a Pedra Furada e a cidade de Ponte Alta do Tocantins não estão, dentro do Jalapão.

🛌 Pousada Águas do Jalapão  - Ponte Alta - 1 noite.

● Quarto + ou -

● Piscina ótima

● O melhor café da manhã

Nos hospedaríamos nele novamente! É a melhor opção ali em Ponte Alta!

________________

2° DIA - Passeios no caminho de Ponte Alta para Mateiros

● Fizemos check out da Pousada da Pousada Águas do Jalapão, em Ponte Alta. as 8h00.

📍Canyon Sussuapara - 1° parada.

● O Canyon Sussuapara, está à 15 km da cidade de Ponte Alta.

● 30 minutos  - é tempo permitido para contemplar o Canyon

● Não dá banho é só contemplação.

● Caminhada fácil de menos de 200 metros + 1 escadaria estruturada de madeira com corre-mão.

● Geograficamente não está dentro do Jalapão.

Cachoeira do Lajeado  - 2°parada.

● Está, a 35 km de Ponte Alta no caminho entre o Canyon Sussuapara e Rio Novo.

● Paramos só para ver, não descemos até o poço e não tivemos banho. São quedas d’água que formam um poço lá embaixo. São por volta de 500 metros de caminhada por trilha no mato. Faça se puder encaixar em seu passeio e não for compreender as outras paradas do dia. Converse com o seu motorista / guia.

● Geograficamente não está dentro do Jalapão.

🥘 Almoço, no restaurante Flor do Jalapão, ao lado do Rio novo - 3° parada.
Ali tem uma barraquinha que tem um sorvete de pequi que é delicioso.

📍Banho no Rio Novo - 4° parada.

● Está por volta de 145 km de Ponte Alta e por volta de 45 km de distância de Mateiros.

● Já está dentro do Jalapão.

● Acesso muito fácil. Não tem caminhada, o guia estaciona muitíssimo próximo.

Dica: ali pertinho do restaurante e da Prainha do Rio Novo tem uma escola que tem Wi-Fi gratuito caso tiver uma necessidade urgente de precisar de um sinal de Wi-F.

O código está escrito no banco da escola : senha do Wi-Fi HV5D0C0E (número zero, não é letra O)

📍Dunas do Jalapão - 5° e última parada.

● Enceramos o dia nas Dunas, a expectativa era assistir ao por do sol, mas nublou e não teve por do sol.

● Para chegar às Dunas, tem uma caminhada de por volta 400 metros de ida e 400 metros de volta, em areia fofa.

🛌 Pousada Panela de Ferro - 2 noites - 2° e 3° noites.

● Quarto bom com cama Queem

● Café da manhã bom mas não ótimo

● Piscina ok, nada de especial

Muito provavelmente não tem opções muito melhores, em Mateiros.

___________

3° DIA - Cachoeira e Fervedouros na região de Mateiros.

● As 8h30 saímos para os passeios

📍Cachoeira da Formiga - 1° parada.

● O acesso até a cachoeira é feita por um caminhada tranquila, por areia, por  volta de 300 metros para ir e 300 metros para voltar.

● Caso tenha dificuldade de caminhar longa distância peça para o responsável pela propriedade que fica na bilheteria, que ele permitirá o motorista/guia chegar com o veículo ao lado da cachoeira, nós precisamos e o moço da bilheteria permitiu e foi muito confortável.

● O tempo de banho de permanência na cachoeira é ilimitado.

📍Fervedouro do Ceiça - 2° parada.

● Foi o 1° fervedouro a ser encontrado no Jalapão.

● O acesso até o fervedouro é feita por um caminhada tranquila, pela areia, por volta de 300 metros para ir e 300 metros para voltar.

● Caso tenha dificuldade de caminhar longa distância, peça para o responsável pela propriedade que fica na bilheteria, que ele permitirá o motorista/guia chegar com o veículo ao lado da cachoeira, nós precisamos e o moço da bilheteria permitiu e foi muito confortável.

