A dúvida era... o que vale mais a pena, comprar o bilhete volta ao mundo, RTW ou comprar os bilhetes separadamente com cada companhia aérea?
Com bilhetes avulsos, você ganha flexibilidade e liberdade! Mas depende do seu roteiro, se forem longas distâncias e com foco na Ásia, como é o nosso caso, estudamos e sem dúvidas a passagem volta ao mundo, RTW, é bem melhor e muito mais barato!! Mas vale pesquisar e comparar sempre!!
Para montar a nossa passagem "Volta ao Mundo" foi importante calcular os trechos, as milhas, encaixar as datas… tudo que parece muito simples, é muito complexo e torna-se um desafio, dá um trabalho danado pra entender regras, fazer escolhas, precisa de um bom tempo pra estudar tudo isso, nós ficamos 2 meses montando o roteiro, fazendo escolhas, alterações na reserva, para ter o nosso roteiro pronto.
Como funciona...
A passagem de volta ao mundo é um bilhete oferecido pelas alianças de companhias aéreas, que nos permite rodar o mundo com mais facilidade, custando menos!
Volta ao mundo é caracterizada quando, é dada a volta na terra, cruzando todas as latitudes do planeta. Não existe nenhuma regra de continentes, lugares a serem visitados, nem a obrigatoriedade de ter que parar em todos continentes, é simplesmente dar a volta ao mundo! Então, a direção dos vôos deve ser sempre a mesma ou se voa para leste ou para oeste, cruzando cada oceano apenas uma única vez.
Você monta o roteiro, vai ao site ou por telefone ou em uma agência da cia aérea do primeiro vôo, faz a reserva, antes de emitir, no nosso caso, pensamos, estudamos e várias vezes mudamos o roteiro, com a mesma reserva, até se tornar um roteiro definitivo, como agora está! E então você compra tudo de uma vez só, já fica com todos os bilhetes, independente do vôo ser operado por esta ou aquela cia aérea. O grupo todo funciona como uma coisa só.
Existem três alianças de companhias aéreas que oferecem a venda do bilhete de Volta ao Mundo (RTW), nós pesquisamos muito e escolhemos a Oneworld, por nos oferecer várias vantagens: é mais barato e mais fácil comprar (tivemos assistência para esclarecer nossas dúvidas sempre que precisamos, tanto pessoalmente como por telefone). E preferimos também comprar o bilhete com a American Airlines, por ela voar do Brasil para Tóquio no sentido pacífico e o atendimento foi perfeito, comparando com a Delta e Continental que pertencem as outras alianças!!
Estudamos muito e aqui estão os resultados das nossas pesquisas:
Com bilhetes avulsos, você ganha flexibilidade e liberdade! Mas depende do seu roteiro, se forem longas distâncias e com foco na Ásia, como é o nosso caso, estudamos e sem dúvidas a passagem volta ao mundo, RTW, é bem melhor e muito mais barato!! Mas vale pesquisar e comparar sempre!!
Para montar a nossa passagem "Volta ao Mundo" foi importante calcular os trechos, as milhas, encaixar as datas… tudo que parece muito simples, é muito complexo e torna-se um desafio, dá um trabalho danado pra entender regras, fazer escolhas, precisa de um bom tempo pra estudar tudo isso, nós ficamos 2 meses montando o roteiro, fazendo escolhas, alterações na reserva, para ter o nosso roteiro pronto.
Como funciona...
A passagem de volta ao mundo é um bilhete oferecido pelas alianças de companhias aéreas, que nos permite rodar o mundo com mais facilidade, custando menos!
Volta ao mundo é caracterizada quando, é dada a volta na terra, cruzando todas as latitudes do planeta. Não existe nenhuma regra de continentes, lugares a serem visitados, nem a obrigatoriedade de ter que parar em todos continentes, é simplesmente dar a volta ao mundo! Então, a direção dos vôos deve ser sempre a mesma ou se voa para leste ou para oeste, cruzando cada oceano apenas uma única vez.
