15 setembro, 2011

Quer ir de ônibus de Bangkok para Siem Reap, no Cambodia? Saiba como...

É fato e comum, ser um pesadelo ir de ônibus de Bangkok para Siem Reap, no Cambodia. Mas é possível ter uma viagem tranquila, se souber se livrar dos golpes que tem pelo caminho e é fácil, basta saber o que acontece, para evitá-los. Vivemos e repassamos...

5 maneiras de ir de ônibus de Bangkok para Siem Riep

1) De minibus até a fronteira + ônibus depois da fronteira até Siem Reap, comprando em agências.
Tempo de viagem: 9 horas
Quanto custa: Entre 400 ฿/ U$12,30 e 500 ฿/ U$16,60.
Desvantagem: Os ônibus depois da fronteira demoram a chegar, propositalmente, para chegarem tarde em Siem Reap. Chegando lá param na estação e os tuk tuk te levam para hotéis em que eles ganham comissão, você está cansado e aceita o hotel que ele te oferece. Isso acontece sempre!
Vantagem: Só a de pagar mais barato, mas o perrengue de uma viagem longa e o stress não compensa.

2) De minibus até a fronteira + táxi para 4 pessoas depois da fronteira até Siem Reap, comprando em agências.
Tempo de viagem: 6 horas de viagem
Quanto custa: 800 ฿/ U$26,55
Desvantagem: O preço, custa mais caro do que se você fizer a mesma coisa sozinho, por sua conta.
Vantagem: Você chega mais rápido, a viagem não é tão cansativa e não passa o stress de ficar horas “extras” no ônibus sem necessidade, que demora para chegar e não precisa ficar negociando com o táxi na fronteira, a agência cuida de tudo.

3) De minibus até a fronteira + visto incluso no preço + táxi para 4 pessoas depois da fronteira até Siem Reap, comprando em agências.
Tempo de viagem: 6 horas de viagem
Quanto custa: 1.800 ฿/ U$59,75
Desvantagem: O preço. Custa mais caro do que se você fizer a mesma coisa sozinho, por sua conta.
Vantagem: Você já pagou tudo e pronto, não precisa se preocupar com nada e ainda não vai ficar pensando que tem uma máfia por trás de tudo.

O que fizemos...
4) Compre somente o minibus até a fronteira e depois faça o visto e pegue táxi até Siem Reap por sua conta.
Como funciona: Chegando em Aranya Prathet, a cidade fronteira o minibus para um pouco antes da fronteira, em uma “agência” parceira deles, você desce, uns moços da agência tentam te convencer a fazer o visto com eles, pagando mais caro (U$30 a U$40), mas não aceite, agradeça, diz que já tem o visto, para não causar stress e siga com sua mala caminhando por menos de 10 minutos até a fronteira, passe a fronteira da Tailândia, siga para a fronteira do Camboja, pegue o visto facilmente (U$20 + 100 ฿ + 1 foto 3X4), saia da sala do visto, ande alguns passos, preencha um formulário de entrada no Cambodia que vão te dar, pegue o carimbo no passaporte e saía da imigração. Ande mais um pouquinho, siga o fluxo dos turistas e pegue um ônibus gratuito que te leva para a estação de ônibus. Lá tem um guichê que vende a passagem de ônibus (U$9) ou táxi (U$12) para Siem Reap. Quando negociar o táxi, fale que está caro e faça que vai buscar outro táxi, fora da estação. Mesmo que ele fale que os táxis lá fora não são seguros, seja firme na proposta e então ele sempre abaixa. Nós pagamos U$10 por pessoa, para um táxi para 4 pessoas, sem nenhuma dificuldade e nem muita barganha. Pronto, foi tudo muito fácil, muito mais do que imaginávamos.
Dicas:
- Neste meio do caminho, entre a saída da imigração da Tailândia e a entrada no Cambodia, dá a impressão que você não irá encontrar a imigração do Cambodia, tamanha quantidade de gente, hotéis e cassinos neste meio. Mas não se preocupe, depois da saída da Tailândia é só continuar andando um pouco, por volta de 200 metros e você chegará à sala de visto para o Cambodia, está ao seu lado direito.
- Prefira ir de Táxi.
Tempo de viagem: 4 horas de viagem até a fronteira + 2 horas de viagem de táxi ou 5 horas se escolher ir de ônibus.
Quanto custa: 300 ฿/ U$10 até a fronteira + U$10 do táxi ou U$9 do ônibus.
Desvantagem: Você tem que cuidar de tudo depois da fronteira e o visto na fronteira.
Vantagem: Você fica independente. Nós fizemos essa escolha e foi ótimo, tudo muito fácil e rápido, não nos cansamos muito e chegamos cedo em Siem Reap.

