01 julho, 2011

Deqin e Felai Si, Província de Yunnan, China, com o pé quase no Tibet...

No caminho...

Em Felai Si... Templo do budismo tibetano, ao pé do Monte Kawa Karpo

Bandeiras Tibetanas de Orações

Deqin é a cidade fronteira com o Tibet, vizinha de Felai Si que está a 3.800 metros de altitude. Aqui 80% da população é Tibetana, dá para sentir uma China mais rústica e com muita influência Tibetana. Mas prepare-se é frio!!
Como chegar
Tem apenas 3 horários de ônibus pela manhã:
De Shangri-la para Deqin fomos ás 9h20 e de Deqin para Shangri-la tem ás 8h00, 9h00 e 11h00. Os ônibus estão sempre lotados, por isso compre a passagem pelo menos 1 dia antes. Custou ¥53 cada perna.
O ônibus demorou 9 horas para andar 185km. A viagem não foi nada fácil, o ônibus era muito desconfortável, os chineses fumavam, cuspiam e jogavam lixo no chão do ônibus. A maior parte da estrada é na montanha, com curvas arrepiantes e está em construção e ás vezes despencam pedras na estrada. Ah! Um pequeno detalhe, o motorista ultrapassava e fumava e falava no celular ao mesmo tempo!! Ufa, escapamos dessa!! A viagem pode durar até 20 horas, dizem que quando a estrada estiver pronta demorara apenas 3 horas! Mas, quando chegamos em Felai Si, toda esse perrengue se justificou, com tanta beleza.
Dica: Vá na janela do ônibus, apesar de tudo, a paisagem é linda!
Chegando lá...
Chegando em Deqin não durma lá, o espetáculo esta em Felai Si!!
A cidade de Deqin é horrorosa. Pegue uma van, tem uma oferta enorme em frente a estação de ônibus, em 30 minutos e com ¥30 para 2, você estará em Felai Si, uma vila pequena, mas uma vista incrível para as montanhas.
Quando ir
A melhor época é de Maio à Setembro. A partir do meio de Outubro ao final de Abril, a neve pode fechar a rodovia!!!
Essencial
- Durma com vista para o Monte Kawa Karpo com 6.740 metros de altitude, é o melhor do passeio e a razão da nossa ida até lá!
- Acorde às 6h30 da manhã para ver o sol nascer. O nosso hotel tinha uma vista perfeita, de frente para o monte, acordamos vimos pela janela e voltamos a dormir!
- A melhor vista das montanhas esta na rua principal ( estrada) ao lado direito do templo;
- Pegue um táxi e vá ao Mingyong Glacier, são 40 km de Felai Si e chegando lá são mais 7 de caminhada de ida e 7 km de volta! Mas vá reparado é frio e alto. Se for é bom tazer um tubo de oxigênio de Shangri-la (¥20). Nós não fomos, estava muito frio e imagine, já era Maio!!
- Visitar o Felai Templo, custa ¥60;
- Atrás da cidade tem um morro de frente para as montanhas com uma super vista;
Trekkings…
Pegue uma van que vai te levar até Xidang, onde começa uma  trilha até o vilarejo de Yubeng. A trilha de 5 horas até Yubeng não é nada fácil, subida de 2.200 metros até um pico de 3.700 metros, são mais de três horas de subida, para depois descer até a vila. Existe a opção de você fazer a trilha de mula. Em Yubeng as pousadas são super simples!
Há três opções de tekking de um dia, a partir da vila de Yubeng:
- Mystic Water Fall, e cruzar com os Tibetanos que vão lá fazer oferendas e se banhar, mas são 5 horas de trilha (ida e volta) com muita subida na ida;
- Tem uma trilha até o Ice Lake, super puxada;
- Base Camp;
Para sair de Yubeng não tem jeito, tem que andar ou pegar uma mula até Xidang e de lá, pegar uma van até Deqin ou Shangri-la.
Infelismente, não fomos a vila de Yubeng, mas conhecemos quem foi e dissem ser imperdível!!
Dormir
Ficamos no Ming Zhu Hotel (o grande problema é que todos os letreiros e placas do hotel estão em Chinês, tinha uma vista fantástica para cadeia de montanhas, inclusive para Kawa Karpo. Mas não falavam Inglês.
Atrás desse Hotel tem o  Feeling Village Youth Hostel, Simples e sem vista mas falavam inglês, fomos até lá pedir umas dicas do que fazer!
Tem outros hotéis com as melhores vistas na rua principal (estrada), sem nenhuma casa na frente, vários jornalistas e fotógrafos dormem ali. Quanto mais alto o quarto melhor! Como a vila de Felai Si é muito pequena, quando chegar, tenha calma, (é difícil, nós chegamos acabados e loucos por uma cama) se esforce e escolha dormir no melhor lugar para assistir o espetáculo das montanhas!
Dicas
- Dormimos duas noites, tendo apenas um dia inteiro, foi o suficiente para ver as montanhas, mas se você fizer trekkings, precisará de mais dias;
- Leve coisas para comer durante a viagem (bolachas, chocolate, frutas, yorgurt, cup nodles, água) ela pode durar 8 ou 20 horas e na estrada só encontramos comidas com processo estilo chinês, não conseguimos comer! E chegando lá não é fácil conseguir comer nos restaurantes, mas é fácil comprar frutas e cup nodles em Deqin...e em toda pousada ou hotel tem água quente!
- Há varias opções de trekking por lá, mas esteje bem preparado para caminha a 4.000 metros de altitude e com baixas temperaturas;
- O ideal é ficar em um hotel com vista e que tenha funcionários que falam inglês para poder conseguir comprar passeios ou trekkings, mas acredite é muito difícil encontrar essas duas características juntas, no mesmo lugar, mas tente!!
- Para sair de Felai Si e Deqin, não tem jeito tem que voltar para Shangri-la que tem aeroporto e é uma boa opção para sair da região.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...