23 junho, 2010

Transpantaneira, uma aventura pelo Pantanal Matogrossense

 
Depois de percorrer a Estrada Parque na primeira etapa da nossa Expedição Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, fomos até Poconé, para fazermos o percurso completo da Transpantaneira...         
A Rodovia Transpantaneira liga Poconé a lugar nenhum, por incrível que pareça nunca foi concluída... A Transpantaneira foi idealizada, na década de 70, para ligar Poconé, no Mato Grosso, á Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Até hoje só foi completado um terço das obras do projeto inicial e pararam no Rio Cuiabá, no Porto Jofre, onde não existe mais do que um hotel de pesca, porque esse é um destino para pescadores...                  
De qualquer maneira não deixa de ser um destino surpreendente... São 143 quilômetros de estrada de terra, e nela existem 126 pontes de madeira para atravessar, com partes quebradas, tábuas soltas se levantavam quando passávamos e tínhamos que analisar onde encaixar os pneus.
A Transpantaneira corta uma boa parte do lado norte do Pantanal Mato Grossense, um verdadeiro mergulho no interior desta região riquíssima em natureza. Assim como a Estrada Parque, em Corumbá, a Transpantaneira permite uma grande aproximação com a vida selvagem. Capivaras, aves das mais diferentes espécies e cores, cervos e cobras como a Sucuri podem ser vistos com facilidade, ah!! Os jacarés então fazem um verdadeiro desfile, são muitos!!
Uma experiência fantástica!!!

Quando ir 
A melhor época para ver bichos mais exóticos como a tão desejada onça pintada segundo os guias são nos meses de agosto, setembro e outubro. Nos fomos no final de abril estava iniciando a época da seca, vimos muitos animais, mas quanto mais seco é possível ver mais porque os bichos se expõem mais em busca de comida. Nós não tivemos problema com atolamentos, mas em época de chuva a estrada fica com muita lama e na cheia que é de novembro á março é quase impossível transitar ali, o Pantanal fica alagado por completo!!

Como ir  
O melhor é ir até Cuiabá de avião e alugar um carro no aeroporto.
Pegar a estrada BR 070 e depois de aproximadamente 15 km entrar a esquerda na MT 060 é ir até Poconé, entrar na cidade e logo depois seguir direção na Transpantaneira. São 114 km. Se tiver dúvidas pergunte no percurso.
Programe para estar na Transpantaneira no pôr-do-sol é lindo e os bichos aparacem !! 
Cuidado, na Transpantaneira, tem um loucos em alta velocidade !!
Ir de ônibus é quase impossível.

Hospedagem  
O ideal é dormir na Transpantaneira, dormir e acordar com os bichos!! Dormimos na Pousada Rio Claro, e super indicamos ali é possível realizar todos os passeios, com uma excelente infra-estrutura!!
Tel. 65.3345.2449, 65.3345.1054 e 65.9982.0796
E-mail: pousada.rioclaro@uol.com.br
MSN: pousadarioclaro@hotmail.com
Skype: pousada_rio_claro

Leia também
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...