Você monta o roteiro, vai ao site ou por telefone ou em uma agência da cia aérea do primeiro vôo, faz a reserva, antes de emitir, no nosso caso, pensamos, estudamos e várias vezes mudamos o roteiro, com a mesma reserva, até se tornar um roteiro definitivo, como agora está! E então você compra tudo de uma vez só, já fica com todos os bilhetes, independente do vôo ser operado por esta ou aquela cia aérea. O grupo todo funciona como uma coisa só.
Existem três alianças de companhias aéreas que oferecem a venda do bilhete de Volta ao Mundo (RTW), nós pesquisamos muito e escolhemos a Oneworld, por nos oferecer várias vantagens: é mais barato e mais fácil comprar (tivemos assistência para esclarecer nossas dúvidas sempre que precisamos, tanto pessoalmente como por telefone). E preferimos também comprar o bilhete com a American Airlines, por ela voar do Brasil para Tóquio no sentido pacífico e o atendimento foi perfeito, comparando com a Delta e Continental que pertencem as outras alianças!!
Estudamos muito e aqui estão os resultados das nossas pesquisas:
No geral, as regras abaixo valem para todas as alianças
- Com o bilhete Volta ao Mundo, você irá voar com várias companhias aéreas, não somente com a que você comprou o seu bilhete, desde que elas pertençam a mesma aliança que você escolheu, no nosso caso Oneworld.
- Quem efetivamente vende e emite os bilhetes é a companhia que você escolheu para voar o primeiro trecho.
- É obrigatório voar sempre na mesma direção e cruzar o Atlântico e o Pacífico uma única vez.
- A viagem tem que começar e terminar no mesmo país.
- A passagem tem validade mínima de 10 dias e máxima de 12 meses.
- Em geral é permitido no máximo 16 paradas, stop over, conexões, escalas e segmentos de vôo contam como parada. Exemplo: São Paulo-Tokio com conexão em Nova York, mesmo que não saírmos do aeroporto, conta como 2 trechos voados. E os trechos não voados (deslocamentos por terra) também contam. Exemplo: Vamos fazer Pequim-Hong Kong por terra ou aéreo, mas por nossa conta, e depois Hong Kong-Delhi com a RTW, o trecho de Pequim-Hong Kong será contado como um trecho. O importante é fazer vôos diretos sempre que possível, porque vôos com escalas e conexões contam como dois trechos ou mais, dependendo do número de paradas.
- Os vôos precisam ter data definida, mas as alterações de data e horário não têm custo (exceto na Skyteam); Somente o primeiro trecho que não pode ser alterado; as alterações de rota custam US$ 125.
- Pode-se escolher entre algumas categorias de bilhetes, de acordo com o número de milhas (29 mil, 34 mil e 39 mil), ou número de continentes que se pretende voar, varia de aliança para aliança, mas em todas as categorias, o número máximo de paradas é o mesmo… no nosso caso escolhemos Oneworld na categoria Explorer com 5 continentes e com número de milhas ilimitado, ficou mais barato do que se tivéssemos comprado a categoria de 39 mil milhas e talvez não conseguiríamos voar para todos os destinos que voaremos.
- O que vai determinar o preço do bilhete é a quantidade de trechos que você irá parar, o número de continentes que você pretende ir e a quantidade de milhas que irá voar. Não necessariamente todos os ítens são considerados por todas as alianças. Então se dedique ao montar o roteiro e entender as regras de cada aliança.
- Você precisa emitir no país de partida.
- O pagamento, é à vista em cartão de crédito.
Oneworld
A que escolhemos...
Aliança com 12 cias aéreas.
Vantagens:
- É possível simular, checar vôos e ter um valor bem próximo no site.
- Permite trocar horário e data sem cobrar multa.
- Pontua os trechos com a Américan Airlines, que foi a companhia que compramos, ou com as outras cias da aliança Oneworld, são 37.300 milhas de pontos.
- Preço: o melhor (aproximadamente 21% mais barato que as outras alianças) a nossa custará USD 4.748 com taxas e impostos ínclusos.
