03 fevereiro, 2010

Berlim

Quando estávamos planejando a nossa viagem de 5 meses, decidimos ir a Berlim e ficamos muito empolgados com todas as informações que lemos e ouvimos, de que “ é a nova capital da Europa ”, “ é a Nova York da Europa ”, “ é onde tudo acontece “, e temos lá um queridissimo casal de amigos alemães,  então ficou fácil decidir por incluí-la no nosso roteiro.
Achamos que Berlim está muito, muito melhor que em 95 quando passamos por lá na nossa primeira volta pela Europa, mas ainda não achamos que é uma cidade como Paris, Londres ou Nova York.
É quase palpável como a cidade mudou nesses 15 anos, desde a nossa última visita e quanto se transformou em uma metrópole multicultural que combina o antigo, com o mega moderno, com a energia de uma cidade que ainda não terminou de se reinventar.  É uma daquelas cidades que tem uma infinidade de coisas pra ver e fazer e o  melhor, custa pouco.
Não demos prioridade a visitar Museus. Sabe... estávamos em uma fase da viagem, exatamente um pouco mais da metade, já estávamos pelo mundo há três meses e estávamos a fim de fazer nada, completamente nada, simplesmente passear a toa, batendo perna na rua, o dia todo por Berlim e aproveitando para descansar, recuperar para continuar... Talvez seja por isso que apreciamos a cidade, mas não ficamos loucos de amor por ela !!!
Mas sem dúvida são muitos e ótimos museus, de arte moderna, renascentista, história natural, 2ª guerra e muitos da própria história recente da cidade.
Andamos bastante no lado oriental da cidade, antiga parte comunista, onde houve boa parte dos acontecimentos que mudaram os rumos da História. Esse lado  reconstruído, renovado e na moda, com vários museus,  monumentos, novas construções e uma noite agitada, é onde tudo acontece
É visível o quanto os alemães, em sua grande maioria, se esforçam para tentarem ser simpáticos. Mas é estranho sentir um silêncio total quando entrávamos no trem e as pessoas não conversavam umas com as outras...

Visitar
Ilha dos Museus, todos os museus localizados na ilha são gratuitos na quinta a partir das 18hs.
Potsdam visitar o palácio e os jardins, são 30 minutos de S-Bahn
Sony Center uma praça futurista delimitada por prédios disformes e com teto de vidro.

Alexander Platz, praça que foi totalmente bombardeada na 2ª guerra, e foi totalmente reconstruída. É um dos principais centros comerciais da cidade e possui uma enorme torre de comunicação, é possivel subir na torre e é legal, tem uma ótima visão da cidade. Na praça sempre tem exposições de arte.

Portão de Brandemburgo. É a atração mais procurada de Berlim.
Parque Tiergarten deixe para passar lá quando você for do lado ocidental, é um parque lindo e enorme, mas se o dia estiver ensolarado, vá preparado para ver homens nus tomando banho de sol, sem constrangimento nenhum.
Unten Den Linden, avenida construída há quase 400 anos, que começa do outro lado do Portão, com uma coleção de palacetes. Perca-se por lá...
Museu Pergamon, um dos mais importantes museus de arqueologia do mundo.
Bode Museum
Bauhaus Archiv
Memorial do Muro, e um centro de documentação do muro de Berlim, descer na estação Bernauer Strasse.
East Side Gallery, para ver 1,3 km do muro de Berlim !! Pegue o u1 até a warschauer strasse. Hakescher Market, é bem legal, tem barzinhos e lojas descoladas.
Museu Judaico, estação de metro Hallesches ou Kochstraße, como chegar directions.

Igreja Kaiser-Wilhelm-Gedachtnis, na estação Zoo, Igreja mantida propositalmente no mesmo estado em que ficou depois da 2a. Guerra.  Aproveite para andar pelo chique bairro  de Charlottenburg.
Palácio Charlottenburg
Helmut Newton, museu de fotografias, perto do Zoo.
Reichstag, Parlamento Alemão, visite a cúpula de vidro. Lá em cima tem uma vista perfeita da cidade, é espetacular. Mas como a entrada é gratuita, a fila sempre esta enorme.
Campo de Concentração Sachsenhausen, está a 45 minutos de Berlim, pegar o S-Bahn, até a estação Orianienburg. Depois é só dar uma caminhada pela cidade pra chegar.

