04 março, 2010

Éfeso, Turquia



Na costa oeste da Turquia, estão as belíssimas ruínas da cidade de Éfeso ou Éfesos, que são as mais bem conservadas e uma das principais atrações da Turquia. Á beira do mar Egeu, era conhecida como a capital do Império Romano na Ásia Menor, com 400 á 500 mil habitantes, uma metrópole para a época e a quinta cidade mais populosa do império. Construída por gregos 1.000 anos antes de Cristo foi cenário de pregação de apóstolos e palco de sucessivas guerras de conquista, passando por muitas soberanias. A antiga cidade foi reconstruída quatro vezes em diferentes períodos e segundo o nosso guia 80% dos monumentos são originais, apesar, muitos dos achados tenham sido levados para outros países, como Inglaterra e Áustria. Se for no Verão prepare-se porque o sol é forte e praticamente não há sombra durante o passeio. Mas, acredite merecem estar incluídas nos roteiros de viagem de qualquer viajante interessado em História. Percorrer suas ruínas é impactante pela beleza, um lugar especial e imperdível.

Principais
Biblioteca de Celsius, concluída em 135 dc é a principal atração da cidade. O prédio impressiona pela monstruosa fachada em mármore, que chegou a abrigar 12 mil rolos de papiros. Ostenta colunas com dez metros de altura e tem na sua fachada, as estátuas que representam a sabedoria por Sofia, o conhecimento por Episteme, a inteligência por Ennoia e a virtude por Arete, mas são elas, cópias das originais, que se encontram no Museu de Éfeso, em Viena. 

Anfiteatro, em excelente estado de conservação, foi o maior teatro do mundo na época, com capacidade para 25 mil espectadores.

Rua do Porto, é a principal passagem e entrada da cidade que desperta atenção, com 800 metros extensão e 21 de largura, hoje restam 500 metros, com piso e colunas de mármore, ela chegava ao mar. Segundo história, Éfeso recebeu visita do imperador romano Marco Antonio e Cleópatra que entraram na cidade, pela então Rua do Porto. 

Templo de Artemisa, construído no século VI a.C. O templo teria ficado de pé até o ano de 263, quando acabou destruído por povos invasores. Era uma das 7 maravilhas do mundo na antiguidade, hoje restam ruínas. Tem peças originais no British Museum

Como chegar
Avião
Várias companhias fazem vôos direto de Istambul para Izmir, custa em torno de 70 euros, com taxas inclusas. Pesquise no Skyscanner.
Navio
Izmir faz parte do roteiro de vários cruzeiros que passam pelos mares Mediterrâneo e Egeu. Passeios até Éfeso podem ser contratados nos próprios navios.
Rodoviário
Éfeso está a menos de uma hora de carro de Izmir. Os passeios de meio dia até as ruínas podem ser acertados nos hotéis da cidade. Custam, em média, 45 euros e incluem também uma passagem rápida pelo Templo de Artemisa e uma parada na Casa da Virgem Maria. 
No nosso caso viemos de Bodrum.

Dormir
Uma boa opção é se hospedar em Izmir 47 km ou  kusadasi 19 KM.
Pesquise Hostel World.

Informações gerais sobre a Turquia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...