● O tempo de permanência para banho é de 20 minutos por grupo e só entra grupos com até 6 pessoas por vez.

🥘 Almoço no restaurante Mandala - 3° parada
É ao lado do Fervedouro do Ceiça, estava muito bom! Está proximo do Fervedouro do Rio Sono e do Fervedouro Buritis

📍Fervedouro do Rio Sono - 4° parada

● O veículo estaciona muito próximo do Fervedouro, caminhada de menos de 100 metros.

● O tempo de permanência para banho é de 20 minutos por grupo e entra grupos com até 10 pessoas por vez.

📍Fervedouro Buritis - 5° parada.

● Caminhada curta, de menor de 100 metros por areia e fácil.

● Ele tem a coloração mais azul comparado com o Fervedouro do Rio Sono e com o Fervedouro Ceiça.

● O Fervedouro do Rio Sono e do Fervedouro Buritis são um ao lado do outro e está a 30 minutos de Mateiros.

● Todos os Fervedouros são muito interessantes, lindos e deliciosos para banho.

● Cada Fervedouro tem a sua característica própria e oferecem experiências diferentes e únicas. Banhe-se no maior número de Fervedouros que puder !!!

🛌 Pousada Panela de Ferro - 2 noites - 2° e 3° noites.

● Quarto bom com cama Queem

● Café da manhã bom mas não ótimo

● Piscina ok, nada de especial

Muito provavelmente não tem opções muito melhores, em Mateiros.

4° dia

Um dia cheio de banhos em Fervedouros pelo caminho entre Mateiros e São Félix… Deliciaaaaa !!!

📍Fervedouro Buritizinho - 1° parada.

● Fácil acesso, tem que caminhar menos de 100 metros.

● É o menor Fervedouro do Jalapão, é muito charmoso e delicioso para banho.

● Na mesma propriedade, tem um rio, ao lado do Fervedouro, para banhar em qdo aguarda a sua vez para banhar no Fervedouro.

● A permanência no Fervedouro é de 15 minutos. É permitido entrar 3 pessoas por vez.

● Chegamos cedinho não tinha ninguém e ficamos um tempão ! Só saímos qdo chegaram os próximos turistas.

📍Fervedouro Encontro das Águas

● O acesso até o fervedouro é feita por um caminhada, pela areia, por volta de 200 metros para ir e 200 metros para voltar.

● Caso tenha dificuldade de caminhar longa distância, é possível o motorista/guia chegar com o veículo bem próximo ao Fervedouro.

● Na mesma propriedade, tem o Rio do Encontro das Águas, que é o encontro do Rio Formiga com o Rio Sono, ao lado do Fervedouro, para se banhar enquanto aguarda a sua vez para se banhar no Fervedouro.

● O Fervedouro Encontro das Águas é o Fervedouro com maior pressão.

● A permanência no Fervedouro é de 15 minutos. É permitido entrar 6 pessoas por vez.

📍Fervedouro Por Enquanto

● Já está em São Félix, mas está na zona rural, fora do centro da cidade. O local muito caprichado e muito bem cuidado.

● O Fervedouro é delicioso, tem um azul bonito e recebe bastante sol (a maioria dos Fervedouros não recebem sol).

● Estão finalizando a pousada e quem se hospedar ali poderá se banhar com exclusividade a noite nos Fervedouros.

● O acesso é fácil, o carro estaciona bem próximo e depois tem uma caminhada curta, menos de 50 metros, por uma plataforma de madeira.

Está próximo do Fervedouro.

● O Fervedouro Por Enquanto, o Fervedouro Alecrim e Fervedouro Bela Vista, os 3 Fervedouros estão em São Félix.