* Onde comprar as opções de transportes acima: Nas agências de Bangkok. Na Kaosan Road, tem várias agências, com preços melhores do que as agências dos hotéis. Sempre pedem mais do que o valor real, então pechinche!

5) Ir de trem até Aranya Prathet (cidade fronteira, na Tailândia)
Como funciona: Chegando em Aranya Prathet, pegue um tuk tuk até a fronteira, saia da Tailândia e depois siga o mesmo caminho do item 4.
Onde pegar o trem em Bangkok: Na estação Thonburi Railway Station. Dá para chegar lá de tuk tuk se você estiver na região da Kaosan Road ou de barco, parando no ponto Tha Rodfai.
Onde Comprar: Na própria estação, na hora mesmo.
Tempo de viagem: 6 horas de viagem de trem até a fronteira + 2 horas de viagem de táxi ou 5 horas de ônibus.
Quanto custa: 50 ฿/ U$1,70 de tuk tuk até a estação de trem, se você estiver na região da Kaosan Road + bilhete de trem até a fronteira, 222 ฿/ U$7 para 1º classe, 111 ฿/ U$3,70 para 2º classe e 48 ฿/ U$1,60 para 3º classe + 70 ฿, do tuk tuk da estação de trem até a fronteira + U$10 de táxi ou U$9 de ônibus até Siem Reap.
Desvantagem: Você tem que fazer tudo sozinho e a viagem de trem são 2 horas mais longas.
Vantagens: O trem é muito mais confortável do que o minibus, é a maneira mais barato de ir para Siem Reap e você fica totalmente independente para fazer tudo do seu jeito e no seu tempo. Depois pegando um táxi, chega rapidinho em Siem Reap.
Dica: O motorista do tuk tuk, por várias vezes vai tentar te levar até as agências que fazem visto, não acredite nele, diga que não e seja firme dizendo que quer ir para a fronteira!

As melhores opções em nossa opinião...
- Se você quer economizar, mas viajar tranquilo escolha a opção 4 ou 5, indo de táxi.
- Se você não quiser se preocupar com nada e não se importar de pagar um pouco mais, escolha a opção 3, que ainda será muito mais barato que ir de avião.
Comparando os valores: De minibus + visto + táxi = U$59,75, contra U$263 + U$20 do visto no aeroporto = U$283.