- Não tem limite de milhas! Das 3 alianças, foi onde conseguimos voar mais,Ce isso faz toda a diferença em uma Volta ao Mundo. Faremos efetivamente, 14 paradas. Com a Oneworld, conseguimos fazer as paradas nos destinos que queremos e o mais importante na ordem que queremos.
- Na American Airlines encontramos os funcionários bem mais treinados e atenciosos, do que nas outras cias, das outras alianças, como Tam (StarAlliance) e Delta (Skyteam).
Desvantagens:
- É a aliança que tem menos companhias aéreas e menos pontos de cobertura na Ásia, mas foi possível fazer as escalas e paradas que gostaríamos.
StarAlliance
Aliança com 27 cias aéreas.
Vantagens:
- É a aliança que possue o maior número de companhias aéreas e tem a maior capilaridade.
- É possível simular, checar vôos e o valor dado na simulação do site é muito próximo da cotação na companhia aérea.
- Permite trocar horário e data sem cobrar multa.
- Pontua com a TAM ou com as outras da StarAlliance
Desvantagens:
- Teríamos que fazer Miami e Oceania antes da Ásia e não poderia ser diferente.
- Não poderíamos retornar aos Estados Unidos no final da viagem.
- Viajaríamos menos, a viagem seria mais curta. Fomos obrigado a cortar vários trechos e só conseguimos fazer efetivamente 9 paradas.
- Apesar de ser a aliança com maior cobertura na Ásia, e para nós que iremos concentrar o maior tempo na Ásia seria melhor, as regras dificulta muito o roteiro e no final ficou muito ruim!
Preço: USD 6.000 por pessoa com taxas e impostos
Site: www.staralliance.com/pt
Skyteam
Aliança com 12 cias aéreas.
Vantagens:
- Nenhuma, é a pior!!
Desvantagens:
Muitas...
- Difícil, poucas companhias fazem parte da aliança Skyteam.
- Cotamos com a Delta Airlines, com um atendimento muito a desejar.
- Não tem no site simulador.
- Seria a viagem mais curta das 3 alianças. Tivemos que a diminuir mais ainda as nossas paradas, para 8 e deixaram um trecho em aberto para comprarmos como extra, porque não cobriam.
- Qualquer alteração, mesmo data ou horário que nas outras não são cobrados na Skyteam custa USD 250 por alteração.
- Pontua 18.000 milhas com a Delta.
- Preço: USD 5.648 por pessoa com taxas e impostos.
Site: www.skyteam.com
Importante
- Escolha com cuidado a companhia aérea que for comprar o bilhete, dentro da aliança que você escolher, pois ela que recebeu o pagamento e é ela que será responsável por mudanças ou alterações do bilhete, se é uma companhia pequena, poderá não ter suporte para lhe dar em alguns continentes ou país (exemplo, a Gol é associada a Oneworld, se tivessemos comprado com ela, e tivermos alguns problema ou quiser alterar datas, teremos que falar com a Gol, e ela não vai ter suporte na Ásia e Oceania, então foi também por esse motivo que escolhemos a American Airlines)
- Faça várias simulações, para checar os vôos, pois é possível alterar uma cidade e deixar de fazer escala, tem um mapa interativo onde se pode simular os roteiros, o da Oneworld é esse aqui e da Star Alliance é esse aqui, e legal também ler as de perguntas mais frequentes Oneworld aqui, Star Alliane aqui.
Entretanto, na hora de fechar o roteiro de verdade, a ferramenta interativa pode deixar muito a desejar, indicando vôos diretos onde só há conexões, entre outros erros. Aí, o melhor ligar para a cia aérea que você escolheu para comprar o bilhete, dentro da aliança escolhida e aos poucos ir tirando todas as suas dúvidas, na prática tudo vai clareando!!
Pergunte a atendente se tem algum trecho que você não esta pontuando. Na Oneworld e Star Alliance você consegue simular no site e talvez mudar a cia aérea para uma que pontua.
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