📍Fervedouro e Pousada Bela Vista - 4° e ultimo banho do dia, em Fervedouros !! Dia show 🙌🙌

● O Fervedouro Bela Vista e o Fervedouro Alecrim são os 2 maiores Fervedouros do Jalapão.

● Na Pousada Bela Vista, além do Fervedouro tem a Ilha do Amor para banho.

● Tem Wi-Fi rápido e muito bom.

● O acesso ao Fervedouro é fácil, do estacionamento ao Fervedouro tem uma caminhada bem curta, menos de 50 metros, por uma plataforma de madeira.

● Os Fervedouros Bela Vista e o Por Enquanto, são os 2 Fervedouros mais bem cuidados e caprichados por parte dos proprietarios. São também os 2 fervedouro com melhor atendimento e respeito aos clientes.

● O tempo de permanência é só 15 minutos e podem entrar grupos com 10 pessoas por vez.

🛌 Pousada e Fervedouro Bela Vista

● Foi a melhor Pousada que nos hospedamos na viagem pelo Jalapão.

● Dormir ali, foi uma escolha nossa, já que o nosso passeio era privado, só para nós 2.

● Quem se hospeda ali, tem a exclusividade de se banhar no Fervedouro das 18h30 as 8h30, o horário que desejar.

● Tivemos banho as 19h00 e as 6h30 foi maravilhoso, só para os hóspedes ! “Um Fervedouro para chamar de seu” !

__________

5º DIA e último - Fervedouros na região de São Félix e retorno para Palmas

📍Fervedouro Bela Vista - 1° banho do dia.
● Acordamos 6h00 da manhã e antes do café da manhã, fomos para o banho no Fervedouro,  foi excelente não tinha ninguém !
● Tomamos o Café da Manhã e fizemos o Check out na Pousada.
● Tem Wi-Fi rápido e muito bom.
● Está próximo do Fervedouro Alecrim e Fervedouro Por Enquanto, os 3 Fervedouros estão em São Félix.

📍Fervedouro Alecrim - 2° parada.
● O Fervedouro Alecrim e o Fervedouro Bela Vista são os 2 maiores Fervedouros do Jalapão.
● Como acomodamos as 6h00 para nós banharmos antes de começar o movimento dos turistas e logo as 7h30 já tomamos o café da manhã, então as 8h30, já estamos no Fervedouro Alecrim, o que foi ótimo, pois não havia ninguém qdo chegamos… então podemos ficar no Fervedouro mais que 20 minutos que é o tempo de permanência permitido… mas logo em seguida começaram chegar os turistas.
● Acesso ao Fervedouro é fácil, por uma caminhada de menos de 300 metros para ir e 300 metros para voltar.
● Tem Wi-Fi rápido e muito bom.
● A permanência permitida no Fervedouro é de 20 minutos e é permitido entrar 10 pessoas por vez.
● Está próximo do Fervedouro Bela Vista e Fervedouro Por Enquanto, os 3 Fervedouros estão em São Félix.
● Seguimos viagem para Palmas, com parada para foto da Serra da Catedral.
177km de estrada de terra e + 90 km de estrada asfaltada / foram 4 horas de viagem.

Os Fervedouros

● As experiências nos Fervedouros, são os pontos fortes do Jalapão.
● Cada Poço de Fervedouro tem sua própria característica, um é diferente do outro, são únicos. Um tem a pressão maior, outro tem mais pontos de Fervedouro, outro é maior de tamanho, outro pega sol, outro já não pega sol, outro é mais azul… mas todos oferecem experiências únicas e maravilhosas. Então faça o maior número de Fervedouros possíveis.
● Os Fervedouros estão na região de Mateiros e São Félix.
____________

