Mais que nos proteger contra o desconforto, coceiras e reações alérgicas das picadas, nos proteger dos mosquitos, podem ser a diferença entre a vida e a morte quando falamos dos mosquitos que transmitem a Dengue, Malária, Febre Amarela...e a terrível mosca de areia (a Sand Fly) inseto muito encontrado nas praias do Sudoeste Ásiatico, Austrália e Nova Zelândia.
O que fazer
-Usar repelente é indispensável, mas é importante que eles sejam eficaces, com o princípio ativo adequado, na concentração adequada, sem perfume, aplicando tanto na pele exposta quanto nas roupas.
Muitas vezes os populares, como Alcan, Off, Repelex e outros, que tem apenas entre 6% e 14,5% de concentração de Deet na fórmula, não são suficiente para espantar os mosquitos. E o problema é que esses também contém perfume e pelo que lemos, perfumes atraem insetos.
Tem repelentes que prometem ter proteção prolongada e maior eficácia, por terem alta concentração do princípio ativo.
Exposis Extrême, o único repelente que existe no Brasil com grande concentração do princípio ativo, 25% de Icaridina (KBR 3023-Bayrepe). O Exposis, nos foi indicado pelos médicos infectologistas do Centro de Orientação aos Viajantes do Hospital das Clínicas.
Care Plus, com 50% do princípio ativo, o DEET (N, N-diethylmetatoluamide), produto Holandês, indicado pela expert em Ásia Adriana Setti, do Achados. Mas, possívelmente só será encontrado na Europa!Lógico que por esses produtos serem extremamente fortes e tóxicos, não devem ser usado à toa e também se você for alérgico á eles. Mas tem situações em que precisamos deles para salvar as nossas vidas!!
-Levar um mosquiteiro, e se for com repelente impregnado, melhor!
-Os horários que os mosquitos mais aparecem são ao amanhecer e ao anoitecer.
-E pela nossa experiência, mas nada científico, roupas pretas atraem mais mosquitos!
-E pela nossa experiência, mas nada científico, roupas pretas atraem mais mosquitos!
Dicas
-Se você passar na Europa ou Estados Unidos antes de ir para Ásia, aproveite, que lá é possível encontrar repelentes com alta percentagem de DEET e mosquiteiros, muito mais barato que no Brasil.
Veja também: