20 junho, 2010

Nobres, Mato Grosso

 Reino Encantado, nascente do Rio Salobra.
 Lagoa das Araras
 Duto do Quebó

Uma riqueza natural em descobrimento...
Localizada a 130 km de Cuiabá, a região de Nobres é vista como um dos principais atrativos turísticos do Mato Grosso. Pouco divulgado, com pouca infra-estrutura e ainda em desenvolvimento turístico, é um destino muito especial, que sem dúvida, merece muito uma visita !!!  
Mas é no distrito de Bom Jardim que está a maior concentração dos atrativos e passeios, a 67 km Nobres (por estrada de terra), é ali que estão guardadas as belezas que tanto nos impressionaram!! Com certeza o ideal é dormir em Bom Jardim !! Uma pequena vila que é excelente como ponto de apoio!! Não aconselhamos dormir na cidade de Nobres, é longe e na própria cidade não tem atrativo nenhum...  
Cavernas com estalactites e estalagmites, rios de águas cristalinas para flutuar junto aos peixes e um visual com pequenas serras constantes, compõe um cenário incrível!!  
Ali não é preciso contratar agências, as próprias pousadas dão todo suporte necessário, orientam e providenciam tudo!!
  Saída do Duto do Quebó

Passeios imperdíveis...

Gruta da Lagoa Azul, está fechada pelo IBAMA para visitação há mais de cinco anos, mas dizem que sua beleza é impressionante e imperdível. Quando for, verifique se está aberta.

Lagoa das Araras, lindíssimo para um final de tarde. 

Duto do Quebó, túnel de 200 metros sobre o Rio Quebó. Andamos em uma trilha de 600 metros e depois atravessamos os 200 metros de duto, com água até o joelho, verdadeira aventura!! Repleto de estalactites que brilham como diamantes e morcegos se movimentando!! Um cenáriobeleza de encher os olhos. As trilhas são bastante deficientes em infra estrutura. Mas, é uma experiência emocionante e encantadora... Um passeio imperdível e diferente de todos, dono de uma beleza única, que tira o  fôlego! Uma verdadeira jóia !!!
 
Caverna do Cerquinha, na mesma propriedade do Duto do Quebó, é possível visitar quatro salas dentro da caverna, com enormes salões que chegam a ter três andares de formações calcárias e impressionantes formações de estalagmites e estalactites... Uma das grutas mais lindas que já vimos!!
Leve um calçado apropriado para andar na água e em cima de pedras, tênis pode ser bom mas vai molhar, fomos de havaianas, foi péssimo !! 

Cachoeira da Serra Azul, com 46 metros e uma água cristalina. 

Reino Encantado, nascente Rio Salobra, o único com muitos pontos de ressurgência de água, espetacular para apreciar durante a flutuação. A água é cristalina e repleta de peixes como, Piraputangas, Lambaris, Arraias e Piaus, que nadam bem á vontade entre os turistas. A excelente recepção do Clebinho e sua equipe é um grande diferencial dos outros atrativos. O passeio inclui um delicioso almoço caseiro, servido no fogão á lenha. Passeio imperdível !! 

Rio Triste, para flutuação. É possível flutuar com Dourados, Arraias, Piaus e Piraputangas e o leito do rio tem lindas formações rochosas. É o passeio preferido dos turistas!!

Rio Estivado, flutuação. Balneário, bem próximo de Bom Jardim, ali tem um restaurante que serve peixe, mas é necessário encomendar com algumas horas de antecedência.

Gruta da Paquinha, fechada para visitação.

Caverna São José, quando fomos estava fechada para visitação. 

Como chegar
A melhor opção é voar até Cuiabá (estado do Mato Grosso), depois alugue um carro e vá em direção a Chapada dos Guimarães, depois siga em direção a represa do Manso e depois em direção a Bom Jardim, são 40 km de estrada de terra, mas estão asfaltando. Se tiver dúvidas, ali o melhor é ir perguntando sempre pelo caminho !!
De Cuiabá á Nobres são aproximadamente 130 km.

Hospedagem
Dormimos na Pousada Bom Jardim, hospedagem básica, mas indicamos muito!!! Ficando ali o proprietário, Sr. Isaias providencia tudo, passeios, informações, suporte completíssimo... Além da sua simpatia e disponibilidade, uma qualidade á parte dessa querida pessoa!! Além dessas vantagens, a localização é perfeita para realizar todos os passeios...
Tarifas R$ 120,00, apartamento duplo com café da manhã.
Dúvidas e mais informações, contacte:
Sr. Isaías
Tels. 65.3102.2018 e 65.9989.7968
Rodovia MT 241, Rota da Águas, km 65. Distrito Bom Jardim. 


Comer
Prepare-se é uma vila com poucas opções...
Pizza da Tati e do Sr. Nelson, fazem uma pizza caseira, lanches e porções, muito gostosas, e se pedir com antecedência pode providenciar outros pratos ou um almoço caseiro. Fica na rua principal.
Sorvete caseiro, na rua principal uma Senhora faz sorvete caseiro muito gostoso, experimente o de abacaxi.

Dicas
Em Bom Jardim tem dois postos de combustível, mas saia com o tanque cheio, na estrada tem pouquíssimos postos.
Leve repelente, protetor solar, chapéu e roupa de banho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...