22 setembro, 2011

Phnom Penh, a capital do Cambodia

Ahhh, os monges, sempre cruzando o nosso caminho!!!
Imperial Palace
Central Market
Um abacaxi inteiro, fatiado e docinho por U$0,50, ao lado do Central Market

Com 1,5 milhão de habitantes, avenidas largas, aqui em Phnom Penh, dá para perceber claramente o país sendo reconstruído e desenvolvendo em ritmo acelerado. Foi aqui também que sentimos a alma do Cambodia, a simpatia e a vontade de crescer dos Cambojanos.
Nos lembrou um pouco a Tailândia quando estivemos lá pela primeira vez em 96.
Se Phnom Penh estiver no seu caminho, vale parar pelo menos por um dia inteiro, ficamos dois dias e gostamos muito, tivemos uma agradável surpresa com esta cidade!!

Um pouquinho da história local...
Entre 1975 e 1979, o Cambodia, foi governado pelo grupo local chamado Khmer Vermelho, o Khmer Rouge, que estabeleceu um verdadeiro regime de terror no país e por 5 anos, foi responsável pelo genocídio de por volta de 1 e 3 milhões de pessoas, isso significava na época cerca de 30% da população.
Quando Pol Pot, o líder do Khmer Vermelho tomou o poder, o dinheiro foi abolido, as cidades foram evacuadas e as pessoas que tinham mais conhecimento ou educação foram executadas, o restante da população foi obrigada ir para a zona rural e a cidade virou praticamente uma cidade fantasma, com apenas 40 mil habitantes e ele chamou o ano de 1975 de ano “Zero”, determinou que nada existia dali para trás.

Se quiser entender a história...
Visite
- S-21, Museu Tuel Slang, o Museu do Genocídio
Ali era uma escola antes de ser transforma no quartel-general do Khmer Vermelho. É uma visita chocante, mostra tudo. Você pode visitar os quartos e as camas de ferro e outros instrumentos usados para a tortura e ainda ver fotos de prisioneiros expostas nas paredes.
Custa U$2,50 para ir de tuk tuk.

- Campo de concentração, os killing fields Choeung Ek
Esse é apenas um dos lugares onde Pol Pot, levava os prisioneiros da S-21. É outra visita impactante. Está a 15km de Phnom Penh. Vá de tuk tuk, custa U$10 ida e volta. 

Outros atrativos
- Royal Palace e Silver Pagoda, é uma cópia do Palácio Real de Bangkok, só que menor. A entrada custa U$3 + U$2 para câmera. É aberto das 7h30 ás 11h00 e das 14h00 das 17h00.

- Museu Nacional

Dormir
O melhor é se hospedar, próximo a avenida Sisowath Quay (lado do rio Mekong) e ao templo Wat Phnom, ali na região não faltam ofertas de guest houses e hotéis. A região é cheia de restaurantes e pronta para o turismo. Nós chegamos sem reserva e foi fácil, mas chegue com o endereço de algum que pesquisou e gostou.

- Ficamos na Me Mates Place, perto da avenida principal, bem arrumadinha e muito confortável. Diárias a partir U$18, com A/C, água quente, frigo bar, televisão e Wi-Fi. Estão no Hostelworld, mas conseguimos um preço melhor no Balcão, lá na hora.

Comer
- The Blue Pumpkim, ótima opção na cidade e ainda com Wi-Fi grátis.
Nossas sugestões: Shake de manga com coco (U$2), quiche de queijo com presunto (U$2,50) e amok fish ravioli (U$4,50). Também tem bons hamburgers e café da manhã. Tudo ali é muito bom! Na avenida Sisowath Quay. Funciona das 6h00 ás 23h00.

- KWest, está em uma esquina na avenida Sisowath Quay, ao lado do Templo Wat Onalom. É ótimo!

* Veja outras sugestões de restaurantes aqui no TripAdvisor.