O que é bom saber se você quiser fazer tudo sozinho
- Não acredite nas agências que tem pelo caminho, até a imigração e não de ouvido para o que os vendedores de visto falam. O departamento de visto oficial da imigração do Cambodia, fica só depois que você passar pela imigração, sair da Tailândia e entrar na área do Cambodia. Todas as placas que anunciam fazerem vistos antes da imigração da Tailândia não é oficial, são agências! É tudo sinalizado, é tranquilo, não tem problema algum, só tem que estar atento e esperto sempre.
- Nesse trajeto manjado entre Bangkok e Siem Riep, podemos dizer que existem verdadeiros “profissionais do turismo”, nada acontece à toa, tudo é programado para levar o seu dinheiro! Para fugir dos golpes, basta ficar esperto, mas muito esperto, senão a hora que você vê, sem perceber, já caiu no golpe, já preencheu o primeiro formulário que te deram pagando o dobro pelo visto ou já está hospedado em um hotel que escolheram para você, pagando mais e dando comissão a eles. Eles são lisos e é inacreditável como sabem fazer bem feito, sem agredir, sendo “gentis” e delicados”. Aplicam o golpe perfeitamente e é ai que você tem que estar ligado em tudo, sem poder distrair! Não acredite neles, inventam e mentem com a maior naturalidade, principalmente os cambojanos, para te levar para os hotéis.
- Chegue em Siem Reap, com a reserva de hotel, ou pelo menos tenha em mãos o nome e endereço de algum hotel que pesquisou e gostou e fale para o motorista do tuk tuk, que tem reserva e já pagou. Eles dizem que o hotel é longe, fora do centro, que as informações que o hotel oferece na internet sobre a localização está errada e tudo que você nem imagina para fazer você desistir do seu hotel, por isso fale que já pagou e pronto. Nunca acredite no que eles dizem, eles tem todo um jeitinho e se bobear, te convence facinho, facinho.
- Mesmo que vier de táxi, você não estará livre do golpe do hotel. Aqui vai um história que aconteceu: Fomos de táxi da fronteira até Siem Reap e dividimos o táxi com um casal Inglês/Coreana. Chegando em Siem Reap o táxi foi virando em uma rua e quando demos conta ninguém tinha dado o endereço do hotel ao motorista e ele já foi parando em um lugar, o motorista desceu do táxi, não disse uma palavra e logo chegou um moço e disse: - Daqui o tuk tuk levará vocês de graça ao hotel. E já foi falando ao casal Inglês que o hotel deles era longe, blá, blá, blá, e nós falamos que o nosso era no centro e ficamos firme, o inglês falou que queria ir com a gente, e o moço colocou cada casal em um tuk tuk, além do motorista veio um acompanhante cambojano junto, o nosso tuk tuk foi saindo na frente, falamos que era para ele esperar o Inglês e o nosso motorista dispersou do outro tuk tuk que estava o Inglês, disse que iria abastecer e que depois iria para o nosso hotel e ainda o cambojano disse: - Vocês não acreditam em mim, logo logo o inglês estará aqui no hotel. Nunca mais vimos o inglês. Como eles não levariam comissão no nosso hotel, fizeram de tudo para levar do hotel do inglês, já que eles perceberam que estava mais fácil de convencer ele.
Esse povo é louco por dinheiro e tem todo um jeitinho que faz você acabar acreditando que são coitados!
- Nos fizemos o nosso visto no consulado do Camboja em Bangkok, mas não tem necessidade, pelo que vimos na fronteira, estava super tranquilo as pessoas pegaram rapidinho e nem tinha fila!
- O melhor é ir da fronteira até Siem Reap de Táxi.
- O único problema neste trajeto são eles quererem levar um pouco mais do seu dinheiro. Mas do resto não existe perigo algum, não tivemos medo e nem nos sentimos ameaçados em momento algum.

Consulado do Cambodia em Bangkok
Endereço
: n 185 Rajddamri Road Lumpini Patumwan, Bangkok 10330.
Como chegar: desça na estação do metrô Huai Khwang, na saída para Pracharat Bamphen Road, na exit 1. Chegando lá fora, pegue na rua ao seu lado esquerdo e para a direção no sentido esquerdo, táxi, tuk tuk ou camionete coletiva vermelha (pergunte se ela vai pra lá). São um 20 minutos dali de carro.
Horário de funcionamento: das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, de Segunda à Sexta.
Quanto custa: U$25 para ficar pronto em 20 minutos e U$20 + 100
฿ = U$23 para ficar pronto em 3 dias úteis.
O que precisa levar:1 foto 3X4 e 1 cópia do passaporte.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...