O pacote que compramos e com quem fechamos

● O nosso motorista/guia foi o Ely, indicado pelo Marcelinho da Urucuia Turismo Jalapão.
O Ely não tem agência e um motorista/ guia particular e isso foi excelente pois não tudo que combinamos e tratamos foi com ele direto sem terceiros envolvidos. Foi ele mesmo que cuidou e organizou tudo e também nos guiou e nos conduziu o tempo todo. Ele reservou as Pousadas que nos mesmos escolhemos e fomos nos atrativos, cachoeiras, rios e principalmente Fervedouros que desejávamos e pedimos a ele. Tudo muito personalizado tanto o roteiro, como as pousadas e atendimento por parte do Ely. Super recomendamos !
Recomendamos muito também o Marcelinho, proprietário da Urucuia Turismo Jalapão, que foi quem nos indicou o Ely, pois ele não tinha disponibilidade.
O Marcelinho, proprietário da Urucuia Turismo Jalapão.
O Marcelinho foi recomendado pela Claudia do @
O Ely trabalha muito com o Marcelinho.
📍Contatos
Eli (63) 98443-6312 - WhatsApp
Marcelinho 63 9999-2113 WhatsApp
● Escolhemos fechar um pacote de 5 dias / 4 noites, privado, só para nós 2 sozinhos, sem grupo. Isso agiliza a viagem e dá muito mais liberdade.
● Rodamos com o motorista/ guia 1.030 km durante a viagem.
● Pagamos R$2.900,00 por pessoa incluso o carro, guia/motorista, hospedagens, passeios e todas as alimentações. Bebidas, rapel, rafting, boia cross, tirolesa, não estão inclusos.
____________

É bom saber qdo for comprar o pacote para o Jalapão
● As agências costumam incluir no 1º ou no último dia do pacote para o Jalapão, a Cachoeira da Roncadeira, a Cachoeira da Escorrega Macaco e a Cachoeira do Evilson. Pois é conveniente para eles porque está no caminho para Ponte Alta do Tocantins, que é a porta de entrada para começar o passeio para o Jalapão e custa menos.
Essas cachoeiras estão no município de Taquaruçu, que não é no Jalapão e está apenas 36 km / 36 minutos de Palmas.
Como estávamos de carro, fomos sozinhos, fizemos as cachoeiras de Taquaruçu e dormimos 1 noite na Pousada Aldeia da Serra
E como fizemos as cachoeiras de Taquaruçu por nossa conta, excluímos elas do nosso pacote, assim ganhamos 1 dia de passeio lá em Ponte Alta do Tocantins (já conseguimos fazer logo no 1° dia a Lagoa/Gruta do Japonês e o Por do Sol na Pedra Furada) e não gastamos o valor de 1 dia de passeio do pacote do Jalapão que é caro.
Além de podermos fazer livres, com calma, foi muito mais econômico fazermos as cachoeiras de Taquaruçu sozinhos.
● Nossa impressão sobre as Cachoeira da Roncadeira
Cachoeira do Escorrega Macaco : Se vc já teve experiências em outras cachoeiras, assim com nós…  não tem nada de surpreendente e não repetiríamos a visita mas para quem não teve ainda muitas experiências em cachoeiras, pode ser interessante.
● Cachoeira da Roncadeira - são 1.500 metros para ir e 1.500 metros para voltar.
A água é fria e não é cristalina.
● Cachoeira Escorrega Macaco - são 300 metros de caminhada, seguindo a diante, depois da Cachoeira da Roncadeira.
______________

Informações gerais

● É um destino sem luxo nenhum, rústico e tanto restantes com hospedagem são simples, mas bons.
● A maioria das estradas são de terra ou areia fofa, chocada muito e nem em celular da para mexer
● Vc passará bastante horas viajando dentro do carro entre um atrativo e outro. A maioria dos atrativos são distantes um dos outros.
● Pelo caminho não tem sinal de celular e terá Wi-Fi apenas em alguns atrativos e nas pousadas.
● Não tem banco, então tem que sacar dinheiro em Palmas, antes de iniciar a viagem para o Jalapão.

Gruta do Japonês

Fervedouro Buritizinho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...