Compras...
- Central Market, tem de tudo, especialmente umas carteiras de seda super charmosas, que você encontrará só no Cambodia, por U$3. Pechinche, tudo ali, sempre sai pela metade do preço inicial!
Dicas:
Nas ruas laterais do Central Market, tem vários achados, barracas com roupas legais pela pechincha de U$5. Se você gosta de garimpar como nós, vale um passada lá.
Ali ao lado também tem o Sorya Shopping Center. O shopping não é nada demais, mas a dica é: no térreo tem um ótimo supermercado, onde você encontrará de tudo, até queijos President! Está a um quarteirão do Central Market.

- Nigth Market, funciona só as Sextas, Sábados e Domingos, das 17h00 ás 23h00. Fica ao lado da avenida do rio, no meio das guest houses.

- Russian Market, ali vende de tudo e mais um pouco, é um dos melhores mercados da cidade, ali algumas coisas são mais baratos do que no mercado Central.
É um pouquinho afastado do centro. Custa U$3 para ir de tuk tuk. 
Abre das 6h30 às 17h30

- Orussey Market, é mais um mercado, cuidado para não confundir ele com o Russian Market.

Um overview da cidade, em um passeio noturno de tuk tuk!
O nosso roteiro...
Pegue um tuk tuk a noite e dê uma volta pela cidade. Vá pela avenida que margeia o rio, passando pelo Royal Palace, Independence Monument, depois passe na super agitada 51 street, depois pelo Central Market e volte passando no Wat Phnom. É muito bom ver a cidade calma de trânsito, mas pulsante e moderna. O legal é que dá para perceber que não é só um pedacinho da cidade para turista ver, que esta arrumada e bonita, fora desse circuto turístico também esta muito bem cuidada e gostosa! O tuk tuk nos cobrou por esse tour U$7.

De onde viemos...
De Siem Reap, foram 6 horas de viagem de ônibus, com ar condicionado, bem confortável, entrada asfaltada e muito boa, no ônibus só tinham estrangeiros e a viagem foi super tranquila. A passagem custa U$ 6,00 e compramos no hotel em Siem Reap, todos os hotéis vendem. Recomendamos.

Para onde vamos...
Para Ho Chi Min, a antiga Saigon, no Vietnã. São 6 horas de ônibus e custa U$8,00. Não tivemos nenhum problema para atravessar a fronteira por terra entre Cambodia e Vietnã e já tínhamos o visto. O visto para o Vietnã, tem que ser pego antes, pelo caminho ou se for no Brasil enviar os documentos para Brasilia, não tem visto na chegada (visa on arrival). 


Onde comprar passagens para seguir viagem de ônibus, partindo de Phnom Penh
Tem várias agências na rua 106 e na Sisowath Quay (avenida que margeia o rio).
Compramos nossa passagem de Phnom Penh para Ho chi min com na agência  CTT Net Travel & Tours, na 223Eo, Sisowat Quay. Email: ctt_travel@online.com.kh, eles tem escritório também em Siem Reap.
Eles e várias outras agências na Sisowat Quay, fazem o visto para o Vietnã. Custa: visto para 15 dias = U$35, visto para 30 dias = U$37, ficando pronto em 2 dias ou U$42 para pegar o visto no mesmo dia.
Nós fizemos o nosso no consulado na Tailândia e nos custou muito mais, pagamos U$59, pelo visto de 1 entrada, para 30 dias, para ficar pronto em 2 dias e no Brasil custa U$68, para visto de 1 entrada, para 30 dias e ainda você tem que mandar seus documentos para Brasília (embavina@yahoo.com). Se você passar pelo Cambodia antes, pegue o seu visto do Vietnã por aqui é muito melhor!

Dicas
- Um tuk tuk, para passear com você o dia todo, custa U$20.
- A cidade está bem arrumada e é gostoso passear à toa pela avenida Sisowath Quay que margeia o rio Mekong, ali é cheio de restaurantes bacanas, guest houses, agências turísticas e lojinhas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...