Outras dicas... compras e passeios...
Oranienburger Strasse, é a rua mais movimentada e badaladíssima. Tem varias opções de restaurante asiático, italiano, pizzaria, kebabs e vários outros. Lá está também a New Synagogue, um prédio bonito, que vale ser visto.
ku'Damm, avenida chique e antiga.
Friedrich Strasse e Friedrichstrasse são as ruas mais comerciais da Mitte. Para compras são ótimas opções juntamente com a Ku’Damm.
A KaDeWe, enorme loja de departamento, com marcas famosas e chiquesésimas. E no 6 andar ,  Gourmet Floor, tem uma delicatessen dos deuses. Uma verdadeira perdição...
Prenzlauer Berg, é um bairro para passear, com lojas, cafés e restaurantes “cool”.
Designer Outlet é um pouco fora de Berlim, e se for de trem, chegando lá tem uma boa caminhada, só vale se tiver dias sobrando e a toa, senão é melhor investir em outro programa. Nós gostamos muito, encontramos coisas  legais por preços excelentes, mas iguais aos Outlets Americanos não existem!!! Como chegar
Avenida Karl-Marx-Allee, pegar o ônibus 200 e dar uma volta por lá.

Comer
Currywurst autêntica comida alemã, salsicha temperada com curry.
Wiener Schnitzel, milanesa de porco, uma verdadeira delícia, adoramos. É tradicional e fácil de encontrar.
Kreuzberg é o bairro Turco em Berlim, descer estação Kottbusser Tor. Vá à matriz da rede Hasir e experimente um döner kebap, conhecido churrasco turco. Abre 24 horas.
Café Einstein, a confeitaria de estilo vienense mais tradicional da cidade. Para quem ama, como nós as delicatessens e não passam sem uma confeitaria, aqui tem um apfellstrudel...
No Blog Destemperados, o Diogo Carvalho, tem muitas dicas bacanas, vale dar uma olhada !!!

Dormir
Dormimos no Eastener Hostel, do lado oriental, reservamos pelo
Hostel World, dormimos em quarto coletivo, mas tem quartos duplos, é legal, pequeno, barato, supermercado perto, cozinha, é bem localizado, o dono e funcionários sempre estão à disposição para ajudar, para dar dicas. E ainda está ao lado da frequentadissima "Oranienburger Strasse", à noite,  saíamos a pé para jantar, tem ótimos restaurantes por ali. Ah! Tem um probleminha não tem recepção 24 hs e você tem que mandar um e-mail dizendo a hora que você vai chegar.

Trasnporte dentro de Berlim
Os ônibus 100 e 200 ligam a Berlim ocidental a oriental passam pelos principais pontos turísticos da cidade.
Se for andar de metro|ônibus compre o ticket do dia ou o da semana, é mais barato do que comprar unitário.
Ticket para um dia
Ticket para uma semana, a partir de 5 dias já fica mais barato. Nós compramos esse... ficamos 7 dias.
Mapa de transporte em Berlim, U & S-Bahn é só pedir na bilheteria, ele dão um mapa.

Ir ou vir dos aeroportos
Aeroporto Tegel
Aeroporto Schönefeld, Airport Express , no máximo, pegávamos o bonde.
Da Alexanderplatz até o aeroporto Tegel (TXL), tem um ônibus direto! Tem o timetable no próprio ponto de ônibus, de 15 em 15 minutos tem um é barato e dá pra ir com mala. O ponto de ônibus fica na Rua Karl-Liebknecht. Você compra o bilhete dentro do ônibus.

Como ir para outras cidades ou países
Berlim é um ponto estratégico e combina muito bem com Viena, Praga, Budapest e outros países do leste Europeu.
Ônibus,
Orange Ways para Praga, 17 euros e Budapeste, 41 euros. Preços para compra pelo site e com antecedência.
Eurolines
Trem,
Deutsche Bahn
Sky Scanner, passagens aéreas

Outros links legais que ajudam muito...

Site oficial de Berlim
Spotted by Locals | Berlin
Previsão do tempo em Berlim
Visit Berlin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...